Medicina

12 semestres

Tipo:

Bacharelado

Área:

Ciências da Saúde

Elaborado de acordo com o modelo pedagógico das sugestões da Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM), o curso oferece aos alunos, desde os primeiros anos, um contato com a realidade de sua comunidade. Seu objetivo final é formar um profissional com base científica sólida, humanística, psicológica e ética.
Qualidades Indispensáveis
Plano estratégico com os objetivos do curriculum da Faculdade de Ciências Médicas (UNIMES)
A Faculdade de Ciências Médicas deverá desenvolver em cada estudante a habilidade, conhecimento e atitude de manter as seguintes capacidades básicas:
- Aprendizado contínuo durante a vida profissional;
- Adquirir e fazer avaliação crítica das várias informações relacionadas à prática da medicina;
- Habilidade interpessoal de comunicação afetiva com os pacientes e colegas.
Estas são qualidades duráveis os quais transcendem as escalas específicas de carreira do médico no contexto dos diferentes métodos de prestação de serviços médicos

Informações do curso



Especificidade: bacharelado
Duração: 12 semestres
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Edesio Amorim Santos Diniz
Ato legal: Reconhecimento 07/07/2005 port. N°4.244

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

  • 7 º semestre

  • 8 º semestre

  • 9 º semestre

  • 10 º semestre

  • 11 º semestre

  • 12 º semestre

-Estudo das Células e Tecidos I
-Metabolismo Humano I
-Procedimentos Básicos na Atenção Primária I
-Estrutura e Função I
-Bioética Médica

-Estudo das Células e Tecidos II
-Metabolismo Humano II
-Procedimentos Básicos na Atenção Primária II
-Estrutura e Função II
-Antropologia Médica

-História Clínica e Exame Físico I
-Saúde Coletiva I
-Estudo das Células e Tecidos III
-Estrutura e Função III
-Agressão e Defesa I

-História Clínica e Exame Físico II
-Saúde Coletiva II
-Estudo das Células e Tecidos IV
-Estrutura e Função IV
-Agressão e Defesa II

-Sistema Urinário I
-Saúde da Mulher I
-Farmacologia e Terapêutica I
-Iniciação Científica I
-Saúde da Criança I
-Saúde Coletiva III
-Sistema Digestório I
-Saúde Mental I
-Sistema Hematopoiético e Vascular
-Sistema Glandular e Órgãos dos Sentidos
-Cirurgia Geral I

-Sistema Urinário
-Saúde da Mulher II
-Farmacologia e Terapêutica II
-Iniciação Científica II
-Saúde da Criança II
-Saúde Coletiva IV
-Sistema Digestório II
-Saúde Mental II
-Sistema Hematopoiético e Vascular
-Sistema Glandular e Órgãos dos Sentidos
-Cirurgia Geral II

-Sistema Respiratório I
-Farmacologia e Terapêutica III
-Saúde da Criança III
-Saúde da Mulher III
-Agressão e Defesa III
-Saúde Mental III
-Saúde Coletiva V
-Urgências e Emergências
-Sistema Locomotor
-Sistema Cardiovascular I
-Oncologia I
-Dermatologia I

-Sistema Respiratório II
-Farmacologia e Terapêutica IV
-Saúde da Criança IV
-Saúde da Mulher IV
-Agressão e Defesa III
-Saúde Mental III
-Saúde Coletiva V
-Urgências e Emergências
-Sistema Locomotor
-Sistema Cardiovascular II
-Oncologia II
-Dermatologia II

-Cirurgia III
-Sistema Locomotor e Anestesia
-Saúde da Criança V
-Saúde da Criança VI
-Saúde da Mulher V
-Agressão e Defesa IV
-Sistema Cardiovascular III
-Sistema Respiratório III
-Saúde da Família I
-Sistema Hematopoiético II

-Cirurgia III
-Sistema Locomotor e Anestesia
-Saúde da Criança V
-Saúde da Criança VI
-Saúde da Mulher V
-Agressão e Defesa IV
-Sistema Cardiovascular III
-Sistema Respiratório III
-Saúde da Família I
-Sistema Hematopoiético II

-Sistema Urinário / Órgãos dos Sentidos II
-Sistema Digestório III
-Saúde da Família II
-Saúde da Criança VII
-Saúde Mental V
-Saúde Mental VI
-Saúde da Mulher VI
-Ambulatórios
-Urgência e Emergência-Pronto Socorro I
-Estágio Optativo

-Sistema Urinário / Órgãos dos Sentidos II
-Sistema Digestório III
-Saúde da Família II
-Saúde da Criança VII
-Saúde Mental V
-Saúde Mental VI
-Saúde da Mulher VI
-Ambulatórios
-Urgência e Emergência-Pronto Socorro I
-Estágio Optativo

Ricardo Edésio Amorim Santos Diniz

Professor Doutor | Coordenador(a)

Mestre em Reumatologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo. Diretor e professor titular da cadeira de Reumatologia da Universidade Metropolitana de Santos.

Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011). Professor-adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (área Política, Planejamento e Gestão em Saúde). Professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia (Unisanta) e da Faculdade de Medicina (UNIMES), ambas de Santos-SP. Foi secretário municipal de saúde de São Vicente-SP (1993-1996) e de São Bernardo do Campo-SP (2009-2014). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e Ministro de Estado da Saúde (2014-2015).

Adilson Marques da Silva

Professor Doutor

Possui graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade Paulista (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Doutor em Ciencias (area de concentração Farmacologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Atualmente é professor da Faculdade Santa Marcelina, professor adjunto II da Universidade de Santo Amaro, professor de medicina da Universidade Metropolitana de Santos Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Autonômica, atuando principalmente nos seguintes temas: map 1b, inervação, epidídimo, automedicação e male reproductive tract. Mecanismo de controle da atividade simpática vasomotora e funções cardiovasculares, atuando principalmente nos seguintes temas:Sistema Nervoso Simpático; barorreflexo; regiões bulbares e hipotalâmicas.

Agamenon Gomes da Fonseca

Professor com Especialização

Médico especialista em Cirurgia Geral e Ginecologia. Atualmente é professor responsável pelo internato da Universidade Metropolitana de Santos.

Airton Zogaib Rodrigues

Professor Mestre

Possui mestrado em Cirurgia e Experimentação pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Atualmente é Professor Assistente de Técnica Operatória da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.

Alberto Beganskas

Professor Mestre

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1981). Atualmente é horista da Universidade Metropolitana de Santos. Têm atuado 35 anos como professor de Embriologia e Histologia em várias Universidades da grande São Paulo nos cursos de Medicina Humana, Veterinária , Odontologia, Biologia , Enfermagem . Atualmente é também professor da disciplina de fisiopatologia no curso de enfermagem da UNIMES.

Ana Karla Gaburri

Professora Mestre

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1991), mestrado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo(1997) e residencia-medicapela Universidade Federal de Juiz de Fora(1994). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Metropolitana de Santos e Médico da Hospital Guilherme Alvaro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Mestrado em Cirurgia Torácica pela Universidade Federal de São Paulo. Professor Assistente da Disciplina de Cirurgia e Titular da Área de Cirurgia Torácica da Fundação Lusiada 'Celus'; Professor Assistente da Disciplina do Aparelho Respiratório da Universidade Metropolitana de Santos 'Unimes'; Coordenador da Cirurgia Torácica do Hospital Guilherme Álvaro; Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos; Membro do Corpo Clínico do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos ,Hospital Ana Costa, dando ênfase no manejo dos principais desfechos da área: câncer de pulmão, doenças pleurais, doenças mediastinais, deformidades e tumores da parede torácica, hiperidrose e videotoracoscopia geral.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e residência médica em Medicina Preventiva e Social pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1989). Possui título de especialista de Homeopatia. Atualmente é professora de Saúde Coletiva na Universidade Metropolitana de Santos, médica sanitarista desenvolvendo atividades em Terapia Comunitária Integrativa na Prefeitura Municipal de Santos e médica com atuação em vigilância epidemiológica na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Angelo Sementilli

Professor Doutor

Mestre e Doutor em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e Médico do Hospital Ana Costa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Imunofluorescência, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia, dermatologia, reumatologia.

Antenor Raphaelli Neto

Professor Graduado

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1975).

Concluiu o pós-doutorado em Educação na Unicamp, doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1995 e mestrado na área médica cirúrgica na Unifesp. Lecionou no programa de mestrado em Saúde Coletiva, na Universidade Católica de Santos de 2002 a 2006. Atualmente atua como professor titular no curso de medicina e professor titular do curso de mestrado/doutorado no curso de direito da Universidade Metropolitana de Santos (módulo de metodologia científica e didática do ensino superior / semiologia do direito). É professor colaborador no curso de mestrado em educação médica da Unifesp (Comunicação em Saúde). Publicou 18 artigos em periódicos especializados e 18 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 88 itens de produção técnica. Participou de 3 eventos no exterior e 31 no brasil. Recebeu 9 prêmios e/ou homenagens. Entre 2003 e 2004 coordenou projetos de pesquisa. Atualmente participa de um projeto de pesquisa (Projeto Crescer Bem - SBC). Atua na área de medicina, com ênfase em oncologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 47 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Antonio Xavier de Castro Neto

Professor Especialista

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Mèdicas de Santos - UNILUS (1998). Coordenador do serviço de tocoginecologia da Santa Casa da Misericórdia de Santos - SP, Responsável pelo serviço de Uroginecologia do Hospital Estadual "Guilherme Alvaro" em Santos - SP, Corresponsável pelo serviço de Cirurgia Ginecológica do Hospital Municipal "Irmã Dulce" - FUABC em Praia Grande - SP, Supervisor do programa de residência médica em tocoginecologia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Professor da disciplina de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos - UNILUS, Professor da disciplína de propedeutica médica da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em uroginecologia e cirurgia vaginal, atuando principalmente nos seguintes temas: ginecologia e obstetrícia, adolescente, incontinência urinária de esforço, aponevrótico e sling.

Arnaldo Teixeira Ribeiro

Professor com Especialização

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1992). Tem experiência na área de Medicina, com pós-graduações nas áreas de Cardiologia, Medicina Legal e Perícias Médicas, além de Medicina do Trabalho

Arthur Georg Schmidt

Professor Doutorando

É Doutorando em Clínica Odontológica pela Universidade Paulista - UNIP, Mestre em Neurociência pela Universidade de São Paulo - USP (2004), Especialista em Implantodontia pela Universidade Paulista - UNIP (2009) e em Anatomia Cirúrgica da Face pela Universidade de São Paulo - USP (2001) e graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Paulista (UNIP) e da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).Tem experiência na área de Morfologia e Neurociência, com ênfase em Neuroanatomia, Anatomia Humana, Anatomia Topográfica e Fisiologia.

Possui graduação em MEDICINA pela FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS DE SANTOS (1973) e mestrado em Ciências da Saude pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é chefe do Serviço de Cardiologia do HOSPITAL DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SANTOS, Chefe da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos, Diretor Cientifico da SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Regional Santos e do Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina - Regional Santos, Diretor Financeiro do DERC/SBC - Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular e Cardiologia do Exercicio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1973), mestrado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Escola Paulista de Medicina (1992) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Titular da disciplina de Cirurgia Vascular da Universidade Metropolitana de Santos, Preceptor de ensino dos estagiários (Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) e residentes do MEC da especialidade na Santa Casa de Santos, Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular da Santa Casa de Santos, Vice Mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões2007/2008. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em Angiologia e Cirurgia Vascular atuando principalmente nos seguintes temas: Varizes, Tratamento e PrevençãodeTrombose venosa, Úlceras de perna, Claudicação arterial, Trombose arterial, Revascularização arterial dos membros inferiores, Cirurgias abertas de carótida e Aneurisma arterial, erisipelas, Degeneração Cística da artéria poplítea, Pé diabético.

Carolina Ozawa

Professora Doutora

Possui graduação em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública,Saúde da Família e Epidemiologia.Implantou e coordenou o PACS/PSF e Programa de Controle da Dengue no município de Santos/SP. Possui Especialização no Programa de Saúde da Família, Especialização em Educação em Saúde Pública e Mestrado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP-SP.Doutorado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP-SP. Coordenou o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade-Pós graduação lato sensu na Universidade Metropolitana de Santos.Secretária do Núcleo de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da Associação dos Médicos de Santos-gestão 2008-2012. Membro do Núcleo Regional da Baixada Santista de Medicina de Família e Comunidade.Foi coordenadora de tutoria do Curso de Especialização em Saude da Familia - EAD-UnASUS-UNIFESP/SP-2011-2012.Coordenadora de tutoria da 3ª turma do Curso de Especialização em Saude da Familia - EAD-UnASUS-UNIFESP/SP-2012- novembro 2013. Foi tutora do PET-Saúde-REDE-MS/UNIMES 2013-2015. Tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família-curso EaD- PROVAB E MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL-PAB4- pela UNASUS-UNIFESP-SP em 2014-2015.Atualmente é Assessora Técnica do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Santos-SP.

Celso Schmalfuss Nogueira

Professor com Especialização

Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1976). Especialização em Anestesiologia no CET em Anestesiologia da Santa Casa de Santos em 1977. Titulo de Especialista em Medicina Legal outorgado pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal em 1988. Titulo Superior em Anestesiologia (TSA) em 1980. Pós-Graduação latu sensu em Farmacologia pela Universidade Católica de Santos em 1994. Atualmente é Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Santos, credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Chefe do Serviço de Residência Médica em Anestesiologia da Santa Casa de Santos credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura. Professor das Disciplinas de Anestesiologia e Procedimentos Básicos em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos.

Cesar Augusto Conforti

Professor com Especialização.

César Augusto Conforti, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1973). Residência Médica na área de Clínica Geral (1973-1974). Residência Médica (Especialização) em Cirurgia Cardiovascular (1974-1977) pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Especialização em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (1981-1982). Aperfeiçoamento: Internation Society for Heart Transplantation (1986). Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela SBCCV (1995-1996) e Especialização em Administração para Médicos pela GVMED - Formação e Administração para Médicos (2004). Atualmente é Diretor Clínico do Instituto de Cardiologia Santa Izabel , Diretor Clinico da Clínica de Cirurgia Cardiovascular de Santos, Professor de Graduação da Universidade Metropolitana de Santos, Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca - Santa Casa de Misericórdia de Santos, Chefe de Serviço da Unidade Coronariana Santa Izabel em Santos, Médico Responsável pela Cirurgia Cardíaca Neo do Hospital Ana Costa (Santos) desde 2002 a atual. Membro Efetivo da EACTS - European Association for Thoracic Surgery e STS - Society of Thoracic Surgery (USA), Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associação Brasileira de Medicina Intensiva, Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva e Membro do International Society of Heart Transplantation, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Membro habilitado pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Possui 250 participações em eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Cardiopatia Congênita, Cirurgia Valvar, Coronárias, Aorta. Membro autorizado para implante de marcapasso . Atua como vice Presidente do Santos Futebol Clube, Atuou como diretor médico no mesmo ano 2006/2007. Participou do 4th Scientfic Meeting Word Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery .

Cláudio Marcellini

Professor Doutor

Possui Doutorado em Medicina em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo (1996), Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1976). Professor titular de Anatomia Humana Aplicada e de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos. Professor Doutor de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos do Centro Universitário Lusíada.

Darlene Silva Polito

Professora Doutor

Possui mestrado e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular de Dermatologia da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia.

Delcio Matos

Professor Doutor

Delcio matos é professor afiliado, livre-docente da disciplina de gastroenterologia cirúrgica da Unifesp e professor titular da disciplina do aparelho digestório e coordenador do programa de mestrado profissional em saúde e meio ambiente da Unimes, concluiu o mestrado e doutorado em medicina pela universidade federal de São Paulo em 1978 e 1985, respectivamente. Realizou o pós-doutorado de 1991 a 1992 no st. Mark's hospital, Londres como revisor da Cochrane Collaboration. Tem interesse especial em cirurgia baseada em evidencia. Líder de grupo de pesquisa no CNPq com bolsa produtividade, desenvolve duas linhas de pesquisa: fatores de risco de cicatrização anastomotica e marcadores moleculares do adenocarcinoma colorretal. Autor de 377 publicações das quais 156 artigos nacionais e internacionais, 51 capítulos e 2 edições de livros e 193 resumos científicos. Orientou 24 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, além de ter orientado 6 trabalhos de iniciação cientifica na área de medicina e 4 pós-docs. Realizou 165 palestras e participou em 176 comissões julgadoras, tendo obtido 36 recursos de agências de fomento. 134 participações em eventos científicos nacionais e internacionais. Recebeu 17 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de medicina, com ênfase em cirurgia colorretal. Em suas atividades profissionais interagiu com 342 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Denise Razzouk

Professora Doutora

DENISE RAZZOUK, é médica psiquiatra, formada pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Medicina (Psiquiatria) pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou pós-doutorado em Economia em Saude Mental no Center of Economic Mental Health, Institute of Psychiatry, King's College, University of London. Atualmente, é Professora Afiliada do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Coordenadora do Centro de Economia em Saúde Mental (CESM- Depto de Psiquiatria, Unifesp) e Profa Titular da Disciplina de Psiquiatria da UNIMES. Atua como Professora Orientadora da Pós-graduação do Depto de Psiquiatria da Unifesp, e realiza pesquisa em Economia em Saude Mental, "Epidemiologia Psiquiátrica", Politica de Saúde Mental e Avaliação de serviços de saude mental e em Ciência da informação e Diagnostico psiquiátrico". Dentre os projetos mais relevantes destacam-se o Mapeamento da Pesquisa científica em Saúde Mental na América Latina e Caribe, juntamente com o Global Forum for Health and Research e com financiamento do World Bank e Fapesp e o projeto de Avaliação de custos diretos dos Serviços residenciais de Sao Paulo, financiado pela Fapesp. Participou, também, do Projeto Task Force do World Psychiatry Association para avaliação dos serviços de saúde mental na América Latina e colabora na pesquisa de revisão dos estudos dos países da América Latina para o Comitê de Revisão da CID-11. Atualmente desenvolve projetos em Economia da Saúde Mental, abrangendo avaliação e planejamento de serviços de saúde mental, reforma psiquiátrica, análise econômica dos serviços de saúde e intervenções em saúde mental e impacto sócio-econômico dos transtornos mentais.

Douglas dos Santos Minotelli

Professor com Especialização

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1983). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Atualmente é professor assistente de medicina da Universidade Metropolitana de Santos, na disciplina de sistema nervoso; chefe do serviço de neurocirurgia da Prefeitura Municipal de Cubatão; chefe da unidade intensiva da neurocirurgia - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia, neurocirurgia, cirurgia da coluna vertebral e clínica médica.

Dulce Rondina Guedes

Professora Doutora

Possui mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999) e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora contratada da Universidade Metropolitana de Santos, endocrinologista pediátrica da Santa Casa da Misericórdia de Santos e do Hospital Guilherme Álvaro .

Edgar de Bortholi Santos

Professor Mestre

Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1995), graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica, pela Universidade de Santo Amaro (1983) e Mestrado em Ciências pela Coordenação dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde (2003), Área de Concentração Infectologia em Saúde Pública e Residência Médica pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas (1998).

Edmir Boturão Neto

Professor Doutor

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Metropolitana de Santos, médico responsável pela Seção de Hematologia do Laboratório Central da Santa Casa de Misericórdia de Santos e médico assistente do Serviço de Hematologia da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia, Hemoterapia e Patologia Clínica, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: hematologia clínica, imunohematolgia e hemoterapia.

Eduardo Calmon de Moura

Professor Mestrando

Medicina pela Universidade de Taubaté (2003) e Residência em Psiquiatria pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (2007). Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2009). Mestrando em Ciências Universidade Metropolitana de Santos (2015). Atualmente na área acadêmica atua como Professor Assistente de Psiquiatria do Departamento de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Atuou como médico colaborador em pesquisa na área de Transtornos do Humor e escalas, junto ao Grupo de Doenças Afetivas (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Experiência em Psiquiatria com ênfase em Transtornos Afetivos e Ansiosos, além de manifestações psiquiátricas em doenças clínicas.

Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e especialização em Saúde do Adulto Institucionalizado pela USP. Tem experiência na área de Enfermagem em UTI, Pronto Socorro, Pediatria e Clinica Médica e Cirúrgica. Atuou como docente em aulas teóricas e estágios e como Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unilus. Atualmente Coordenadora e docente do Curso de enfermagem da Universidade Metropolitana de Santos. Coordenadora e docente do Curso de enfermagem da Faculdade do Litoral Sul Paulista Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e especialização em Saúde do Adulto Institucionalizado pela USP. Tem experiência na área de Enfermagem em UTI, Pronto Socorro, Pediatria e Clinica Médica e Cirúrgica. Atuou como docente em aulas teóricas e estágios e como Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unilus. Atualmente docente e coordenadora do curso de enfermagem da Universidade Metropolitana de Santos.e docente na disicplina de Semiologia e semiotecnica da Faculdade do Litoral sul Paulista.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Licenciatura Plena em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Foi coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da UNIMES de 1997 até 2013. Desde 1997 é Professora titular da Universidade Metropolitana de Santos, ministrando as disciplinas: Química Geral e Experimental, Matérias-primas Agropecuárias, Estágio supervisionado, Ciências Ambientais. Gestão de Qualidade. Química Analítica. Química Orgânica. Trabalho de Conclusão de Curso. Professora de Nutrição e Toxicologia dos Alimentos na disciplina de Endocrinologia no curso de Medicina na UNIMES.Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Professora convidada em cursos de pós-graduação na área de meio ambiente ministrando os módulos: Ciências do Ambiente. Toxicologia. Educação Ambiental. Química Ambiental. Gestão Ambiental. Metodologia da Pesquisa Científica. Saneamento Ambiental. Estudo de Projetos Sócio Ambientais. Atua ainda como Consultora Ambiental nas áreas de mangue, esgoto, estuários, águas naturais, poluição.

Possui residencia-medica pela Santa Casa de Misericórdia de Santos(2000). Atualmente é professor da Universidade Metropolitana de Santos e médico urologista da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1992) e Mestrado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é estatutário do Hospital Guilherme Álvaro, Professor de Gastroenterologia da Universidade Metropolitana de Santos e Diretor da Casa da Hepatite da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gastroenterologia, hepatologia, pâncreas, hepatite c e pancreatite.

Ernesto Dallaverde Junior

Professor Especialista

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo - FMUSP (2002). Trabalha como tradutor especializado em textos médicos (português - inglês). É médico do Programa de Saúde da Família da Prefeitura de Praia Grande desde 2003. Completou MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em 2007. Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade em 2008 pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Preceptor do 5o ano de internato na Disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) no ano de 2010. Docente coordenador do Internato do 6o ano da UNIMES desde 2011. Membro efetivo da Comissão de Ética Médica e da Comissão de Revisão de Prontuários Médicos da Secretaria de Saúde de Praia Grande desde 2005. Membro do Núcleo Regional da Baixada Santista da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade. Médico supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil desde 2013. Médico Coordenador do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde de Praia Grande desde 2014. Médico Conselheiro do Conselho Municipal do Idoso de Praia Grande desde 2014. Responsável Médico e Co-Fundador do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Praia Grande desde 2014.

Possui graduação em medicina pela Fundação Lusiada Celus (1996). Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Santos (1999), Especialização em fixador externo pela Universidade Federal de São Paulo (2002), membro do corpo clínico do setor de Ortopedia e Traumatologia da Irmandade Santa Casa de Miserocórdia de Santos desde 2000 e professor da Faculdade de Medicina da UNIMES, desde 2005. Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade Católica de Santos

Fábio Cesar Prosdócimi

Professor Doutor

Graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1986), Especialização em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2013). Experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Anatomia e Fisiologia Humana.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1991), fez especialização em cirurgia geral na Santa Casa da Misericórdia de Santos em 1991. Mestre em Cl'inica M'edica pelo Centro universit'ario Lus'iada, em 2010. Atualmente é cirurgiã do aparelho digestivo - Santa Casa de Misericórdia de Santos, professora da disciplina de gastrocirurgia da Faculdade de Medicina Universidade Metropolitana de Santos e professora da disciplina de clínica cirúrgica da faculdade de medicina da Fundação Lusiada Celus. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia video-laparoscópica e cirurgia bariátrica.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2000). Residência Médica em Pediatria pela Santa Casa da Misericórdia de Santos (2002)Estágio de Complementação Especializada pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Título de Especialista em Alergia e Imunologia Clinica pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Certificado de Área de Atuação em Alergia e Imunologia Pediatrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Título de Especialista em Pediatria pela SBP. Professor Assistente da Disciplina de Pediatria da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Preceptor da Residência Médica em Pediatria da Santa Casa da Misericórdia de Santos (ISCMS). Responsável pelo Setor de Alergia e Imunologia do Serviço de Pediatria da Santa Casa da Misericórdia de Santos e pelo Ambulatório de Alergia e Imunologia AME- Santos. Membership of European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI). Membership of American Academy of Asthma, Allergy and Immunology ( AAAAI). Membership of American College of Allergy, Asthma and Immunology ( ACAAI).

Felisberto Serra

Professor Especialista

Graduado em Medicina pela Universidade Católica do Salvador (1975). Residência em Urologia e Cirurgia Geral (1978). Especialista em Urologia (1985). Professor Assistente de Propedêutica e responsável pela residência em Urologia da Faculdade de Medicina da Unimes (1998-atual).

Fernando Venturini

Professor Mestre

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), especialização em Desenvolvimento em Medicina Chinesa-Acupuntura pelo Centro de Pesquisa e Estudo em Medicina Chinesa, com o apoio do setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da Disciplina de Ortopedia do Departamento de Ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de Sào Paulo (2006), especialização em Psiquiatria pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2008), Título de especialista em Psiquatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira (2009),Professor Assistente de Psiquiatria do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos(UNIMES), Mestrando Profissional em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade Metropolitana de Santos(UNIMES 2015).

Gerson Aranha

Professor Mestre

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1982). Mestrando em Saúde Interdisciplinar (Linha: Estratégias Interdisciplinares na Pesquisa experimental de doenças endócrinas e metabólicas) - UNIFESP. Atualmente é professor adjunto da disciplina de obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropoliana de Santos (UNIMES). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia.

Guilherme Pereira Martins

Professor Especialista

Possui graduação em medicina pela faculdade de medicina de catanduva (2004) com especialização em ginecologia/obstetricia pela Irmandade da Santa Casa de misericórdia de Santos. Ex-coordenador do serviço de residência médica em tocoginecologia da Irmandade da Santa casa de Misericórdia de Santos ( 2012/2013 ). Atualmente é professor preceptor da Universidade Metropolitana de Santos, médico assistente e orientador da patologia obstétrica do serviço de tocoginecologia do hospital Santa Casa de Santos, médico assistente do serviço de tocoginecologia dos hospitais Ana Costa e Casa de Saúde de Santos.

Henrique Seiji Ivamoto

Professor Mestre

Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1968. Internato na City University of New York (1969-70), residências em Cirurgia e em Neurologia no New York Medical College (1970-72) e em Neurocirurgia na University of Vermont (1972-76). Mestrado em Educação conferido pela Universidade Católica de Santos em 2005. É médico da Santa Casa de Misericórdia de Santos, o mais antigo hospital brasileiro, fundado em 1543. Professor assistente da Universidade Metropolitana de Santos. Suas áreas de interesse são Neurocirurgia, Neurologia, Medicina Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas de Ensaios Controlados Randomizados, Propedêutica Neurológica e História da Medicina. Sua obra ?Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo? foi agraciada com o Prêmio Carlos Chagas da Academia Nacional de Medicina. Foi "review editor" do Journal of Microsurgery (EUA). Editor da revista Acta Medica Misericordiæ, revista dedicada às Santas Casas. Doutorando na UNIFESP.

Possui graduação em Ciências Médicas pelo Centro Universitário Lusiada (1985). Pós-graduação em Medicina do Trabalho pelo Centro Universitário Lusíada (1990). Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Medicina na área de Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral, Videolaparoscopia e Endoscopia Digestiva. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Per-oral (SBEP). Tesoureiro da Regional Litoral do CBC (biênio 2006-2007). Vice-Mestre da Regional Litoral do CBC (biênio 2008-2009). Atual Tesoureiro da Regional Litoral do CBC (biênio 2010-2011). Vice-mestre da Regional Litoral do CBC (2012-2015). Atual tesoureiro da Regional Litoral do CBC (2016-2018). Diretor científico da APM Santos, de 2014 à 2017. Atual professor auxiliar de ensino da cadeira de Sistema digestório da faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

João Paulo Esposito

Professor Doutor

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é médico da Universidade de São Paulo e professor da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de tireóide e marcadores biológicos de tumor.

Atualmente é professor assistente da Universidade Metropolitana de Santos, na disciplina de hematologia e medicina laboratorial. Responsável pelo serviço de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Ana Costa de Santos, onde atua no diagnóstico e tratamento de enfermidades hematológicas clínicas e oncológicas. Colabora com o laboratório do Hospital Ana Costa de Santos como consultor do setor de hematologia, para avaliação de casos mais complexos e estudos da medula óssea. Preceptor de hematologia da residência de clínica médica do Hospital Ana Costa de Santos.

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada(1994); Residência Médica em Clínica Médica e Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1998); Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia(1998); Doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2003) e MBA em Economia e Gestão em Saúde - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2004). Professor de Pneumologia do Centro Universitário Lusíada (UNILUS) e da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) . Tem experiência na área de Clínica Médica e Terapia Intensiva, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, TEV ,Economia da saúde, Farmacoeconomia

José Eduardo Nicolau

Professor Doutor

Possui mestrado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e Chefe Serviço de Hematologia - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTOS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: linfomas não-Hodgkin, leucemia mielóide crônica e transplante de medula óssea.

Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2004). Atualmente é diretor clinico - gastrocor s/c ltda, Professor assistente da Universidade Metropolitana de Santos: Médico chefe serviço de gastroenterologia - Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, no período de 1998 a 2014. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia. Título de Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia digestiva. Area de pesquisa clínica doença inflamatória intestinal e Câncer da Vesícula biliar. Gestão em saude como: Diretor tecnico do Ambulatorio Médico de Especialidades (AME) Santos (2009), Coordenador de Acesso-Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saude de Santos (2010/11) e Chefe do Departamento de Regulação de Sistemas e Acesso e Coordenador regional do SAMU litoral centro norte (2011/12).

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), especialização em dermatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (1969-1970) e mestrado em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2006). , atuando principalmente nos seguintes temas: dermatologia pediátrica.

José Salomão Dib

Professor com Especialização

Possui graduação em medicina pela Universidade Severino Sombra (1975). Residência Médica em Pediatria nos anos de 1976 e 1977 na Santa Casa de Santos. Atualmente é professor assistente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) .Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Gastroenterologia Infantil. Foi responsável pelo Serviço de Gastroenterologia Pediátrica da Santa Casa de Santos (SP). Assistente do Serviço de Pediatria desde fevereiro de 1978. Atua na emergência e na enfermaria pediatrica da Santa Casa de Misericórdia de Santos desde 1978. Foi docente colaborador e preceptor da área pediatrica aos sextanistas da Faculdade de Cências Médicas de Santos (Unilus) de 1989 a 1993. Preceptor da Residência de Pediatria concedido pela Santa Casa de Santos, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria desde 1983. Médico responsável pela 2ª Enfermaria (1ºB) desde 1989. Foi chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos no período de 1987 a 1990. Pós Graduação latu -senso em Pediatria no Hospital Ana Costa realizado entre 1998 e 1999. |Pós graduação Latu-Sensu em Pediatria durante 3 anos com início em 2002 e término em 2005 pela Universidade Metropolitada de Santos (UNIMES).Aprovado no Concurso Dasp em 30/05/1977, na especialidade de Pediatria, conforme pulbicação no D.O. de 8/9/1976. Aprovado no concurso público de Bertioga em 1994 para exercer a função de médico pediatra. Eleito médico do Ano em 2007 pela Associação dos Médicos de Santos,Sindicato dos Médicos de Santos e Secretaria Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos. Conferencista sobre Antibioticoterapia na Infância e Diarréia em Manhãs Cientificas realizada no dia 04/10/1989 na Santa Casa de Santos.

Joseph Bruno Bidin Brooks

Professor Doutor

Médico formado em Clínica Médica, Neurologia Clínica e Neurofisiologia Clínica. Mestre em Neurologia conferido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Professor Assistente da Disciplina de Estrutura e Função da Universidade Metropolitana de Santos. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Médico Neurologista Colaborador do ambulatório de Esclerose Múltipla no Hospital Guilherme Alvaro ( Centros de referência - DRS IV - Santos). Atua principalmente nos seguintes temas: Esclerose Múltipla, Neurofisiologia Clínica, Neurologia Clínica.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1997) e mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor assistente do curso de farmácia da Universidade Camilo Castelo Branco, professor no curso de enfermagem das Faculdades Associadas de Cotia e professor assistente dos cursos de odontologia e enfermagem da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Morfologia e Fisiologia, com ênfase em Anatomia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mama supranumerária, polimastia, valva atrioventricular, estenose e insuficiência.

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (2002). Graduação em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro de Estudos Unificados Bandeirantes (1982). Docente do curso de graduação em Medicina e Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Metropolitana de Santos). Coordenadora de projetos e do Programa de inserção da pessoa com deficiência no mundo do Trabalho: NUTRE- da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos. Atuação nas áreas da saúde, assistência social e educação. Enfase nos temas referentes à humanização, criança e adolescente, pessoas com deficiência, terceira idade e gestão de pessoas.

Graduação em Medicina pelo Centro Universitário Fundação Lusíada (1977), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Perinatologia e Ginecologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (1998), Doutorado em Medicina pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (2002), Título de Especialista em Obstetrícia, Ginecologia, Histeroscopia e Laparoscopia Ginecológica. Professor Titular da disciplina de Procedimentos Básicos em Medicina e Professor Assistente de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos. Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e Vice-Diretor Técnico do Hospital Ana Costa de Santos.

Luiz Carlos Angelini

Professor Doutor

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (1975), graduação em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (2001), Mestrado (1993) e Doutorado (1998) em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor assistente da disciplina de anatomia da Ortopedia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). No Hospital do Servidor Público Municipal -HSPM é chefe da Clinica Ortopedia e Traumatologia e da Clinica de Cirurgia da Mão. .É pesquisador executante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia da mão, ortopedia e traumatologia, reimplantes, mal formação congênita, rizartrose, osteotomia e fixador externo.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Design, Measurement and Evaluation - McMaster University (1983) e doutorado em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Universidade Metropolitana de Santos, médico do Ministério da Saúde e professor aposentado da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, mortalidade com dados secundários, morbidade por inquéritos, métodos de investigação.

Luiz Ludovico George

Professor Doutor

Possui doutorado em HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA pela FACULDADE DE MEDICINA (1970). Atualmente é professor responsável de histologia da Universidade Metropolitana de Santos. , atuando principalmente nos seguintes temas: comparativo, hérnia,eventrações, enxerto e rhynchosciara.

Manuel Carlos Carrilho

Professor Mestre

Possui graduação em MEDICINA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS´MÈDICAS DE SANTOS (1987) e mestrado em MEDICINA pelo Centro Universitário Lusíada (2013). Atualmente é professor da Universidade Metropolitana de Santos, médico da Prefeitura Municipal de Santos, médico do Hospital Ana Costa e cooperado/médico - Infantil Santos Cooperativa Médico-Hospitalar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Cursando ultimo semestre de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996). Residência em Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP- (1987 a 1990). Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (1989) e Mestrado em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professora de Dermatologia no curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos e médica supervisora do Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde desenvolve atividades assistenciais, didáticas e de pesquisa. No HCFMUSP é responsável pelo ambulatório Discromias, Doenças Acneiformes e Tricoses, e atua no ambulatório de Dermatologia Pediátrica. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Latino-americana de Dermatologia Pediátrica, da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Atua em consultório privado, com experiência na área de Dermatologia clínica e tratamentos com luz intensa pulsada e laser.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1977) com mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças crônicas não-transmissíveis com destaque para câncer da mama feminina e câncer colo do útero; inquérito populacional e desigualdade em saúde. É consultora ad hoc das revistas: Revista Brasileira de Epidemiologia (1415-790X), - Saúde e Sociedade (0104-1290), - Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) e - Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health. Desde 2005 vem trabalhando com educação médica.

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada (1991) e doutorado em Emergências Clínicas pela Universidade de São Paulo (2005). Pós doutorando pela UNIFESP -Campus Baixada Santista. Atualmente é instrutor do curso Advanced Trauma Life Support (ATLS), médico, chefe do departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Santos e professor da Universidade Metropolitana de Santos (disciplinas de ortopedia e traumatologia e urgéncias e emergéncias). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Ortopédica, e cirurgia do ombro e cotovelo. Linha de pesquisa nos seguintes temas: reação inflamatoria sistemica, modelos experimentais e sindrome do esmagamento.

Mirian Aparecida Boim

Professora Doutora

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (1981), mestrado em Biologia Molecular - Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Biologia Molecular - Fisiologia, pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Realizou Pós Doutorado na Harvard Medical School (1992-1994), em Boston, na área de biologia molecular de canais iônicos. Titulou-se como Professora Livre Docente em 2006. Atua como biomédica - pesquisadora associada da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo, sendo credenciada nos cursos de Pós Graduação da Disciplina de Nefrologia da UNIFESP e de Medicinal Translacional do Departamento de Medicina da UNIFESP. Tem experiência na área de Fisiologia e Fisiopatologia Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: nefropatia diabética, insuficiencia renal aguda, sistema renina angiotensina intracelular, rim e gravidez.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), Residência Médica em Pediatria, especialização em Genética Médica, mestrado em Histologia pela Escola Paulista de Medicina (1986) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas À Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1996). Tem experiência na área de educação em saúde e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de São Paulo, e professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, atuando nos cursos de graduação, em medicina e odontologia e na Pós-graduação como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ciência da Saúde.Tem experiência na área de Medicina, genética clínica com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: anomalias congênitas no período perinatal, dismorfologia e genética clínica.

Nilton Luiz Branco

Professor Especialista

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos - UNILUS (1980). Professor assistente da disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Médico neurologista do Ambulatório de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde de Santos. Atua nas áreas de neurologia e neurociências, com ênfase em Neurologia Cognitiva e Distúrbios do Movimento.

Paula Cavalcante Carturan

Professora Mestre

Médica graduada no Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) em 2004 com residência médica em ginecologia e obstetrícia realizada no Hospital Municipal Maternidade Escola Dr Mario de Moraes Altenfelder Silva (Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha) e título de especialista em Ginecologia e Obstetría (TEGO). Professora assistente da disciplina de Saúde da Mulher 2 da Universidade Metropolitana de Santos desde 2012. Atualmente cursando Mestrado em Saúde e Meio Ambiente na Universidade Metropolitana de Santos.

Paulo Augusto Alambert

Professor Mestre

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no ano de 1979. Residência Médica de Reumatologia Hospital Ana Costa 1981-1982.Pós-graduado "Latu Sensu" em Clínica Médica- Hospital Ana Costa 1998-2001.Título de especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e Associação Médica Brasileira.MESTRE PROFISSIONAL EM EFETIVIDADE EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS pelo Programa de Pós-graduação em EFETIVIDADE EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS da Universidade Federal de São Paulo no ano de 2002. Além de atuar como médico, atua também na área de preceptoria como professor responsável pela disciplina de Reumatologia, professor assistente da disciplina de Propedêutica e membro do grupo de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS) e professor assistente na disciplina de Reumatologia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Casado, pai de 4 filhos reside em Santos-SP

Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1976). Curso de Especialização em regime de Residência Médica em Radioterapia pela Escola de Cancerologia Celestino Bourroul - Hospital AC Camargo - Fundação Antonio Prudente (1977-1980). Curso de Especilização em Medicina e Segurança do Trabalho - Fundação Lusíada em convenio com a Fundacentro - Turma Jorge Duprat Figueiredo (1978-1979). Especialista em Segurança e Medicina do Trabalho pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo (1979). Especialista em Radioterapia pelo Colegio Brasileiro de Radiologia (CBR) e Associação Médica Brasileira (AMB) (1980). Mestrado em Medicina (Oncologia) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Oncologia pela Universidade de São Paulo (2001). Professor Auxiliar de Ensino da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada (1987-1997) e Professor Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Metroplitana de Santos - UNIMES (2000-2013). Presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia - SBRT (2001-2003) e Presidente da Asociacion Ibero-Latino Americana de Radioterapia - ALATRO (2008-2009). Professor da Escola Latino Americana de Radioterapia (e-ALATRO). Médico Legista da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (1985-2013)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1988), mestrado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular Endocrinologia da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipopituitarismo, ritmo circadiano, tsh e apoplexia hipofisária.

Priscila Ferreira Diniz

Professora com Especialização

Graduada em Medicina pela Universidade Metropolitana de Santos. Especialista em Reumatologia e Clínica Médica do Idoso pela Unimes e em Clínica Médica pela Unifesp. Atualmente é médica da Santa Casa de Misericórdia de Santos e professora assistente da Universidade Metropolitana de Santos.

Reinaldo Kenji Suzuki

Professor Mestre

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1988) e mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2006). Atualmente é médico gastroenterologista, professor na Área de Semiologia Técnica em Gastroenterologia, pela Faculdade Metropolitana de Santos, e pesquisador - Santa Casa de Misericordia de Santos , atuando principalmente nos seguintes temas: metaplasia, esofagite e Barret, doença inflamatória intestinal.

Ricardo Leite Hayden

Professor com Especialização

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Medicas de Santos (1975). Atualmente é Diretor Técnico de Saúde III do Hospital Guilherme Álvaro - Santos - Professor Titular da Universidade Metropolitana de Santos e Professor da Universidade Metropolitana de Santos, atua na área de Microbiologia e Infectologia.Atua também como Coordenador da Casa da Hepatite de Santos. Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, Associação Paulista de Controle de Infecção Hospitalar e Sociedade Paulista de Infectologia. Atuou como membro do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Guilherme Álvaro, de 2005 a 2011. Exerceu o cargo de Coordenador do Secretariado Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos, em 2011. Faz parte da Comissão de Padronização de Medicamentos da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, S.P.,desde 2011.

Roberto Focaccia

Professor Doutor

Mestre, Doutor e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-Diretor, Professor Emérito e Ex-Professor de Infectologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Docente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação (strito sensu). Medico aposentado Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde foi Diretor do Serviço de Doenças Transmissíveis do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias e do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, São Paulo, onde foi Presidente do Núcleo de Pesquisas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) e do Grupo de Hepatites Virais. Publicou 57 artigos em periódicos indexados (1072 citações; H:12- Scopus), 151 capítulos de livros e 9 livros publicados, incluindo o Tratado de Infectologia VERONESI-FOCACCIA (Prêmio Jaboti), agora já em sua 5ª. edição (2.602 páginas, 739 Colaboradores) e o Tratado de Hepatites Virais e Doenças Associadas (1.281 páginas, Colaboradores de 22 países). Consultor da Secretaria de Saúde de São Paulo e Ex-Consultor do Ministério da Saúde. Recebeu 46 Prêmios e/ou Homenagens. Participou de 32 eventos internacionais e 79 no Brasil. Orientador de 13 Teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Professor Visitante da Universidade do Porto. Co-Fundador da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Paulista de Infectologia. Membro de várias Sociedades Internacionais.

Roger Amorim Santos Diniz

Professor Mestre

Possui graduação em Medicina pela Faculdade De medicina de Vassouras (1993). Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (SBOT),Título de Especialista em Cirurgia da Mão(SBCM) ,Membro do Comitê de Doencas Ósteometabólicas (ABOOM) Professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Unimes Santos Atualmente é médico ortopedista da Prefeitura Municipal de Santos e cirurgião de mão - Med center. Tem experiência na área de Medicina

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Medicina (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pelo Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1 (1995), doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Prof. Titular do Dept. Cirurgia da Fundação Lusíada UNILUS, Santos (2008) e pelo Departamento de Cirurgia a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014). Atua como professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor da Fundação Lusíada e do Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1. Atualmente é orientador da Faculdade de Medicina da USP nas áreas de atuação em Clínica Cirúrgica e Fisiopatologia Experimental. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de laringe, cirurgia de cabeça e pescoço, voz, câncer de boca e laringe, disfagia. Links do Research IS: http://www.researcherid.com/rid/J-2992-2014 e ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6267-1147

Rosângela Ballego Campanhã possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado, 1988), doutorado em Ciências (Área - Bioquímica, 1997) e pós-doutorado em Biologia Molecular (1998) pela Universidade de São Paulo. Desde 1998 atua como docente e tem experiência na área de Ciências, principalmente no ensino de: bioquímica, biotecnologia, genética e no desenvolvimento de jogos e softwares didáticos (TICs) na formação professores. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e participa do Conselho Técnico e Científico junto ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), onde integra o Grupo de Pesquisa em Biotecnologia; a partir de janeiro de 2014, exerce a função de Coordenadora Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão do Centro de Ciências da Educação e Comunicação. Participou como (bolsista) Coordenadora de Área de Processos Educacionais do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid Capes de 2012 a 2015). Atualmente é bolsista CNPq, modalidade DTI-C, no Projeto Cidadania Empreendedora junto à Incubadora de Empreendimentos Econômicos Sociais Solidários do IPECI - UNISANTOS. Atua na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) como professor titular e na UNIMES Virtual.

Rosilene Morales

Professora Mestre

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2005). Atualmente é professora em neurocirurgia da Universidade Metropolitana de Santos, Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Santa Casa de São Paulo / FEHOSP (2013). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em neurocirurgia, neurofisiologia e neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conexões neurais e processos de aprendizagem, plasticidade cerebral, história da medicina, prevenção do neurotrauma, neuroginástica, atendimento domiciliar, cuidados paliativos e administração hospitalar.

Sérgio Luciano Pinto

Professor Especialista

Médico Pediatra da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Tem Título de Especialista na área de Pediatria (SBP) e UTI-Pediátrica ( SBP-AMIB). Preceptor de Pediatria com atuação no Hospital da Santa Casa de Santos pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Pediatra com atuação na Área de Cardiologia Infantil - Ambulatório -junto à Equipe de Cirurgia Cardíaca. Exerce a Chefia Técnica da UTI-Pediátrica da Santa Casa de Santos. Chefia Técnica da UTI Neonatal do Hospital Irmã Dulce - Praia Grande - SP

Sidney Costa Gaspar

Professor Mestre

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1981) e mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor de psiquiatria da Faculdade de Ciências da Saúde - Curso de Medicina - UNIMES, diretor clinico - Cruzada Bandeirante São Camilo de Assistência Médico - Social e trabalha como médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em seu próprio consultório.

Silvio Martinelli

Professor Doutor

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1990), mestrado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Obstetrícia e Ginecologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor titular da disciplina de Obstetricia da UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: obstetrícia, diagnóstico pré-natal, restrição do crescimento fetal, gravidez normal e prematuridade.

Tania Aguiar Passeti

Professora Doutora

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Faculdades Oswaldo Cruz (1988), mestrado em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC. Docente em instituições de ensino superior com experiência em cursos tradicionais e PBL. Ministra aulas nos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina e Terapia Ocupacional. Disciplinas de competência são: Imunologia, Microbiologia, Patologia Geral e Especial.

Thiago Fernandes Leomil

Professor com Especialização

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada(1998), residencia-medicapela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo(2001), residencia-medicapela Universidade Federal de São Paulo(2002) e residencia-medicapela Universidade Federal de São Paulo(2004). Atualmente é Médico Assistente da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Médico Intensivista da Santa Casa de Misericórdia de Santos e Professor - Disciplina de Pneumologia da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Medicina.

Victor Perez Teixeira

Professor Doutorando

Graduação em Odontologia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2003). Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e aprimoramento profissional em Odontologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas FMUSP (2006). Título de especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Conselho Federal de Odontologia (2006). Mestre em Ciências da Reabilitação, linha de pesquisa em Bases Celulares e Moleculares na Avaliação da Fisiopatologia de Órgãos e Sistemas na Universidade Nove de Julho (2011). Doutorando em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor dos cursos de Odontologia e Medicina da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Yara Dadalti Fragoso

Professora Doutora

Neurologista, Neurocientista. Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1981), neurologista (HSPE 1985), mestrado (1990) e doutorado (1994) pela Universidade de Aberdeen Escócia. Pós graduação reconhecida e validada pela USP como Mestrado e Doutorado em Medicina. Pós doutorada (CsF) e pesquisadora sênior do Institute of Medical Sciences, Universidade de Aberdeen Escócia, com pesquisas em neurociência translacional. Bolsista CNPq PQ, Membro do Comitê de Pareceres Técnicos do CNPq. Professora titular da Disciplina de Neurologia da Universidade Metropolitana de Santos, professora adjunta da Iniciação Científica da mesma instituição; coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da DRS IV, Sec Saúde SP desde 2001. Docente permanente da pós graduação da UNIMES e docente colaboradora da pós-graduação da UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa CNPq "Doenças neurológicas crônicas" desde 2007. Preceptora da Liga de Neurologia e Neurociências UNIMES Diretora da Pesquisa Clínica do Grupo Avançado de Assessoria Médica, com mais de 15 anos de experiência em pesquisas fases III e IV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Membro do CEPE/CONSUN UNIMES e do NDE Medicina UNIMES. Membro do Advisory Board Brasil TEVA, Advisory Board Brasil Roche e o Internacional Advisory Board Genzyme. Contatos pelo e-mail yara@bsnet.com.br

E-mail: sec.med@unimes.br

Horário: integral

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade