Matemática

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Exatas

O curso capacita ao exercício da docência em Matemática o que supõe uma visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina. O profissional terá ainda habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise de situação-problema.

Área de Atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura (Matemática)
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profª Dra. Auriluci de Carvalho Figueiredo
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

-Álgebra Linear
-Aplicativos de Informática para a Matemática
-Avaliação Educacional
-Cálculo Diferencial e Integral l
-Cálculo Diferencial e Integral ll
-Cálculo Diferencial e Integral lll
-Cálculo Numérico
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Didática
-Estatística
-Física II
-Física l – Geral e Experimental
-Fundamentos da Álgebra
-Fundamentos da Análise
-Fundamentos da Geometria – Geo Euclidiana
-Fundamentos da Matemática l
-Fundamentos da Matemática ll
-Geometria Analítica e Vetores
-História e Filosofia da Ciência
-História e Filosofia da Educação
-Leitura e Produção de Texto
-Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Metodologia e Prática do Ensino da Matemática I
-Metodologia e Prática do Ensino da Matemática II
-Política e Organização da Educação Básica
-Probabilidade
-Psicologia da Educação
-Sociologia da Educação
-Teoria dos Números I
-Teoria dos Números Il
-Trabalho de Conclusão de Curso
-Atividades Complementares I
-Atividades Complementares II
-Atividades Complementares III
-Atividades Complementares IV
-Estágio Curricular Supervisionado I
-Estágio Curricular Supervisionado II
-Estágio Curricular Supervisionado III

Auriluci de Carvalho Figueiredo

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Licenciada em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
Ano de conclusão: 1979

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Educação Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de conclusão: 1988

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2007

Componentes curriculares na Graduação
Estatística, Estudos Estatísticos e Educação, Estatística Indutiva; Fundamentos da Álgebra; Fundamentos da Geometria; Geometria Analítica, Estatística Aplicada a Pesquisa de Mercado.

Coordenação de Cursos
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática EAD e Presencial

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
UNIMES
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional
Universidade Católica de Brasília
2008

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação: Formação de Formadores
PUC-SP
2015

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Psicologia da Educação PUC-SP
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
Políticas e Organização da Educação Básica;
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Gestão dos Espaços Educativos e Prática.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Licenciada em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
Ano de conclusão: 1979

Pós-Graduação Lato Sensu
Especialização em Ciências Físicas e Biológicas
Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, Brasil
Ano de conclusão: 1993

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Universidade Guarulhos, UNG, Guarulhos, Brasil
Ano de conclusão: 1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, São Bernardo Do Campo, Brasil
Ano de conclusão: 2005

Componentes curriculares na Graduação
Aplicativos de Informática para Matemática, Matemática Financeira e Trabalho de Conclusão de Curso

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Graduação
Licenciatura em Matemática
Universidade Federal Fluminense – UFF
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Teorias, Métodos e Práticas em EAD
Universidade Virtual do Estado de São Paulo- UNIVESP
em andamento

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Matemática
Universidade Federal do ABC - UFABC
2013

Componentes curriculares na Graduação
Complementos de Matemática, Cálculo Diferencial e Integral I.

Graduação
Engenharia Electrotécnica
Universidade de Coimbra Portugal Ano de conclusão
1977

Graduação
Licenciatura em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
1988

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Computação e Sistemas Digitais
Universidade Santa Cecília - Santos
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação
Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte
2002

Componentes Curriculares na Graduação
Cálculo Diferencial e Integral II

Marcelo Eduardo Pereira

Professor Mestre

Graduação
Licenciatura em Matemática
USANTOS
1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Ensino de Matemática
PUC-SP
2007

Componentes curriculares na Graduação
Pré-Cálculo com Geometria Analítica, Cálculo Numérico, Fundamentos da Álgebra, Probabilidade.

Graduação
Licenciatura em Matemática
Centro Universitário Monte Serrat
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Ciências
Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo
2015

Componentes curriculares na Graduação
Cálculo Numérico;
Cálculo Diferencial e Integral II;
Atividades Complementares e Estágios;
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática e Prática;
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática I;
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática II;
Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Estatistica Aplicada ao Serviço Social

Marco Antonio Di Pinto

Professor Mestre

Graduação
Licenciado em Matemática
Universidade Santa Cecília
Ano de conclusão: 1985

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2000

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos da Matemática I, Álgebra Linear, Fundamentos de Análise, Matemática Aplicada a Administração, Lógica.

Coordenação de Cursos
Membro da Comissão Própria de Avaliação.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português
FFLCH - USP
1970

Mestrado: Letras – Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo
1978

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Mariana Carolina de Assis

Professora Mestre

Graduação
Bacharelado em Física
Unicamp
2009

Licenciatura em Matemática
Unicamp
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
UNICAMP
2013

Componentes curriculares na Graduação
EaD - Licenciatura em Física, Eletricidade, Aplicativos de Informática para a Física, Termologia / Física II, Teoria dos Números I.

EAD – Gestão de Tecnologia da Informação; Criptografia e Segurança da Informação.

Presencial – Licenciatura em Matemática; Cálculo Diferencial e Integral I; Física Teórica.




Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre

Graduação
Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)
Universidade Estadual Paulista - UNESP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Urbanismo
Universidade de Lisboa
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
História Antiga; História Medieval; História do Brasil II; História e Filosofia da Ciência e História Moderna.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: História, Cultura e Representação

Coordenação de Cursos
Coordenador do curso de Licenciatura em História (EaD e Presencial)

Nanci Lancha Novo

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade de São Paulo
1975

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História
Universidade de São Paulo
1998

Componentes curriculares na Graduação
Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios, História e Filosofia da Educação; História da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Bacharelado em Física
UNICAMP
2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Astronomia
Observatório Nacional/MCT
2005

Componentes curriculares na Graduação
Física Geral (Licenciaturas em Química, Biologia e Matemática) Ópticas Geométrica e Ondas.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Distúrbios da audio comunicação
PUC
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Componentes curriculares na Graduação
Educação Inclusiva; LIBRAS, Trabalho de Conclusão de Curso.

Rubens de Souza

Professor Mestre

Graduação
Faculdade de Artes Plásticas FATEA
1989

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em pós-graduação lato sensu - fundamentos da cultura
UNESP
2001

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão EAD
Universidade Federal Fluminense
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
UNIMARCO
2004

Componentes curriculares na Graduação
Fund. Exp. Linguagem tridimensional II;
Fund. Museologia e Espaços Expositivos;
Fund. Teóricos Metodológicos das Artes e Práticas;
Comunicação, Educação e Tecnologias;
Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos: Artes Visuais

Sueidy Pithon Suyeyassu

Professora Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
Universidade Norte do Paraná
2010

Pós-Graduação Lato sensu
Curso Docência para o Ensino Superior
Faculdade Carlos Drumond de Andrade
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Curso Gestão e Organização Escolar
Universidade Norte do Paraná
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação, Arte e História da Cultura
Universidade Presbiteriana Mackenzie
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação: Currículo
Pontifícia Universidade Católica
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
Avaliação Educacional e Prática;
Currículo: Teoria e Prática;
Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Pesquisa: Currículo para a diversidade por meio da interculturalidade.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Graduação
Letras
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
1972

Direito
Faculdade de Direito de Sorocaba FAD
1972

Pedagogia
Faculdade de Educação
Ciências e Letras
1977

Pós-Graduação Lato sensu
Língua e Literatura Portuguesa
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1994

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1993

Ficção Brasileira de Fundo Social
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos
2003

Componentes curriculares na Graduação
Didática, Didática e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

secretaria.matematica@unimes.br

60 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade