Pedagogia

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso de Pedagogia forma profissionais que demonstrem capacidade de compreensão dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias; capacidade de implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social – ética, estética, científica, tecnológica e cultural; capacidade de mobilização de conhecimentos e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas, numa articulação com o processo de reflexão da escola, dos recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos, por meio de práticas participativas e do desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.

Área de Atuação


Docência para a Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Gestão Escolar.
Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Profª Esp. Doroti de Oliveira Rosa Macedo
Autorização do Curso: Portaria MEC Nº 559, de 20 de Fevereiro de 2006; publicada no DOU nº 37 de 21 de fevereiro de 2006 seção 1 p. 13.
Reconhecimento do Curso: Processo em análise, aguardando finalização do MEC para reconhecimento.

Disciplinas:

-Comunicação, Educação e Tecnologias
-A Arte na Educação Infantil e Prática
-Avaliação Educacional e Prática
-Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
-Currículo: Teoria e Prática
-Didática
-Didática e Prática
-Educação Inclusiva
-Estudos Estatísticos e Educação
-Filosofia da Educação
-Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
-Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Prática
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
-Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Prática
-Gestão dos Espaços Educativos e Prática
-História da Educação
-Leitura e Produção de Texto
-Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
-Linguagens e Literatura Infantil e Prática
-Metodologia da Pesquisa Científica
-O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática
-Planejamentos Educacional e Prática
-Políticas e Organização da Educação Básica
-Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
-Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Prática
-Psicologia da Educação
-Sociologia da Educação
-Trabalho de Conclusão de Curso
-Atividades Complementares I
-Atividades Complementares II
-Estágio Curricular Supervisionado -Educação Infantil
-Estágio Curricular Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-Estágio Curricular Supervisionado – Gestão Educacional

Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Professora Especialista | Coordenador(a)

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1970

Pós-Graduação Lato sensu
Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade D. Domênico
1996

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidad Europea del Atlántico Em andamento

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos.

Coordenação de Curso
Coordenadora Licenciatura em Pedagogia

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
UNIMES
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional
Universidade Católica de Brasília
2008

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação: Formação de Formadores
PUC-SP
2015

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Psicologia da Educação PUC-SP
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
Políticas e Organização da Educação Básica;
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Gestão dos Espaços Educativos e Prática.

Ana Kalassa El Banat

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e licenciatura em Educação Artística
UNICAMP
1990

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Mestrado em Artes
UNICAMP
1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em História
PUC SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação I
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação II
Arte na Educação infantil e Práticas
TCC – (1 grupo)

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Carlo Magenta Cunha

Professor Doutor

Graduação
Ciências Biológicas
Universidade Santa Cecília
1995-1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres
Universidade de São Paulo
2006-2010

Componentes curriculares na Graduação
Zoologia de Invertebrados e Zoologia de Vertebrados, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência e Prática. Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Comissão para estudos da Educação Ambiental

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Graduação Língua e Literatura Portuguesas
Universidade PUCSP
Ano conclusão 1977

Graduação Pedagogia
Universidade Unisantos
Ano conclusão 1986

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Ciências da Comunicação
Universidade USP
Ano 2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Educação
Universidade PUCSP
Ano 2006

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Graduação
Letras
FFLCH
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Literatura Brasileira
FFLCH/USP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Tradução: Língua e cultura italiana FFLCH/USP
2015

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática / Trabalho de Conclusão de Curso / Literaturas Africanas de Língua Portuguesa / Literatura Portuguesa II: do Realismo à Atualidade.

Janaina Melques Fernandes

Professora Mestre

Graduação

Curso de Educação Física
Universidade Metodista de São Paulo
Ano de conclusão 2005

Curso Pedagogia
UNESP
Ano de conclusão 2012

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Gestão e Práticas Educacionais
Universidade Nove de Julho
Ano de conclusão 2015

Componentes curriculares na Graduação
Gestão dos espaços educativos e Práticas (presencial)
O lúdico e a brincadeira na Educação Infantil e Prática (Ea D)
TCC (EaD)




Graduação
Licenciatura em Filosofia
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Didática para o Ensino Superior
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2004

Componentes curriculares na Graduação
História da Filosofia Medieval I, Metodologia e Prática do Ensino da Filosofia I, Filosofia da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Lic. Ed. Artística c/ Hab. em Artes Plásticas
Universidade de São Paulo
Ano de conclusão 2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2016

Componentes curriculares na Graduação
Arte e Processo de Criação II
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratório Virtual de Pedagogia – Núcleo de Aprofundamento (EF\G)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Arte na Educação infantil e Práticas

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico
1977

História
Universidade Bandeirante de São Paulo
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo- PUC
2005

Componentes Curriculares na Graduação
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos, Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Práticas, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Projeto de Pesquisa: Avaliação e interdisciplinaridade: o papel da avaliação como
acompanhamento das práticas educativas no ensino fundamental.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestranda

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português
FFLCH - USP
1970

Mestrado: Letras – Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo
1978

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Mariana Carolina de Assis

Professora Mestre

Graduação
Bacharelado em Física
Unicamp
2009

Licenciatura em Matemática
Unicamp
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
UNICAMP
2013

Componentes curriculares na Graduação
EaD - Licenciatura em Física, Eletricidade, Aplicativos de Informática para a Física, Termologia / Física II, Teoria dos Números I.

EAD – Gestão de Tecnologia da Informação; Criptografia e Segurança da Informação.

Presencial – Licenciatura em Matemática; Cálculo Diferencial e Integral I; Física Teórica.




Michel da Costa

Professor Mestre

Graduação
Licenciada em Matemática
Universidade Santa Cecília
2000

Graduação
Licenciado em Pedagogia
Don Domênico
2003

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Universidade Anhanguera de São Paulo
2010

Componentes curriculares na Graduação
Teoria dos Números e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Nanci Lancha Novo

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade de São Paulo
1975

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História
Universidade de São Paulo
1998

Componentes curriculares na Graduação
Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios, História e Filosofia da Educação; História da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Distúrbios da audio comunicação
PUC
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Componentes curriculares na Graduação
Educação Inclusiva; LIBRAS, Trabalho de Conclusão de Curso.

Rosanne da Silva Vieira

Professora Mestre

Graduação
Processamento de Dados
FATEC - BS - Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia da Informação
UFABC - Universidade Federal do ABC
2013

Componentes curriculares na Graduação
Comunicação, Educação e Tecnologias (Pedagogia)
Informática Aplicada a Administração
Administração de Sistemas de Informação / Gestão de Sistemas Informatizados
Ambientes Operacionais
Hardware Básico
Governança em Projetos de TI

Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Sirlei Ivo Leite Zoccal

Professora Mestre

Graduação.6
Pós-Graduação Lato sensu
Licenciatura Plena para o Magistério
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP
2002

Especialização em Gestão Educacional
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Gestão Escolar Centro
Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Psicopedagogia
Universidade Católica de Santos
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Universidade Católica de Santos
2011

Comissão de Pesquisa ou Identificar Projetos:
Avaliação e interdisciplinaridade: o papel da avaliação como acompanhamento das práticas educativas no ensino fundamental.

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.


Sueidy Pithon Suyeyassu

Professora Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
Universidade Norte do Paraná
2010

Pós-Graduação Lato sensu
Curso Docência para o Ensino Superior
Faculdade Carlos Drumond de Andrade
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Curso Gestão e Organização Escolar
Universidade Norte do Paraná
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação, Arte e História da Cultura
Universidade Presbiteriana Mackenzie
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação: Currículo
Pontifícia Universidade Católica
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
Avaliação Educacional e Prática;
Currículo: Teoria e Prática;
Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Pesquisa: Currículo para a diversidade por meio da interculturalidade.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Graduação
Letras
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
1972

Direito
Faculdade de Direito de Sorocaba FAD
1972

Pedagogia
Faculdade de Educação
Ciências e Letras
1977

Pós-Graduação Lato sensu
Língua e Literatura Portuguesa
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1994

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1993

Ficção Brasileira de Fundo Social
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos
2003

Componentes curriculares na Graduação
Didática, Didática e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

secretaria.pedagogia@unimes.br

60 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade