História

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

Forma o profissional para perceber a indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas, como aquelas desenvolvidas no âmbito dos arquivos, instituições, centros de documentação e outros espaços de pesquisa/intervenção, mas principalmente no âmbito da educação, cujo foco é a formação do docente reflexivo e crítico, tanto de sua prática docente quanto das múltiplas realidades que constituem os espaços educacionais brasileiros.

Perfil do curso


O Curso de Licenciatura em História da UNIMES apresenta, em seu interior, componentes curriculares que privilegiam a articulação teoria e prática no processo da construção do conhecimento. Aborda as relações de trabalho, de gênero, de identidade cultural, das dependências financeiras e tecnológicas, da concentração fundiária, das políticas governamentais e das liberdades de consciência que precisam permear o estudo e o ensino da História, além de abordar a cultura africana como temática. Busca ainda garantir a todos por meio dos conhecimentos estudados o direito à cidadania que tem agregado o valor da identidade de cada pessoa, mesmo quando é dirigido a grandes contingentes de pessoas.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Maurício Nunes Lobo
Ato legal: Resolução CEPE/ CONSUN – nº 286 de 21/12/2012

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Leitura e Produção de Texto
-Sociologia da Educação
-Comunicação Educação e Tecnologias (EaD)
-Introdução aos Estudos Históricos
-História Antiga
-Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
-Atividades Complementares

-Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS (EaD)
-História e Filosofia da Educação
-Didática
-História Medieval
-Historiografia e Teoria da História
-História e Linguagens
-Atividades Complementares

-Políticas e Organização da Educação Básica (EaD)
-Psicologia da Educação
-História Moderna
-História da América I
-História do Brasil I
-Atividades Complementares

-Metodologia da Pesquisa Científica
-Avaliação Educacional
-Metodologia e Prática do Ensino de História I
-História Contemporânea I
-História da América II
-História do Brasil II
-Estágio Curricular Supervisionado

-Metodologia e Prática do Ensino de História II
-História Contemporânea II
-História do Brasil III
-Laboratório Virtual de Pesquisa e Ensino de História
-Disciplina Optativa
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão de Curso I

-Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
-Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural
-História das Ideias Políticas e Econômicas
-Disciplina Optativa
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão de Curso II

Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)
Universidade Estadual Paulista - UNESP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Urbanismo
Universidade de Lisboa
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
História Antiga; História Medieval; História do Brasil II; História e Filosofia da Ciência e História Moderna.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: História, Cultura e Representação

Coordenação de Cursos
Coordenador do curso de Licenciatura em História (EaD e Presencial)

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Católica de Santos
1983

História
Universidade Católica de Santos
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
2003

Componentes curriculares na Graduação
História do Brasil I, História do Brasil III, História e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Historiografia e Teoria da História e História do Brasil I.

Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. É professor na Universidade Católica de Santos desde 2010, na qual atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e coordena o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Graduação
História
Universidade Federal de Minas Gerais
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
1994

Componentes curriculares na Graduação
História da América I, História da América II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História das Ideias Políticas e Econômicas;História da América 1; História das Ideias Políticas e Econômicas.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Graduação
Letras
FFLCH
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Tradução: Língua e cultura italiana FFLCH/USP
2015

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática / Trabalho de Conclusão de Curso / Literaturas Africanas de Língua Portuguesa / Literatura Portuguesa II: do Realismo à Atualidade.

Juliana Janaina Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Graduação
Bacharel e Licenciatura em Filosofia
Universidade Católica de Santos
2008

Pedagogia
UFSCar
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Ética, valores e cidadania na escola
Universidade de São Paulo
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Ensino de Filosofia
UFSCar
2015

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Filosofia
UNICAMP
Em andamento

Coordenadora do curso
Licenciatura em Filosofia

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade