História

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso capacita ao exercício da docência em história em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O profissional estará, ainda, em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento dominando as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas, problematizando, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, conhecendo as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação e transitando pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento.

Área de atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Prof. Me. Maurício Nunes Lobo
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

-Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios
-Avaliação Educacional
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Didática
-Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
-Fundamentos de Museologia, Arquivologia e Patrimônio Cultural
-História Antiga
-História Contemporânea I
-História Contemporânea II
-História da América I
-História da América II
-História das Ideias Políticas e Econômicas
-História do Brasil I
-História do Brasil II
-História do Brasil III
-História e Filosofia da Educação
-História e Linguagens
-História Medieval
-História Moderna
-Historiografia e Teoria da História
-Introdução aos Estudos Históricos
-Leitura e Produção de Texto
-Língua Brasileira de Sinais – Libras
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Metodologia e Prática do Ensino da História I
-Metodologia e Prática do Ensino da História II
-Política e Organização da Educação Básica
-Psicologia da Educação
-Sociologia da Educação
-Trabalho de Conclusão de Curso
-Atividades Complementares I
-Atividades Complementares II
-Atividades Complementares III
-Atividades Complementares IV
-Estagio Curricular Supervisionado I
-Estagio Curricular Supervisionado II
-Estagio Curricular Supervisionado III

Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)
Universidade Estadual Paulista - UNESP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Urbanismo
Universidade de Lisboa
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
História Antiga; História Medieval; História do Brasil II; História e Filosofia da Ciência e História Moderna.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: História, Cultura e Representação

Coordenação de Cursos
Coordenador do curso de Licenciatura em História (EaD e Presencial)

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Católica de Santos
1983

História
Universidade Católica de Santos
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
2003

Componentes curriculares na Graduação
História do Brasil I, História do Brasil III, História e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Historiografia e Teoria da História e História do Brasil I.

Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. É professor na Universidade Católica de Santos desde 2010, na qual atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e coordena o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Graduação
História
Universidade Federal de Minas Gerais
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
1994

Componentes curriculares na Graduação
História da América I, História da América II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História das Ideias Políticas e Econômicas;História da América 1; História das Ideias Políticas e Econômicas.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português
FFLCH - USP
1970

Mestrado: Letras – Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo
1978

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Nanci Lancha Novo

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade de São Paulo
1975

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História
Universidade de São Paulo
1998

Componentes curriculares na Graduação
Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios, História e Filosofia da Educação; História da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Graduação
Letras
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
1972

Direito
Faculdade de Direito de Sorocaba FAD
1972

Pedagogia
Faculdade de Educação
Ciências e Letras
1977

Pós-Graduação Lato sensu
Língua e Literatura Portuguesa
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1994

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1993

Ficção Brasileira de Fundo Social
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos
2003

Componentes curriculares na Graduação
Didática, Didática e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

secretaria.historia@unimes.com.br

60 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade