Pedagogia

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

Forma profissionais para desenvolver atividades relacionadas à docência na educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como na Gestão de espaços da educação básica e nas organizações sociais em geral, atuando no planejamento, supervisão e avaliação de projetos educacionais.

Perfil do curso


O curso de Licenciatura em Pedagogia está comprometido com a formação de um profissional de educação embasado em três dimensões: pessoal, profissional e institucional. Estabelecendo a relação direta entre teoria e prática a partir de um currículo que valoriza a pesquisa, a reflexão, a prática, a discussão sobre as questões políticas e pedagógicas.Ao formar o educador, o curso possibilita a compreensão dos diferentes contextos educacionais, por meio das discussões envolvendo conhecimentos históricos, filosóficos, sociais, econômicos, psicológicos e antropológicos, constituindo-o em agente transformador da sociedade.
A formação do Pedagogo no período noturno ocorre com uma carga horária de 3200 horas, com 300 horas de Estágio Supervisionado, distribuídas em 06 semestres.
- Corpo Docente constituído por Mestres e Doutores com ampla experiência no exercício docente tanto na Educação Básica como no Ensino Superior e em práticas de Gestão Educacional;
- Laboratório de brinquedos e brincadeiras como possibilidade de aprimoramento e pesquisa do pedagogo em formação por meio de práticas voltadas para a Educação;
- Conhecimento em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
- Acompanhamento psicopedagógico que auxilia os universitários em questões pessoais e pedagógicas ao longo da sua formação;
- Bolsa de Iniciação Científica para pesquisa já na Graduação.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profª Dra Mariângela Camba
Ato legal: Autorização e Funcionamento: Parecer CFE Nº 1000, de 15/9/72 e Decreto Federal Nº 71.301, de 01/11/72/Reconhecimento: Parecer CFE Nº 71/75 e Decreto Federal Nº 75.498, de 18/3/75

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Leitura e Produção de textos
-Psicologia da Educação
-História da Educação
-Sociologia da Educação
-Comunicação, Educação e Tecnologias – EaD

-Filosofia da Educação
-Didática
-Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
-Língua Brasileira de Sinais (EaD)
-Estudos Estatísticos e Educação
-Atividades Complementares

-Políticas e Organização da Educação Básica (EaD)
-Didática e Prática
-Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
-Currículo Teoria e Prática
-Educação Inclusiva
-Linguagens e Literatura Infantil e Práticas
-Atividades Complementares

-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Práticas
-O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Práticas
-Metodologia da Pesquisa científica (EaD)
-Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
-A Arte na Educação Infantil e Práticas
-Estágio Curricular Supervisionado

-Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Prs (EaD)
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geo e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Práticas
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão do Curso

-Gestão dos Espaços Educativos e Práticas
-Planejamento Educacional e Práticas
-Avaliação Educacional e Práticas
-Coordenação do Trabalho Pedagógico e Práticas
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão do Curso

Mariangela Camba

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação ( Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Aglaer de Mattos Aguiar

Professor Mestre

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Santos(1991), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Santos(1994), especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino Superior pelo Centro Universitário Monte Serrat(2001) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Monte Serrat(2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Metropolitana de Santos.

Carlo Magenta Cunha

Professor Doutor

Graduação
Ciências Biológicas
Universidade Santa Cecília
1995-1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres
Universidade de São Paulo
2006-2010

Componentes curriculares na Graduação
Zoologia de Invertebrados e Zoologia de Vertebrados, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência e Prática. Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Comissão para estudos da Educação Ambiental

Graduação
Lic. Ed. Artística c/ Hab. em Artes Plásticas
Universidade de São Paulo
Ano de conclusão 2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2016

Componentes curriculares na Graduação
Arte e Processo de Criação II
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratório Virtual de Pedagogia – Núcleo de Aprofundamento (EF\G)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Arte na Educação infantil e Práticas

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico
1977

História
Universidade Bandeirante de São Paulo
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo- PUC
2005

Componentes Curriculares na Graduação
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos, Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Práticas, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Projeto de Pesquisa: Avaliação e interdisciplinaridade: o papel da avaliação como
acompanhamento das práticas educativas no ensino fundamental.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

Sirlei Ivo Leite Zoccal

Professora Mestre

Graduação.6
Pós-Graduação Lato sensu
Licenciatura Plena para o Magistério
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP
2002

Especialização em Gestão Educacional
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Gestão Escolar Centro
Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Psicopedagogia
Universidade Católica de Santos
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Universidade Católica de Santos
2011

Comissão de Pesquisa ou Identificar Projetos:
Avaliação e interdisciplinaridade: o papel da avaliação como acompanhamento das práticas educativas no ensino fundamental.

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.


E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade