Geografia

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Sociais

Perfil do curso


O Curso de Licenciatura em Geografia está voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base de formação.
Ser geógrafo
Atuar de maneira ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais e culturais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade.
Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico; compreensão e domínio dos métodos e técnicas aplicados ao ensino de Geografia.
O curso tem como objetivo:
- Capacitar o egresso em termos de habilidades individuais, técnicas e conceituais, proporcionando-lhe o pleno desenvolvimento como ser humano e como cidadão;
- Desenvolver, durante o decorrer do curso, a prática da pesquisa na área da Geografia e sua devida inserção no processo ensino-aprendizagem da Educação Básica;
- Habilitar o licenciando em Geografia para a atuação nos níveis Fundamental e Médio, respeitando o proposto nos novos caminhos para a Educação inter-relacionando pesquisa e ensino.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profa. Dra. Regina Helena Tunes
Ato legal: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento: Portaria 286 de 21/12/2012 publicado em 27/12/2012.

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Sociologia da Educação
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Realidade Brasileira
-Formação da Ciência Geográfica
-Elementos de Cartografia
-Leitura e Produção de Texto

-Psicologia da Educação
-História e Filosofia da Educação
-Língua Brasileira de Sinais
-Teoria da Região e Regionalização
-Climatologia
-Geografia Econômica

-Didática
-Política e Organização da Educação Básica
-Geomorfologia
-Cartografia Temática
-Geografia Agrária
-Geografia Regional do Brasil
-Atividades Complementares

-Avaliação Educacional
-Metodologia e Prática de Ensino de Geografia I
-Hidrografia
-Geografia Urbana
-Geografia Industrial
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

-Metodologia e Prática de Ensino de Geografia II
-Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais
-Geografia Econômica II
-Geografia Regional da América Latina
-Produção de Material Didático em Geografia
-Trabalho de Conclusão de Curso I
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

-Geografia do Turismo
-Geopolítica
-Regionalização do Espaço Mundial
-Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
-Biogeografia
-Trabalho de Conclusão de Curso II
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

Regina Helena Tunes

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2015

Componentes curriculares na Graduação
Geografia Industrial; Geopolítica, Geografia Econômica I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos: Comissão das Licenciaturas, Comissão para estudos das temáticas afro-brasileira e indígena.

Grupo de Pesquisa: GEOUNIMES

Coordenação de Cursos
Coordenação do curso de Geografia

Andrei Cornetta

Professor Doutor

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2017

Componentes curriculares na Graduação
Projeto Integrado, Economia e Finanças Públicas, Políticas Públicas, Introdução à Economia, Economia.

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2007

Componentes curriculares na Graduação
Formação da Ciência Geográfica; Teoria da Região e Regionalização; Geografia do Turismo; Trabalho de Conclusão de Curso.

Eduardo Castro

Professor Mestre

Graduação
Bacharelado em Geografia
Universidade de São Paulo
2003

Graduação
Licenciatura em Geografia
Universidade de São Paulo
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Humana
Universidade de São Paulo
2008

Componentes curriculares na Graduação
Elementos de Cartografia, Cartografia Temática.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Erika Megumy Tsukada

Professora Mestre

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Física
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Componentes curriculares na Graduação
Realidade Brasileira; Geografia Regional do Brasil; Produção de Material Didático em Geografia.

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Graduação
Letras
FFLCH
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Tradução: Língua e cultura italiana FFLCH/USP
2015

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática / Trabalho de Conclusão de Curso / Literaturas Africanas de Língua Portuguesa / Literatura Portuguesa II: do Realismo à Atualidade.

Juliana Janaina Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Graduação
Bacharel e Licenciatura em Filosofia
Universidade Católica de Santos
2008

Pedagogia
UFSCar
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Ética, valores e cidadania na escola
Universidade de São Paulo
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Ensino de Filosofia
UFSCar
2015

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Filosofia
UNICAMP
Em andamento

Coordenadora do curso
Licenciatura em Filosofia

Graduação
Licenciatura e Bacharelado em Geografia
Universidade São Paulo
1985

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Física
Universidade São Paulo
1993

Componentes curriculares na Graduação
Climatologia, Hidrografia, Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais e Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

Simone Rezende da Silva

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Universidade de São Paulo
2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Humana
Universidade de São Paulo
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Geografia Física
Universidade de São Paulo
2008

Componentes curriculares na Graduação
Biogeografia, Regionalização do Espaço Mundial, Geografia Regional da América Latina e Trabalho de Conclusão de Curso.

Técia Regiane Bérgamo

Professora Mestre

Graduação
Licenciatura em Geografia
Faculdade Adamantinense Integrada - FAI
1997

Pós-Graduação Lato sensu
Gestão Ambiental
Universidade São Judas Tadeu – USJT
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Tecnologia em Gestão Ambiental
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT
2012

Componentes curriculares na Graduação
Educação Ambiental, Geomorfologia, Educação Ambiental, Fundamentos da Educação Ambiental, Hidrologia, Geologia, Recuperação de Áreas Impactadas, Manejo de Recursos Naturais e gestão Turística de Ambientes Naturais.

E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade