Geografia

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Sociais

O curso capacita ao exercício da docência em Geografia em todas as suas dimensões o que supõe compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. O profissional estará, ainda em condições de identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço, selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto, avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos e elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas, dominar os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio, organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

Área de atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profª. Dra. Regina Helena Tunes
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

-Avaliação Educacional
-Biogeografia
-Cartografia Temática
-Climatologia
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Didática
-Elementos de Cartografia
-Formação da Ciência Geográfica
-Geografia Agrária
-Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais
-Geografia do Turismo
-Geografia Econômica
-Geografia Industrial
-Geografia Regional da América Latina
-Geografia Regional do Brasil
-Geografia Urbana
-Geomorfologia
-Geopolítica
-Hidrografia
-História e Filosofia da Educação
-Leitura e Produção de Texto
-Língua Brasileira de Sinais – Libras
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Metodologia e Prática do Ensino de Geografia I
-Metodologia e Prática do Ensino de Geografia II
-Política e Organização da Educação Básica
-Produção de Material Didático em Geografia
-Psicologia da Educação
-Realidade Brasileira
-Regionalização do Espaço Mundial
-Sociologia da Educação
-Teoria da Região e Regionalização
-Trabalho de Conclusão de Curso
-Atividades Complementares I
-Atividades Complementares II
-Atividades Complementares III
-Atividades Complementares IV
-Estágio Curricular Supervisionado I
-Estágio Curricular Supervisionado II
-Estágio Curricular Supervisionado III

Regina Helena Tunes

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2015

Componentes curriculares na Graduação
Geografia Industrial; Geopolítica, Geografia Econômica I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos: Comissão das Licenciaturas, Comissão para estudos das temáticas afro-brasileira e indígena.

Grupo de Pesquisa: GEOUNIMES

Coordenação de Cursos
Coordenação do curso de Geografia

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Andrei Cornetta

Professor Doutor

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2017

Componentes curriculares na Graduação
Projeto Integrado, Economia e Finanças Públicas, Políticas Públicas, Introdução à Economia, Economia.

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2007

Componentes curriculares na Graduação
Formação da Ciência Geográfica; Teoria da Região e Regionalização; Geografia do Turismo; Trabalho de Conclusão de Curso.

Erika Megumy Tsukada

Professora Mestre

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Física
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Componentes curriculares na Graduação
Realidade Brasileira; Geografia Regional do Brasil; Produção de Material Didático em Geografia.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Graduação
Letras
FFLCH
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Tradução: Língua e cultura italiana FFLCH/USP
2015

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática / Trabalho de Conclusão de Curso / Literaturas Africanas de Língua Portuguesa / Literatura Portuguesa II: do Realismo à Atualidade.

Juliana Janaina Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Graduação
Bacharel e Licenciatura em Filosofia
Universidade Católica de Santos
2008

Pedagogia
UFSCar
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Ética, valores e cidadania na escola
Universidade de São Paulo
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Ensino de Filosofia
UFSCar
2015

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Filosofia
UNICAMP
Em andamento

componentes curriculares
Estética
Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia II

Coordenadora do curso
Licenciatura em Filosofia

Graduação
Licenciatura e Bacharelado em Geografia
Universidade São Paulo
1985

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Física
Universidade São Paulo
1993

Componentes curriculares na Graduação
Climatologia, Hidrografia, Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais e Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português
FFLCH - USP
1970

Mestrado: Letras – Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo
1978

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

Simone Rezende da Silva

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Universidade de São Paulo
2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Humana
Universidade de São Paulo
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Geografia Física
Universidade de São Paulo
2008

Componentes curriculares na Graduação
Biogeografia, Regionalização do Espaço Mundial, Geografia Regional da América Latina e Trabalho de Conclusão de Curso.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Graduação
Letras
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
1972

Direito
Faculdade de Direito de Sorocaba FAD
1972

Pedagogia
Faculdade de Educação
Ciências e Letras
1977

Pós-Graduação Lato sensu
Língua e Literatura Portuguesa
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1994

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1993

Ficção Brasileira de Fundo Social
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos
2003

Componentes curriculares na Graduação
Didática, Didática e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Técia Regiane Bérgamo

Professora Mestre

Graduação
Licenciatura em Geografia
Faculdade Adamantinense Integrada - FAI
1997

Pós-Graduação Lato sensu
Gestão Ambiental
Universidade São Judas Tadeu – USJT
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Tecnologia em Gestão Ambiental
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT
2012

Componentes curriculares na Graduação
Educação Ambiental, Geomorfologia, Educação Ambiental, Fundamentos da Educação Ambiental, Hidrologia, Geologia, Recuperação de Áreas Impactadas, Manejo de Recursos Naturais e gestão Turística de Ambientes Naturais.

secretaria.geografia@unimes.br

60 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade