Medicina Veterinária

9 semestres

Tipo:

Bacharelado

Área:

Ciências Agrárias

A medicina veterinária está entre as mais emocionantes carreiras da área da saúde, permitindo a união perfeita do conhecimento e da compaixão na cura e prevenção das doenças dos animais. No entanto, o médico veterinário pode atuar num amplo leque de atividades, que vai além daquela comumente associada a este profissional.
De fato, comumente o médico veterinário é reconhecido como o aquele que cuida dos animais, pois, sejam animais de companhia, de trabalho ou animais selvagens, a cura das doenças está entre as maiores demandas da sociedade pelo médico veterinário. A própria origem da palavra “veterinária”, vetus, do latim, “idoso” e veterinarii, “aquele que cuida de idosos”, refefre-se à política do exérciro romano, de oferecer aposentadoria e merecido descando aos cavalos idosos ao final de sua vida útil. Assim, aqueles designados para cuidar destes cavalos são os primeiros veterinários de que se tem notícia. Mas, outras áreas de atuação deste profisional possuem igual relevância. Por exemplo, são eles os responsáveis pela segurança alimentar da população, garantido a criação de animais de produção e a qualidade dos produtos de origem animal. Também tem importante participação no controle da propagação de doenças e na condução de pesquisas que ajudam tanto os animais quanto os seres humanos. Na verdade, os veterinários estão na vanguarda da proteção da saúde e do bem-estar do público.
Além de habilidades médicas, os veterinários são os profissionais com visão holística para o bem-estar animal, não apenas dos animais de companhia, mas também, importantes agentes na promoção da saúde e bem-estar dos animais de exploração agrícola, animais exóticos, animais de trabalho, como os equinos de tração ou cães de policiamento e salvamento, e aqueles que dependem da manutenção de habitat específico para sobrevivência, como florestas, desertos e oceanos.
Abaixo, listamos uma pequena parcela da imensa gama de atividades que o médico veterinário pode desenvolver, ao abraçar esta incrível carreira:
Prática privada:seja como clínico geral ou, após treinamento e pós-graduação, especialidades como cardiologia, dermatologia, emergência e terapia intensoiva, diagnóstico por imagem, odontologia, oftalmologia, ortopedia, oncologia, medicina de animais aquáticos ou selvagens, biologia marinha,
Medicina veterinária corporativa: por exemplo, atuação em hospitais veterinários, produção de produtos relacionadas com saúde e cuidado animal, como medicamentos e ração animal, ou mesmo laboratórios para testes de medicamentos humanos.
Atuação governamental: o Governo Federal emprega veterinários por meio do Ministério da Agricultura, dos Institutos de Saúde, como Butantã e Fundação Oswaldo Cruz, Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária, locais estes em que o profissional atua em biossegurança, qualidade ambiental, saúde pública, inspeção de produtos de origem animal, regulamentação, na saúde animal agrícola, ou na investigação de surtos de doenças.
Forças armadas: O Exercito Brasileiro e as Polícias Militares oferecem oportunidade de carreira em áreas como a segurança alimentar e na clínica médica, cuidado de cães e equinos dce trabalho, nestas corporações
Pesquisa: Nas universidades ou em empresas que produzem produtos farmacêuticos relacionadas aos animais.
Ensino: tanto a academia quanto em cursos de estensão e especialização
Saúde Pública: em particular nas agências governamentais tais qual o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, trabalhando no controle da transmissão de doenças zoonóticas, ou seja, de animais para humanos e no controle de pragas.
Produção de alimentos: atuação no desenvolvimento e aplicação de tecnologias que fomentem a produção animal, da fazenda à industria ou na atuação em agências de fiscalização gorvernamentais, como o SIF – Serviço de Inspeção Federal.
Agências internacionais: atuação em áreas como a produção de alimentos e de segurança ou de doenças emergentes.
Política Pública: trabalhando para os governos sobre questões de saúde pública e doenças zoonóticas, bem-estar animal, ou como consultores com agências não-governamentais.
Abrigos: trabalhando com as comunidades e agências não governamentais (ONGs) ou públicas para garantir a saúde e bem-estar das populações de animais alojados em abrigos.
Zoológicos: na pesquisa e na manutenção da saúde dos animais selvagens

Perfil do Curso


O curso de medicina veterinária da UNIMES assegura a formação profissional para atuação em saúde e produção animal, saúde pública, biotecnologia e preservação do meio ambiente, garantindo formação generalista sem descuidar da formação humanista, crítica e reflexiva, ou seja, do médico veterinário cidadão. O curso possui vinte anos de experiência no ensino profissional e 15 turmas de veterinários formados, reconhecidos e em sua maioria, atuantes no mercado de trabalho, caracterizando-se. Assim, por sua alta empregabilidade, tanto no setor privado quanto público. A fim de cumprir sua missão de formar médicos veterinários com qualidade, o curso conta com corpo docente altamente qualificado, composto por mais de 90% de professores com titulação de mestre ou doutor e tempo médio de docência de 16 anos. Além de infraestrutura da qual se destacam vários laboratórios didáticos e o Hospital Veterinário, referência em atendimento na Baixada Santista.

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

  • 7 º semestre

  • 8 º semestre

  • 9 º semestre

  • Optativas

-Anatomia Descritiva Sistemas Locomotor e Integrativos
-Bioestatística e informática
-Bioquímica geral e biofísica
-Citologia, embriologia e histologia básica
-Genética animal e evolução
-Práticas hospitalares e biossegurança

-Administração, Gestão e Marketing para Veterinários
-Anatomia Descritiva dos Sistemas Viscerais
-Bioquímica Metabólica
-Genética Aplicada à Medicina Veterinária
-Histologia Especial dos Órgãos e Sistemas
-Práticas Hospitalares e Bioética
-Sociologia contemporânea

-Bromatologia
-Fisiologia Veterinária
-Helmintologia veterinária
-Imunologia
-Melhoramento animal
-Metodologia da pesquisa científica
-Microbiologia básica
-Patologia geral veterinária – processos moleculares

-Artropodologia e protozoologia veterinária
-Ecologia e bioclimatologia
-Fisiologia veterinária aplicada
-Imunologia aplicada à medicina veterinária
-Melhoramento genético aplicado à produção animal
-Microbiologia aplicada
-Nutrição animal
-Patologia geral veterinária – processos teciduais

-Anatomia aplicada cabeça, pescoço e sistema locomotor
-Anatomia patológica especial
-Diagnóstico por imagem
-Farmacologia veterinária
-Produção de ruminantes leiteiros
-Semiologia veterinária – ênfase pequenos animais
-Técnica cirúrgica e anestesiologia geral

-Anatomia aplicada às cavidades corpóreas
-Laboratório clínico
-Patologia veterinária aplicada
-Produção de ruminantes para corte
-Semiologia veterinária – ênfase grandes animais
-Técnica cirúrgica e anestesiologia aplicada
-Toxicologia

-Patologia cirúrgica dos animais domésticos
-Clínica médica e terapêutica dos animais de grande porte
-Clínica Médica e terapêutica dos animais de pequeno porte
-Epidemiologia veterinária
-Higiene e inspeção dos produtos de origem animal
-Produção de monogástricos: suínos e aves

-Cirurgia e obstetrícia dos animais domésticos
-Clínica médica dos animais pequeno porte
-Clínica médica dos animais grande porte
-Produção de monogástricos: eqüinos, coelhos e criação de animais silvestres
-Saneamento ambiental aplicado
-Tecnologia dos produtos de origem animal

-Agrostologia
-Clinica e manejo de animais selvagens
-Doenças infecciosas
-Doenças parasitárias
-Economia, administração e extensão rural
-Inspeção e tecnologia do pescado
-Ornitopatologia
-Reprodução animal e biotecnologia
-Zoonoses e saúde pública

Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS

Luiz Roberto Biondi

Professor Doutor | Coordenador(a)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado e doutorado em Patologia Experimental e Comparada por esta mesma Universidade (2006/2014). Especializou-se em clínica e cirurgia de Equinos pelo Jockey Club de São Paulo, na qualidade de medico veterinário residente R1 e R2, respectivamente nos anos de 1989 e 1990. Atualmente é coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (a partir de 2007), coordenador clínico do hospital veterinário desta Universidade e professor das disciplinas de Patologia Geral, Anatomia Patológica Especial e Clínica Médica Terapêutica dos Animais de Pequeno Porte, nesta mesma Instituição. É membro da atual diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária - ABROVET e membro do Conselho Universitário da Universidade Metropolitana de Santos. Áreas de atuação: Oncologia Clínica; Clínica Médica de cães e gatos; Patologia.

Alberto Beganskas

Professor Mestre

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1981). Atualmente é horista da Universidade Metropolitana de Santos. Têm atuado 35 anos como professor de Embriologia e Histologia em várias Universidades da grande São Paulo nos cursos de Medicina Humana, Veterinária , Odontologia, Biologia , Enfermagem . Atualmente é também professor da disciplina de fisiopatologia no curso de enfermagem da UNIMES.

Amaury Alipio Pimentel

Professor Mestre

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1994) e mestrado em Melhoramento Animal pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Em 2011, graduou-se em Administração de Empresas com ênfase na Logística do Petróleo, gás e Etanol, na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atualmente é professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Santo Amaro (2005), mestrado em Nutrição e Produção Animal pela Universidade de São Paulo (2008) e Pós graduação em Gestão Empreendedora pelo Senac. Atualmente é professor na Universidade Metropolitana de Santos e Universidade de Santo Amaro e consultor nas áreas de Fisiologia, Bromatologia e Nutrição Animal, atuando principalmente na área de Nutrição Terapêutica de Pequenos Animais.

Daniele Cristine Raimundo

Professora Doutora

Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdades Metropolitanas Unidas (2003) , com Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Medicina Veterinária Preventiva (Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente no curso de graduação em Medicina Veterinária no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, nas disciplinas de Tecnologia dos produtos de origem animal, Higiene e Inspeção dos Produtos de Origem animal e Cadeias Produtivas e na Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas de Tecnologia dos produtos de origem animal e Higiene e Inspeção dos Produtos de Origem animal.

Gesiane Ribeiro Leão Ferraz

Professora Doutora

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela UNESP/Jaboticabal (2001); Residência em Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais (2002-2004); Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Cirurgia Veterinária pela UNESP/Jaboticabal; Especialização em Produção de Ruminantes (2011) pela ESALQ/USP e Pós-doutorado pelo Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP (2015). Ministra as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, Patologia Cirúrgica, Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Obstetrícia Veterinária no curso de graduação da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e é Professora do Curso de Pós-Graduação em Saúde e Bem-estar Animal das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Coordenadora do Hospital Veterinário (HOVET/FMU), em São Paulo/SP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Gestão Hospitalar.

Giuliana Petri

Professora Doutora

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2002). ProfessoraTitular da Disciplina de Farmacologia e Toxicologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) desde 2004. Coordena o Biotério da Faculdade de Medicina do ABC, onde também supervisiona todas as pesquisas que envolvam animais de laboratório nesta Faculdade. Presidente do Comitê de Ética em Uso de Animais da FMABC gestão 2014-2015.

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Monte Serrat (2002). Especialização em Anestesiologia pela UNESP - Botucatu (2004 - 2006). Residência em Clínica, Cirurgia e Anestesiologia com ênfase em Anestesiologia pela UNESP - Araçatuba (2005 - 2007). Mestrado em Anestesiologia pela FMB UNESP - Botucatu. Atualmente professor de Anestesiologia Veterinária e Anestesista contratado da UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos. Sócio fundador do grupo VITA - Anestesiologia e terapia intensiva.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), bacharel em Geografia pela Universidade Católica de Santos (1996) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor da Universidade Metropolitana de Santos e chefe da Unidade de Medicina Veterinária do Parque Zoobotânico "Orquidário Municipal de Santos" . Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Zoologia com ênfase em: manejo, clínica e anestesia de animais selvagens, resgate e transporte de animais selvagens, taxonomia e ecologia de Megalobuliminae, e arqueomalacologia.

Juliana Martins Aguiar

Professora Doutora

Médica veterinária graduada em 2005 pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Mestre em ciências pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade de São Paulo (USP) - 2010. Foi cientista visitante do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA) durante o período de 2009 a 2011. Doutora em ciências também pelo VPS/FMVZ/USP. Atualmente é professora doutora na UNIMES, das disciplinas de Parasitologia Veterinária, Doenças Parasitárias e Epidemiologia Geral e Saneamento Ambiental Aplicado.

Marcelo Barbosa Henriques

Professor Doutor

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro (2001) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro (2004). Pesquisador Científico nível VI do Instituto de Pesca, com sede em Santos, SP. Membro do Comitê Editorial do Boletim do Instituto de Pesca. Diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Marinho; Professor orientador e atual Coordenador do Programa de Pós-graduação, nível mestrado, em Aquicultura e Pesca do Instituto de Pesca. Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Malacocultura IP". Avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC. Experiência na área de socioeconomia aplicada à aquicultura, com ênfase na sustentabilidade ambiental aplicada à maricultura (mitilicutura, ostreicultura, piscicultura e carcinicultura).

Milton Kolber

Professor Doutor

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1999) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista, professor adjunto c da Universidade Metodista de São Paulo, Doutor da Universidade Metropolitana de Santos e Doutor do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, medicina veterinária, radiologia, pequenos animais e diagnóstico por imagem.

Milton Ricardo Azedo

Professor Doutor

Possui graduação em Medicina Veterinária (1989), Mestrado em Clínica Veterinária (2007) e Doutorado em Ciências - Clínica Veterinária (2010) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Atualmente é professor contratado da Universidade Metropolitana de Santos, onde ministra as disciplinas de Semiologia; Clínica Médica e Terapêutica de Animais de Grande Porte; e Reprodução Animal e Biotecnologia; e é Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo, na Faculdade de Medicina Veterinária. Nesta Instituição, é, também, Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente, na Faculdade de Medicina. Cursa Pós-Doutorado na FMVZ-USP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, clínica médica, imunologia e produção animal.

Possui graduação pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Fez residência em 2002 em clinica e cirurgia de pequenos animais pela Universidade Metropolitana de Santos (2002). Pós graduada latu sensu em cirurgia ortopédica pela Anclivepa em 2009. Mestranda pela Universidade Metropolitana de Santos.Professora de técnica e patologia cirúrgica da Universidade Metropolitana de Santos. Cirurgiã do Hospital Veterinário Unimes.Proprietária e médica veterinária responsável da Clínica particular Clinvet situada na cidade de Santos.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1988), Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de São Paulo (1989 a 1991), Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2011) . Atua desde 1993 como docente de Semiologia e Clínica Médica de Pequenos Animais; atualmente é professor adjunto da Universidade Paulista (UNIP), professor assistente da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e professor adjunto da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Tem experiência na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica médica de pequenos animais, eletrocardiograma, ecocardiograma e cardiologia de cães e gatos.

Paula Andrea de Santis Bastos

Professora Doutora

Graduada em medicina veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialização em patologia clínica, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP). É professora titular no Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), professora da Faculdade de Medicina Veterinária e do Mestrado Profissional Saúde e Meio Ambiente da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da FMU. Membro da Comissão de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo (CESESP). Revisora Editorial da Atas de Saúde Ambiental (ASA) da FMU e da Revista Investigação da UNIFRAN. Secretária geral do Núcleo de Medicina Veterinária e Espiritualidade (NUVET) da Associação Médico Espírita do Estado de São Paulo (AME-SP). Tem experiência na área de bioética e bem estar animal, educação em saúde (educação sanitária e em bem-estar animal), epidemiologia e doenças infecciosas.

Rosângela Ballego Campanhã possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado, 1988), doutorado em Ciências (Área - Bioquímica, 1997) e pós-doutorado em Biologia Molecular (1998) pela Universidade de São Paulo. Desde 1998 atua como docente e tem experiência na área de Ciências, principalmente no ensino de: bioquímica, biotecnologia, genética e no desenvolvimento de jogos e softwares didáticos (TICs) na formação professores. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e participa do Conselho Técnico e Científico junto ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), onde integra o Grupo de Pesquisa em Biotecnologia; a partir de janeiro de 2014, exerce a função de Coordenadora Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão do Centro de Ciências da Educação e Comunicação. Participou como (bolsista) Coordenadora de Área de Processos Educacionais do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid Capes de 2012 a 2015). Atualmente é bolsista CNPq, modalidade DTI-C, no Projeto Cidadania Empreendedora junto à Incubadora de Empreendimentos Econômicos Sociais Solidários do IPECI - UNISANTOS. Atua na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) como professor titular e na UNIMES Virtual.

Thaís Martins Chucri

Professora Doutora

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2004). Mestre em Ciências pelo Departamento de Cirurgia, setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Laboratório de Técnicas Imunológicas aplicadas à Morfofisiologia - (LTIAM/2009). Docente da Universidade Metropolitana de Santos, das disciplinas de Microbiologia, Zoonoses e Práticas Hospitalares. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina Veterinária - UNIMES e foi presidente da Comissão de Estágio Supervisionado Obrigatório da UNIMES (2013 a 2014). Docente no Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, minstrando a disciplina de Microbiologia e Imunologia. Atua também como Médica Veterinária Laboratorista da Clínica Veterinária FISIOPET, possuindo experiência nas áreas de Microbiologia, Imunologia, Zoonoses, Doenças Infecciosas e Anatomia dos Animais Domésticos e Sivestres.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos (2004). Atualmente é docente da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Médico Veterinário responsável pela VINICIUS Clínica Veterinária e responsável técnico da Agropet Renati. Pós graduado Lato Sensu em Clinica de animais silvestres, acupuntura veterinária e fitoterapia chinesa. Pós graduando em Saúde e Meio Ambiente.

Wagner Intelizano

Professor Doutor

Possuo graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1989) e doutorado (1999) em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo. Sou atualmente responsável pelas disciplinas de Anatomia Animal na Universidade Metropolitana de Santos, e participo também no curso de Ciências Biológicas, modalidade EAD. Meu principal interesse no ensino presencial é o aprimoramento das técnicas didáticas, e na pesquisa, é o estudo anatômico dos aparelho circulatório e sistema nervoso de vertebrados ectotérmicos, em especial peixes, bem como o desenvolvimento de técnicas anatômicas correlatas.

E-mail: medvet@unimes.br

Horário: matutino

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade