História

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

Forma o profissional para perceber a indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas, como aquelas desenvolvidas no âmbito dos arquivos, instituições, centros de documentação e outros espaços de pesquisa/intervenção, mas principalmente no âmbito da educação, cujo foco é a formação do docente reflexivo e crítico, tanto de sua prática docente quanto das múltiplas realidades que constituem os espaços educacionais brasileiros.

Perfil do curso


O Curso de Licenciatura em História da UNIMES apresenta, em seu interior, componentes curriculares que privilegiam a articulação teoria e prática no processo da construção do conhecimento. Aborda as relações de trabalho, de gênero, de identidade cultural, das dependências financeiras e tecnológicas, da concentração fundiária, das políticas governamentais e das liberdades de consciência que precisam permear o estudo e o ensino da História, além de abordar a cultura africana como temática. Busca ainda garantir a todos por meio dos conhecimentos estudados o direito à cidadania que tem agregado o valor da identidade de cada pessoa, mesmo quando é dirigido a grandes contingentes de pessoas.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Maurício Nunes Lobo
Ato legal: Resolução CEPE/ CONSUN – nº 286 de 21/12/2012

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Leitura e Produção de Texto
-Sociologia da Educação
-Comunicação Educação e Tecnologias (EaD)
-Introdução aos Estudos Históricos
-História Antiga
-Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
-Atividades Complementares

-Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS (EaD)
-História e Filosofia da Educação
-Didática
-História Medieval
-Historiografia e Teoria da História
-História e Linguagens
-Atividades Complementares

-Políticas e Organização da Educação Básica (EaD)
-Psicologia da Educação
-História Moderna
-História da América I
-História do Brasil I
-Atividades Complementares

-Metodologia da Pesquisa Científica
-Avaliação Educacional
-Metodologia e Prática do Ensino de História I
-História Contemporânea I
-História da América II
-História do Brasil II
-Estágio Curricular Supervisionado

-Metodologia e Prática do Ensino de História II
-História Contemporânea II
-História do Brasil III
-Laboratório Virtual de Pesquisa e Ensino de História
-Disciplina Optativa
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão de Curso I

-Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
-Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural
-História das Ideias Políticas e Econômicas
-Disciplina Optativa
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão de Curso II

Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre | Coordenador(a)

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (início em 2013); Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas: Historiografia e Teoria da História e Metodologia e Prática do Ensino da História, Metodologia da Pesquisa Científica e também atua como coordenador do cuso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005. Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil, História da cidade de Santos.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Pedagoga formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP / Campus de Marília (1999), Mestre em Educação (2004) e Doutora em Educação pela mesma Universidade. Experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1983), graduação em Historia pela Universidade Católica de Santos (1994) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor no curso de História da Universidade Católica de Santos, ministrando Historia do Brasil, Historia da Arte e Historia Antiga. Professor titular da Universidade Metropolitana de Santos EAD e professor da Universidade Metropolitana de Santos - presencial, ministrando aulas de Historia do Brasil, Historia e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Introdução aos Estudos Históricos. Coordenador de área do PIBID, pela Universidade Católica de Santos. Professor orientador de trabalhos de Conclusão de Curso nas duas universidades em que atua como professor de História.

Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. É professor na Universidade Católica de Santos desde 2010, na qual atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e coordena o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor titular da Universidade Santa Cecília. Tem experiência nas áreas de História e Ciência Política, com ênfase em Classes Sociais e Grupos de Interesse, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, história, literatura e cidadania.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1992), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação (1994), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora contratada em jornada parcial da Universidade Metropolitana de Santos, horista do Centro Universitário da FEI. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente na formação de professores e nos seguintes temas: ensino de língua e de literatura, formação de leitores e literaturas africanas de língua portuguesa, tradução.

Juliana Janaina Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Doutorado, em andamento, em Filosofia (Unicamp). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (2008), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2013). Atualmente é professora estável - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; coordenadora do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Metropolitana de Santos (EAD) e professora dos cursos de Licenciatura presenciais da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Educação a Distância.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor especialista da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Historiadora com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (2014). Pesquisadora associada ao projeto de Valorização Patrimonial do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos/USP (2014-Atual). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do patrimônio e intelectualidade.

E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade