Pedagogia

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

Forma profissionais para desenvolver atividades relacionadas à docência na educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como na Gestão de espaços da educação básica e nas organizações sociais em geral, atuando no planejamento, supervisão e avaliação de projetos educacionais.

Perfil do curso


O curso de Licenciatura em Pedagogia está comprometido com a formação de um profissional de educação embasado em três dimensões: pessoal, profissional e institucional. Estabelecendo a relação direta entre teoria e prática a partir de um currículo que valoriza a pesquisa, a reflexão, a prática, a discussão sobre as questões políticas e pedagógicas.Ao formar o educador, o curso possibilita a compreensão dos diferentes contextos educacionais, por meio das discussões envolvendo conhecimentos históricos, filosóficos, sociais, econômicos, psicológicos e antropológicos, constituindo-o em agente transformador da sociedade.
A formação do Pedagogo no período noturno ocorre com uma carga horária de 3200 horas, com 300 horas de Estágio Supervisionado, distribuídas em 06 semestres.
- Corpo Docente constituído por Mestres e Doutores com ampla experiência no exercício docente tanto na Educação Básica como no Ensino Superior e em práticas de Gestão Educacional;
- Laboratório de brinquedos e brincadeiras como possibilidade de aprimoramento e pesquisa do pedagogo em formação por meio de práticas voltadas para a Educação;
- Conhecimento em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
- Acompanhamento psicopedagógico que auxilia os universitários em questões pessoais e pedagógicas ao longo da sua formação;
- Bolsa de Iniciação Científica para pesquisa já na Graduação.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profª Dra Mariângela Camba
Ato legal: Autorização e Funcionamento: Parecer CFE Nº 1000, de 15/9/72 e Decreto Federal Nº 71.301, de 01/11/72/Reconhecimento: Parecer CFE Nº 71/75 e Decreto Federal Nº 75.498, de 18/3/75

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Leitura e Produção de textos
-Psicologia da Educação
-História da Educação
-Sociologia da Educação
-Comunicação, Educação e Tecnologias – EaD

-Filosofia da Educação
-Didática
-Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
-Língua Brasileira de Sinais (EaD)
-Estudos Estatísticos e Educação
-Atividades Complementares

-Políticas e Organização da Educação Básica (EaD)
-Didática e Prática
-Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
-Currículo Teoria e Prática
-Educação Inclusiva
-Linguagens e Literatura Infantil e Práticas
-Atividades Complementares

-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Práticas
-O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Práticas
-Metodologia da Pesquisa científica (EaD)
-Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
-A Arte na Educação Infantil e Práticas
-Estágio Curricular Supervisionado

-Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Prs (EaD)
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geo e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Práticas
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Práticas
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão do Curso

-Gestão dos Espaços Educativos e Práticas
-Planejamento Educacional e Práticas
-Avaliação Educacional e Práticas
-Coordenação do Trabalho Pedagógico e Práticas
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão do Curso

Mariangela Camba

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação ( Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Aglaer de Mattos Aguiar

Professor Mestre

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Santos(1991), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Santos(1994), especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino Superior pelo Centro Universitário Monte Serrat(2001) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Monte Serrat(2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Metropolitana de Santos.

Carlo Magenta Cunha

Professor Doutor

Possui graduação em Ciências Biologicas (1998) e Bacharelado em Biologia Marinha (1999) pela Universidade Santa Cecilia. Doutor em Ciências pelo Departamento de Anatomia de Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP (2010). Atualmente é Bolsista de Pós doutorado FAPESP onde desenvolve trabalho de Filogenia, Sistemática e taxonomia de Aplysiomorpha (Aplysia, Aplysiidae). Tem atuado ativamente como biólogo, participando como editor de revista científica, grupos e fóruns de pesquisa no Brasil (USP, UEPB, UFES) e no exterior (ZSM, Zoologische Staatssammlung, Alemanha; Universidad de Cádiz, Espanha), participando de projetos de pesquisa vinculados à FAPESP, CNPQ, CAPES e no acompanhamento de alunos na Iniciação Científica. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes; Taxonomia e Sistemática de Moluscos; Curadoria e Anatomia comparada. Parecerista ad hoc de projetos de agências de fomento nacionais. Docente dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidads Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, politicas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor especialista da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Doutora em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro), Mestre em Geografia Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) , Licenciada (1996) e Bacharel (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMES). Possui experiência docente no ensino superior (Geografia, Pedagogia e Turismo),Ensino a Distância (EAD) e na Educação Básica. Exerce supervisão de estágios na Licenciaturas de Geografia (UNIMES) e no bacharelado em Relações Internacionais (UNISANTOS). Atua com pesquisa nas seguintes temáticas relacionadas à Geografia: ensino, percepção e cognição do meio ambiente e turismo.

Sirlei Ivo Leite Zoccal

Professora Mestre

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos (2011), Linha de Pesquisa: Formação e Profissionalização Docente. Pós- graduada pela UNICAMP em Gestão Educacional (2007); Especialista em Gestão Escolar; Psicopedagoga pela UNISANTOS (2006) e licenciada pela UNESP. Experiência de vinte e oito anos na área educacional. Professor titular da SEE/SP, exerce a função de Supervisora de Ensino na DER-Santos atua com Programas de Formação de Professores Alfabetizadores - Ler e Escrever; Orientadora de Estudos PNAIC (2013); membro do Grupo Referência polo 10 da SEE/SP(2011/2012). Trabalha na formação continuada de educadores, desde 2002, tendo sido Coordenadora Geral e de Grupo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - Letra e Vida. Atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES e da Universidade Católica de Santos UniSantos nos cursos de Pedagogia. Professora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com bolsa de pesquisa CAPES.

E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade