Geografia

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Sociais

Perfil do curso


O Curso de Licenciatura em Geografia está voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base de formação.
Ser geógrafo
Atuar de maneira ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais e culturais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade.
Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico; compreensão e domínio dos métodos e técnicas aplicados ao ensino de Geografia.
O curso tem como objetivo:
- Capacitar o egresso em termos de habilidades individuais, técnicas e conceituais, proporcionando-lhe o pleno desenvolvimento como ser humano e como cidadão;
- Desenvolver, durante o decorrer do curso, a prática da pesquisa na área da Geografia e sua devida inserção no processo ensino-aprendizagem da Educação Básica;
- Habilitar o licenciando em Geografia para a atuação nos níveis Fundamental e Médio, respeitando o proposto nos novos caminhos para a Educação inter-relacionando pesquisa e ensino.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profa. Dra. Regina Helena Tunes
Ato legal: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento: Portaria 286 de 21/12/2012 publicado em 27/12/2012.

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Sociologia da Educação
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Realidade Brasileira
-Formação da Ciência Geográfica
-Elementos de Cartografia
-Leitura e Produção de Texto

-Psicologia da Educação
-História e Filosofia da Educação
-Língua Brasileira de Sinais
-Teoria da Região e Regionalização
-Climatologia
-Geografia Econômica

-Didática
-Política e Organização da Educação Básica
-Geomorfologia
-Cartografia Temática
-Geografia Agrária
-Geografia Regional do Brasil
-Atividades Complementares

-Avaliação Educacional
-Metodologia e Prática de Ensino de Geografia I
-Hidrografia
-Geografia Urbana
-Geografia Industrial
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

-Metodologia e Prática de Ensino de Geografia II
-Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais
-Geografia Econômica II
-Geografia Regional da América Latina
-Produção de Material Didático em Geografia
-Trabalho de Conclusão de Curso I
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

-Geografia do Turismo
-Geopolítica
-Regionalização do Espaço Mundial
-Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
-Biogeografia
-Trabalho de Conclusão de Curso II
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

Regina Helena Tunes

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1999). Mestre (2004) e Doutora (2015) em Geografia Humana pela USP. Professora Adjunta da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Pesquisadora associada ao Laboratório de Geografia Regional (LERGEO) da USP. Tem experiência em pesquisa em Geografia, especialmente nas áreas de Geografia Econômica e Geografia Regional.

Andrei Cornetta

Professor Doutor

Andrei Cornetta possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutorando em Geografia Humana pela mesma universidade. Foi professor em instituições públicas e privadas dos ensinos superior e básico. Atuou recentemente como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em projeto de pesquisa na Amazônia. Possui experiência em Ciências Humanas, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica, Política, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Geográfico Desigual.

Possui doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Geografia pela USP (2003). É Bacharel em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994). Possui licenciatura em Geografia pela Faculdade de Educação da USP (1996). Possui experiência em Planejamento Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental, tendo trabalhado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, no Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental - DAIA e na Coordenadoria de Planejamento Ambiental - CPLA. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe (2008-2012), atuando como professor adjunto no Departamento de Geografia no Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana. Atualmente atua nas instituições de Ensino Superior Universidade de Sorocaba e Unimes, no curso de Licenciatura em Geografia. Linhas de trabalho e pesquisa: Sociedade e Meio Ambiente, Planejamento ambiental, Recursos hídricos, Políticas públicas de saneamento, Privatização de serviços essenciais e repercussões no espaço social, Produção urbana, Avaliação de impacto ambiental e Análise Regional.

Eduardo Castro

Professor Mestre

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2003), graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, e na Área Ambiental, atuando principalmente em cursos de Graduação em Geografia, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Erika Megumy Tsukada

Professora Mestre

Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1998), licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998). Mestre em Geografia, pelo Departamento de Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006). Atua no setor de planejamento ambiental e geoprocessamento. Bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2014).

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1992), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação (1994), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora contratada em jornada parcial da Universidade Metropolitana de Santos, horista do Centro Universitário da FEI. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente na formação de professores e nos seguintes temas: ensino de língua e de literatura, formação de leitores e literaturas africanas de língua portuguesa, tradução.

Juliana Janaina Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Doutorado, em andamento, em Filosofia (Unicamp). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (2008), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2013). Atualmente é professora estável - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; coordenadora do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Metropolitana de Santos (EAD) e professora dos cursos de Licenciatura presenciais da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Educação a Distância.

Possui graduação em GEOGRAFIA BACHARELADO - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1985), graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP (1985) e mestrado em GEOGRAFIA FÍSICA - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1993). Atualmente é professora mestre em ensino a distância no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Metropolitana de Santos, lecionando Metodologia e Prática de Ensino em Geografia, Climatologia e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Professora mestre em curso de especialização do Centro Universitário Fundação Santo André, professor titular do Centro Universitário Fundação Santo André como professora mestre no curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino, ensino de geografia, sociedade e natureza e qualidade ambiental urbana.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor especialista da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Doutora em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro), Mestre em Geografia Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) , Licenciada (1996) e Bacharel (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMES). Possui experiência docente no ensino superior (Geografia, Pedagogia e Turismo),Ensino a Distância (EAD) e na Educação Básica. Exerce supervisão de estágios na Licenciaturas de Geografia (UNIMES) e no bacharelado em Relações Internacionais (UNISANTOS). Atua com pesquisa nas seguintes temáticas relacionadas à Geografia: ensino, percepção e cognição do meio ambiente e turismo.

Simone Rezende da Silva

Professora Doutora

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo (PNPD-CNPq/ CAPES) Coordenadora do Grupo de pesquisa "Populações tradicionais e Unidades de Conservação" do NUPAUB/USP (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras da Universidade de São Paulo). Possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2004). Doutorado em Geografia Física pela mesma instituição (2008). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Biogeografia. Atua principalmente nos seguintes temas:planejamento ambiental, florestas tropicais, Unidades de Conservação, Populações tradicionais e Territórios Quilombolas, História da escravidão, Discriminação étnico racial, Paisagem e Cultura. Além ainda de dedicar-se à Educação e Educação à Distância. Atualmente leciona as Disciplinas de Gestão de Recursos Naturais e Ambientais e Cultura e Sociedade no Centro Universitário Padre Anchieta e é Orientadora e Tutora à distância no curso de especialização em Direitos Humanos da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e Coordenadora de tutores no curso de formação em Direitos Humanos da UNIFESP em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara municipal de São Paulo. Além de professora na modalidade EAD na Universidade Metropolitana de Santos.

Técia Regiane Bérgamo

Professora Mestre

Docente da Universidade Metropolitana de Santos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIMES Virtual, e do curso de Licenciatura em Geografia presencial e EAD. Colaboradora da pós-graduação da Universidade Santa Cecília de Santos do curso de Licenciamento e Estudos Ambientais. Atua nas áreas de Educação Ambiental e Ética, Recuperação de Áreas Degradadas, Geologia, Geomorfologia, Hidrologia, Manejo de Recursos Naturais, Avaliação de Impactos Ambientais.

E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade