Psicologia

10 semestres

Tipo:

Bacharelado

Área:

Ciências humanas

O curso busca garantir formação sólida, integral para que o egresso seja possuidor de conhecimentos com competências e habilidades que o torne capaz de atuar nos níveis da prevenção, manutenção, promoção e recuperação da saúde, assim como nos processos clínicos pautados em princípios éticos, visando contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da sociedade. O perfil que o curso almeja em sua formação é o de um profissional atuante na Psicologia e Processos clínicos com competências ética e coerente para responder à demandas em processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, de psicoterapia, bem como outras estratégias clínicas de ordem psicológica. Outro perfil almejado no curso diz respeito à Psicologia e Processos de prevenção e promoção da saúde, que visa formar um profissional que atuará com competências de caráter preventivo na proteção e promoção da saúde e qualidade de vida em diferentes contextos. O egresso do Curso de Graduação em Psicologia da UNIMES deve estar preparado para o cenário político e econômico brasileiro, no qual o exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação do psicólogo, exigindo deste uma postura científica, crítica, ética, social, com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens.

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

  • 7 º semestre

  • 8 º semestre

  • 9 º semestre

  • 10 º semestre

Língua Portuguesa
Fundamentos socioantropológicos da Psicologia
Neuroanatomia Funcional
Fundamentos Filosóficos da Psicologia
Metodologia Científica

Psicologia do desenvolvimento I - Infância
Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia
Genética e Evolução
LIBRAS
Processos Psicológicos Básicos

Psicologia do desenvolvimento II - Adolescência
Estatística
Psicologia da Personalidade
Psicologia Experimental
Psicologia Social e Comunitária – Ênfase I

Psicologia do desenvolvimento III - Vida Adulta e Velhice
Psicologia da Saúde: hospitalar e psicooncologia - Ênfase I
Análise do Comportamento Aplicado
Psicologia Jurídica - Ênfase I
Ética Profissional e Direitos Humanos

Psicofarmacologia
Métodos e Técnicas de Avaliação Cognitiva
Psicopatologia
Psicologia Organizacional e do Trabalho – Ênfase I
Fundamentos da Gestalt-Terapia – Ênfase II
Teoria Existencial Humanista

Fundamentos da Clínica Psicanalítica - Ênfase II
Métodos e Técnicas de Avaliação Projetiva
Psicopatologia Aplicada
Dinâmica e Gestão com Pessoas
Psicologia Cognitiva – Ênfase II

Psicodiagnóstico
Fundamentos da Psicologia do Portador das Necessidades Educacionais Especiais
Psicologia Escolar
Psicologia e Saúde Pública
Intervenção em Psicologia Organizacional e do Trabalho – Ênfase I

Psicodiagnóstico Interventivo
Intervenções: Psicologia do Portador das Necessidades Educacionais Especiais
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia
Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Abordagem Fenomenológico-Existencial – Ênfase II
Psicologia Preventiva em Educação – Ênfase I

Técnicas de Aconselhamento Psicológico I (Bases: Psicanalíticas e Humanistas) – Ênfase I e II
Técnicas e Práticas Psicoterápicas I (Bases: Fenomenológica – Existencial, Psicanalíticas, Comportamental, CognitivoComportametnal, Gestalt) - Ênfase II
Psicologia Institucional e Comunitária I – Ênfase I
Psicologia, Meio Ambiente e Diversidade Cultural – Ênfase I
Psicologia do Esporte
Aspectos Psicossociais da Família
Psicologia da Comunicação

Técnicas de Aconselhamento Psicológico II (Bases:
Psicanalíticas e Humanistas) – Ênfase I e II
Técnicas e Práticas Psicoterápicas II (Bases: Fenomenológica – Existencial, Psicanalíticas, Comportamental, Cognitivo Comportametal, Gestalt) – Ênfase II
Psicologia Institucional e Comunitária II– Ênfase I
Fundamentos Psicoterápicos Grupais
Psicologia Contemporânea – Ênfase I
Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC-II

Abigail Malavasi

Professora Doutora | Coordenador(a)

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Graduada em Matemática pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1990). Mestrado e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo. Professora Doutora e Pesquisadora do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental junto ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos. Pesquisadora e membro do Nucleo Telessaúde Unisantos. Pesquisadora Sênior do Grupo de Estudos em Epidemiologia Ambiental do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Bioestatística, Epidemiologia, Epidemiologia ambiental, Poluição do ar, Telessaúde, avaliação de efeitos da poluição do ar na saude humana.

Luana Carramillo Going

Professora Doutora

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia; Administração Escolar de 1º e 2º Grau. Graduação em Formação de Psicólogo. Coordenadora do MESTRADO PROFISSIONAL : PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL da Universidade Metropolitana de Santos. Membro da comissão do programa de implantação novos cursos de Pós Graduação Stricto Sensu ( APCNs) da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP. Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Professora da Universidade Católica de Santos (até a presente data) e da Universidade Metodista de São Paulo (até 2011).Orientadora PEC_USP. Membro da Comissão de Reestruturação Curricular e do comitê de Avaliação e Gestão dos Processos Educacionais CAGEPE da Faculdade Anchieta/SP (2009 até a 2011). Experiência nas áreas da Educação: Gestão,Currículo, Alfabetização, Ensino -Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre

Graduação
Psicologia
UNIP
1990

Pós-Graduação Lato sensu
Cinesiologia psicológica
Instituto Sedes Sapientiae
1998

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Psicologia Clínica pelo Núcleo de estudos junguianos
PUC
2009

Componentes curriculares na Graduação
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos

Coordenação de Cursos
Licenciatura em Educação Especial, Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), Residência Médica em Pediatria, especialização em Genética Médica, mestrado em Histologia pela Escola Paulista de Medicina (1986) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas À Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1996). Tem experiência na área de educação em saúde e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de São Paulo, e professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, atuando nos cursos de graduação, em medicina e odontologia e na Pós-graduação como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ciência da Saúde.Tem experiência na área de Medicina, genética clínica com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: anomalias congênitas no período perinatal, dismorfologia e genética clínica.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Yara Dadalti Fragoso

Professora Doutora

Neurologista, Neurocientista. Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1981), neurologista (HSPE 1985), mestrado (1990) e doutorado (1994) pela Universidade de Aberdeen Escócia. Pós graduação reconhecida e validada pela USP como Mestrado e Doutorado em Medicina. Pós doutorada (CsF) e pesquisadora sênior do Institute of Medical Sciences, Universidade de Aberdeen Escócia, com pesquisas em neurociência translacional. Bolsista CNPq PQ, Membro do Comitê de Pareceres Técnicos do CNPq. Professora titular da Disciplina de Neurologia da Universidade Metropolitana de Santos, professora adjunta da Iniciação Científica da mesma instituição; coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da DRS IV, Sec Saúde SP desde 2001. Docente permanente da pós graduação da UNIMES e docente colaboradora da pós-graduação da UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa CNPq "Doenças neurológicas crônicas" desde 2007. Preceptora da Liga de Neurologia e Neurociências UNIMES Diretora da Pesquisa Clínica do Grupo Avançado de Assessoria Médica, com mais de 15 anos de experiência em pesquisas fases III e IV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Membro do CEPE/CONSUN UNIMES e do NDE Medicina UNIMES. Membro do Advisory Board Brasil TEVA, Advisory Board Brasil Roche e o Internacional Advisory Board Genzyme. Contatos pelo e-mail yara@bsnet.com.br

E-mail: ouvidoria@unimes.br

Horário: matutino/noturno/

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade