Educação Especial

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humana

A Licenciatura em Educação Especial abrange o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuação na docência de alunos portadores de necessidades especiais. Os participantes estudam as deficiências físicas, visuais, auditivas e mentais que exigem cuidados especiais na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em uma perspectiva da educação inclusiva. Egressos do programa podem atuar na docência e no apoio aos professores que atendem alunos inclusos.

Área de atuação

Docência na Educação Especial, apoio a professores com crianças inclusas, instituições que atuam com crianças e jovens com deficiência.

Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Resolução: CEPE/CONSUN Nº 23/17
Coordenador (CV lattes): Profª Me Marisa Vicente Catta Preta

Disciplinas:

Primeiro Semestre

Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Fundamentos da Educação Inclusiva
Políticas Públicas em Educação Inclusiva
Formação Docente e Educação Inclusiva

Segundo Semestre

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Diagnóstico e Intervenção
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva da Pessoa com Deficiência
Atividades Complementares I

Terceiro Semestre

Didática
Política e Organização da Educação Básica *
Superdotação e Altas Habilidades
Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia
Educação e Diversidade
Psicomotricidade
Atividades Complementares II

Quarto Semestre

Avaliação Educacional *
Metodologia da Pesquisa Científica
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Deficiências Múltiplas: Fundamentos e Metodologias
Disciplina Optativa
Disciplina Optativa
Outras Atividades – Hora/Relógio
Estágio Curricular Supervisionado I

Quinto Semestre

Deficiência Auditiva: Fundamentos e Metodologias
Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas *
Planejamento Educacional e Prática
Disciplinas Optativas
Disciplina Optativa
Outras Atividades – Hora/Relógio
Estágio Curricular Supervisionado II

Sexto Semestre

Deficiência Intelectual: Fundamentos e Metodologias
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem *
Currículo: Teoria e Prática
Disciplina Optativa
Outras Atividades – Hora/Relógio
Estágio Curricular Supervisionado III
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

* DISCIPLINAS QUE CONTEMPLAM A TRANSVERSALIDADE

• Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002.
06 semestres – 03 anos.
Mínimo de Carga Horária – 2.800 horas.

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Psicologia
UNIP
1990

Pós-Graduação Lato sensu
Cinesiologia psicológica
Instituto Sedes Sapientiae
1998

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Psicologia Clínica pelo Núcleo de estudos junguianos
PUC
2009

Componentes curriculares na Graduação
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos

Coordenação de Cursos
Licenciatura em Educação Especial, Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestranda

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Graduação
Bacharelado em Física
UNICAMP
2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Astronomia
Observatório Nacional/MCT
2005

Componentes curriculares na Graduação
Física Geral (Licenciaturas em Química, Biologia e Matemática) Ópticas Geométrica e Ondas.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Distúrbios da audio comunicação
PUC
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Componentes curriculares na Graduação
Educação Inclusiva; LIBRAS, Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

secretaria.educacaoespecial@unimes.br

60 pólos

100 vagas

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