Arqueologia

8 semestres

Tipo:

Bacharelado

Área:

Ciências Humanas

O curso de Arqueologia Bacharelado da Universidade Metropolitana de Santos é o primeiro curso do Estado de São Paulo nesta modalidade e vem de encontro a uma demanda por profissionais que se dediquem à pesquisa, guarda e conservação do patrimônio arqueológico nacional. O curso oferece em sua matriz curricular disciplinas de Geografia e História com o propósito de oferecer uma formação multidisciplinar, mais completa, para o futuro profissional da área. Pretende formar profissionais arqueólogos capazes de articular o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com as atividades de pesquisa de campo e de laboratório em sua prática diária.
O curso tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar em ensino e pesquisa na área acadêmica e no mercado de trabalho, prestando consultoria e assessoria a empresas e órgãos públicos na execução de prospecções e pesquisas arqueológicas em áreas onde estão previstas obras de grande impacto para o meio ambiente e aos sítios arqueológicos nelas existentes, como abertura de estradas, anéis viários, grandes construções. O arqueólogo deve estar preparado para atuar como profissional liberal em empresas privadas que elaboram e executam projetos que envolvem a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural e natural.
O corpo docente do curso é constituído por Doutores e Mestres experientes na prática de ensino e pesquisa e titulados por renomadas instituições de ensino.

Perfil do curso


Formar profissionais capacitados a atuar com responsabilidade e ética em Instituições de ensino superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, órgãos públicos e privados relacionados à preservação e gerenciamento do patrimônio histórico-cultural, museus, curadoria de acervos arqueológicos e documentais, empresas de arqueologia, consultoria.


Informações do Curso


Especificidade: bacharelado
Duração: 8 semestres
Coordenador: Prof. Ms. Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira
Ato legal: Resolução CONSUN 12/2015

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

  • 7 º semestre

  • 8 º semestre

-Introdução à Antropologia Cultural
-Elementos de Cartografia
-História da Arqueologia
-Leitura e Produção de Texto
-Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
-Atividade Complementar I

-Pré-História Brasileira
-Arte Rupestre
-Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais
-História e Linguagens
-Arqueologia e História da África
-Atividade Complementar II

-Arqueologia Brasileira
-Estudos Iconográficos
-Arqueologia Americana
-Arqueologia e cultura afro-brasileira
-Cartografia Temática
-Atividade Complementar III

-Geomorfologia
-Arqueologia histórica e arqueologia publica
-Metodologia cientifica
-Estudos da Cultura Material
-Arqueologia e Culturas indígenas
-Atividade Complementar IV

-Normas de Segurança em Campo
-Normas de Preservação do Patrimônio Arqueológico
-Metodologia do Registro Arqueológico
-Optativa I
-Prática de Campo I
-Atividade Complementar V

-Legislação Ambiental
-Metodologia do resgate arqueológico
-Técnica de elaboração de relatório
-Princípios de Fotografia Cientifica
-Optativa II
-Atividade Complementar VI
-Pratica de Campo II

-Educação Patrimonial
-Arqueologia e Gestão
-Ética Profissional e Legislação
-Arqueologia Preventiva
-Trabalho de conclusão de Curso I

-Arqueologia Forense
-Arqueologia Urbana
-Arqueologia Industrial
-Trabalho de Conclusão de Curso II

Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira

Professora Mestre | Coordenador(a)

Mestre (bolsa CAPES) em História Social (1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel Licenciada em História (1973) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Historiadora do Patrimônio Histórico de São Paulo de 1978 a 2004. Coordenadora do curso de Arqueologia (bacharelado) e docente da Universidade Metropolitana de Santos. Possui experiencia na área de Patrimônio Histórico e Cultural, experiência docente no ensino superior (História) e Ensino a Distância (EAD) Atua principalmente nos seguintes temas: História e Memória, Cidade, Politicas Públicas de Preservação, História do Brasil.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1983), graduação em Historia pela Universidade Católica de Santos (1994) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor no curso de História da Universidade Católica de Santos, ministrando Historia do Brasil, Historia da Arte e Historia Antiga. Professor titular da Universidade Metropolitana de Santos EAD e professor da Universidade Metropolitana de Santos - presencial, ministrando aulas de Historia do Brasil, Historia e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Introdução aos Estudos Históricos. Coordenador de área do PIBID, pela Universidade Católica de Santos. Professor orientador de trabalhos de Conclusão de Curso nas duas universidades em que atua como professor de História.

E-mail: ouvidoria@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade