Música

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso de Licenciatura em Música da UNIMES Virtual tem como proposta formar professores capacitados para ensinar música dentro do contexto escolar e fora dele, desenvolvendo e implantando projetos de educação musical que ampliem o vínculo do aluno com a música e todas as manifestações culturais e sociais em que ela se insere. A matriz curricular prevê a formação técnica e pedagógica – teórico-prática – dos estudantes que os torna aptos a desenvolver atividades pedagógicas adequadas à realidade do aluno, conduzindo-o à ampliação da sensibilidade artística e estética, do fazer musical e da transformação em ouvinte ativo.
Agradecemos o seu interesse na Unimes – Virtual.
Área de Atuação
Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio
Informações do curso
Especificidade: licenciatura (Música)
Duração: 6 semestres
Coordenador: Ricardo Cardim de Cerqueira
Autorização do Curso: Resolução nº 40/ 2010 – P.R.Ac
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES nº 652 de 22/09/2015 – publicado no D.O.U. em 22/09/2015.

Disciplinas:

-Análise Musical
-Aspectos Gerais do Ensino e Aprendizado Musical
-Avaliação Educacional
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Didática
-Educação Inclusiva
-Elaboração e Direção de Conjuntos Instrumentais
-História da Música Brasileira: Anos 1960 aos Dias Atuais
-História da Música Brasileira: Primeiros Séculos
-História da Música do Século XX aos Dias Atuais
-História da Música: da Pré-História à Renascença
-História da Música: do Barroco ao Romantismo
-História e Filosofia da Educação
-Instrumento: Violão – Harmonização
-Instrumento: Violão – Leitura e Acompanhamento
-Instrumento: Violão – Prática Instrumental
-Instrumento: Violão – Princípios Básicos
-Introdução à Harmonia
-Introdução à Teoria e Percepção Musical
-Leitura e Produção de Texto
-Língua Brasileira de Sinais – Libras
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Metodologia e Prática de Ensino da Música: Introdução
-Metodologia e Prática de Ensino da Música: Métodos Tradicionais e Contemporâneos
-Música e Folclore
-Percepção Rítmica, Melódica e Harmônica
-Política e Organização da Educação Básica
-Princípios Básicos de Arranjo
-Psicologia da Educação
-Sociologia da Educação
-Tecnologias em Educação Musical
-Teoria e Percepção Musical
-Atividades Complementares I
-Atividades Complementares II
-Atividades Complementares III
-Atividades Complementares IV
-Estágio Curricular Supervisionado I
-Estágio Curricular Supervisionado II
-Estágio Curricular Supervisionado III

Ricardo Cardim de Cerqueira

Professor Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Bacharelado em Música – Instrumento (Violão)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Música
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2005

Componentes curriculares na Graduação Coordenação

Coordenação de Curso
Coordenador do Curso de Licenciatura em Música-UNIMES Virtual

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Graduação
Bacharelado em Regência
Universidade de São Paulo
1999

Graduação
Bacharelado em Biblioteconomia
Universidade de São Paulo
2012

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Ciências da Informação, Comunicação e Cultura Universidade de São Paulo
2007

Componentes curriculares na Graduação
Música e Folclore;
Metodologia e Prática do Ensino da Música: Introdução;
Metodologia e Prática do Ensino da Música: Métodos Tradicionais e Contemporâneos;
Fundamentos da Música na Educação;
Aspectos Gerais do Ensino e Aprendizado Musical.

Doutorando em Música no Instituto de Artes da Unesp (bolsa Capes), com o projeto "O solfejo heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a teoria musical luso-brasileira no século XVIII" desde o início de 2012. Possui o título de Mestre em Música (2010), com o projeto "A fuga-dupla luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX (bolsa Capes) e Bacharelado em Composição e Regência (2005), ambos pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi bolsista CNPq e Fapesp, de iniciação científica, durante sua graduação e bolsista de pós-graduação da Fundación Carolina para o "Curso en Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano" realizado pelo Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid em conjunto com a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (2007).

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Carla Crevelanti Marcílio

Professora Mestre

Graduação
Licenciatura em Filosofia
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Didática para o Ensino Superior
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil
2004

Componentes curriculares na Graduação
História da Filosofia Medieval I, Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia I, Filosofia da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Planejamento Educacional e Prática;
Políticas e Organização da Educação Básica;
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português
FFLCH - USP
1970

Mestrado: Letras – Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo
1978

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Graduação
Letras
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
1972

Direito
Faculdade de Direito de Sorocaba FAD
1972

Pedagogia
Faculdade de Educação
Ciências e Letras
1977

Pós-Graduação Lato sensu
Língua e Literatura Portuguesa
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1994

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1993

Ficção Brasileira de Fundo Social
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos
2003

Componentes curriculares na Graduação
Didática, Didática e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Thiago Barbosa Abdalla

Professor Mestre

Graduação
Bacharelado em Música USP-ECA-CMU
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Música
USP-ECA-CMU
2011

Componentes curriculares na Graduação
Instrumento Violão : Principios Básicos;
Instrumento Violão II: Leitura e Acompanhamento;
Instrumento Violão III: Harmonização;
Instrumento Violão IV: Prática Instrumental;
Princípos Básicos de Arranjo.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Dos Compositores Brasileiros do Século XX: os Estudos para Violão (2003-2005), O estilo musical em Les Guitares Bien Tempérées Op. 199, de Mario Castelnuovo-Tedesco (2009-2011)

ouvidoria@unimes.br

60 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade