Pedagogia

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso de Pedagogia forma profissionais que demonstrem capacidade de compreensão dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias; capacidade de implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social – ética, estética, científica, tecnológica e cultural; capacidade de mobilização de conhecimentos e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas, numa articulação com o processo de reflexão da escola, dos recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos, por meio de práticas participativas e do desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.

Área de Atuação


Docência para a Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Gestão Escolar.
Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Profª Esp. Doroti de Oliveira Rosa Macedo
Autorização do Curso: Portaria MEC Nº 559, de 20 de Fevereiro de 2006; publicada no DOU nº 37 de 21 de fevereiro de 2006 seção 1 p. 13.
Reconhecimento do Curso: Processo em análise, aguardando finalização do MEC para reconhecimento.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Psicologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Filosofia da Educação
História da Educação

Segundo Semestre
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Sociologia da Educação *
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
Metodologia da Pesquisa Científica

Terceiro Semestre
Estudos Estatísticos e Educação
Política e Organização da Educação Básica
Didática para o Ensino e Prática
Currículo: Concepções, Cultura e Diversidade
Avaliação da Aprendizagem

Quarto Semestre
Fundamentos Históricos Políticos e Legais da Educação Infantil
O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática
A Arte na Educação Infantil e Prática
Linguagem e Literatura Infantil e Prática
Tendências e Abordagens Contemporâneas na Educação Infantil

Quinto Semestre
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História e Geografia e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Artes e Prática

Sexto Semestre
Propostas Metodológicas de Alfabetização de Jovens e Adultos e Prática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática
Educação Popular
Educação e Gestão em Espaços Não Escolares
Seminários Temáticos I *

Sétimo Semestre
Fundamentos da Educação Inclusiva
Políticas Públicas em Educação Inclusiva
Educação Inclusiva de Pessoas com Necessidades Especiais
Transtornos e Distúrbios – Dificuldades de Aprendizagem
Seminários Temáticos II *

Oitavo Semestre
Avaliação Educacional e Prática
Planejamento Educacional e Prática *
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
Gestão dos Espaços Educativos e Prática
Disciplina Optativa

* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 e na Resolução CNE/CP Nº 2, de 1 de julho de 2015.

Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Professora Especialista | Coordenador(a)

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1970

Pós-Graduação Lato sensu
Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade D. Domênico
1996

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidad Europea del Atlántico Em andamento

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos.

Coordenação de Curso
Coordenadora Licenciatura em Pedagogia

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusiada. Atualmente é professora universitária na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.

Ana Kalassa El Banat

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e licenciatura em Educação Artística
UNICAMP
1990

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Mestrado em Artes
UNICAMP
1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em História
PUC SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação I
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação II
Arte na Educação infantil e Práticas
TCC – (1 grupo)

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC, possui especialização em Ciência e Tecnologia pela mesma universidade. Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecilia. Atua como coordenador pedagógico, professor de Biologia e Iniciação Científica no Ensino Médio, como formador de Ciências da Natureza na rede pública da Prefeitura Municipal de Santos, e como professor universitário. Possui extensão em Terapia Celular e em Neuropsicologia do Desenvolvimento.

Janaina Melques Fernandes

Professora Mestre

Graduação

Curso de Educação Física
Universidade Metodista de São Paulo
Ano de conclusão 2005

Curso Pedagogia
UNESP
Ano de conclusão 2012

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Gestão e Práticas Educacionais
Universidade Nove de Julho
Ano de conclusão 2015

Componentes curriculares na Graduação
Gestão dos espaços educativos e Práticas (presencial)
O lúdico e a brincadeira na Educação Infantil e Prática (Ea D)
TCC (EaD)




Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1980) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2004). Atualmente é professor titular do Governo do Estado de São Paulo, clt da Universidade Metropolitana de Santos, professor da Sociedade Visconde de São Leopoldo e professor assitente da Universidade Católica de Santos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em educação, epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, alma, espiritualidade, complexidade, investigação e debate crítico.

Graduação
Lic. Ed. Artística c/ Hab. em Artes Plásticas
Universidade de São Paulo
Ano de conclusão 2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2016

Componentes curriculares na Graduação
Arte e Processo de Criação II
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratório Virtual de Pedagogia – Núcleo de Aprofundamento (EF\G)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Arte na Educação infantil e Práticas

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Português (1970) e Mestrado em Literatura Portuguesa (1978), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Texto dos cursos de Tecnologia e de Serviço Social da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância) e de Introdução aos Estudos Literários e Redação Acadêmica no curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância), além de orientadora de TCC. Coordenou o curso de Letras dessa Universidade entre os anos de 2008 (2º semestre) e 2014 (1º semestre). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Produção textual e Formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, literaturas em língua portuguesa e docência.

Mariana Carolina de Assis

Professora Mestre

Graduação
Bacharelado em Física
Unicamp
2009

Licenciatura em Matemática
Unicamp
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
UNICAMP
2013

Componentes curriculares na Graduação
EaD - Licenciatura em Física, Eletricidade, Aplicativos de Informática para a Física, Termologia / Física II, Teoria dos Números I.

EAD – Gestão de Tecnologia da Informação; Criptografia e Segurança da Informação.

Presencial – Licenciatura em Matemática; Cálculo Diferencial e Integral I; Física Teórica.




Michel da Costa

Professor Mestre

Atualmente, cursando doutorado em educação matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (CAPES 5), mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), possui graduação em matematica pela Universidade Santa Cecilia (2000), graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003). É titular de cargo efetivo de Diretor de Escola da Prefeitura Municipal de Cubatão, Professor Universitário da Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá, lecionando estatística para os cursos de administração, serviço social, logística, engenharia civil e pedagogia, sendo do último curso também coordenador. Professor na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nos cursos presenciais e na modalidade à distância de licenciaturas em matemática e pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação estatística, competências para ensinar, resolução de problemas e formação de professores.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rosanne da Silva Vieira

Professora Mestre

Graduação
Processamento de Dados
FATEC - BS - Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia da Informação
UFABC - Universidade Federal do ABC
2013

Componentes curriculares na Graduação
Comunicação, Educação e Tecnologias (Pedagogia)
Informática Aplicada a Administração
Administração de Sistemas de Informação / Gestão de Sistemas Informatizados
Ambientes Operacionais
Hardware Básico
Governança em Projetos de TI

Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Sirlei Ivo Leite Zoccal

Professora Mestre

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos (2011), Linha de Pesquisa: Formação e Profissionalização Docente. Pós- Graduada - Lato Sensu em Gestão Educacional, pela UNICAMP (2007); Especialista em Gestão Escolar; Psicopedagoga pela UniSantos(2006); licenciada pela UNESP em Pedagogia. Professora Universitária no Curso de Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES na modalidade presencial e no EaD, modalidade a distância, no Componente Curricular de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática e na Universidade Católica de Santos - UniSantos, nos Componentes Curriculares de Coordenação e Prática de Gestão e Professora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com bolsa de pesquisa CAPES. Atua na Educação Básica da SEE/SP, desde 1986. Trabalha na formação continuada de educadores, tendo sido Coordenadora Geral e de Grupo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - Letra e Vida (2002/2012). Exerce a função de Supervisora de Ensino na DER-Santos .

Sueidy Pithon Suyeyassu

Professora Mestre

Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (2016), Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Pós-graduada pela Universidade Norte do Paraná em Gestão e Organização Escolar (2011) e Pela Faculdade Drumond em Docência Para o Ensino Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atuação profissional no Brasil e Japão em docência escolar, administração escolar, coordenação escolar, atendimento aos pais e alunos, idealização e desenvolvimento de projetos multiculturais.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

adm.ead2@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade