Química

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Exatas

O curso leva o aluno a possuir conhecimento sólido e abrangente na área da docência com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química, possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e política, ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.

Área de Atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Profª Me. Érika Coelho D’Anton Reipert
Autorização do Curso: Resolução CEPE/CONSUN n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES nº 652 de 22/09/2015 – publicado no D.O.U. em 22/09/2015.

Disciplinas:

-Avaliação Educacional
-Bioquímica
-Cálculo Diferencial e Integral l
-Cálculo Diferencial e Integral ll
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Didática
-Educação Ambiental
-Estrutura da Matéria
-Física Geral
-Físico-Química
-História e Filosofia da Ciência
-História e Filosofia da Educação
-Introdução à Química
-Leitura e Produção de Texto
-Língua Brasileira de Sinais - Libras
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Metodologia e Prática do Ensino da Química I
-Metodologia e Prática do Ensino da Química II
-Política e Organização da Educação Básica
-Psicologia da Educação
-Química Ambiental
-Química Analítica Qualitativa
-Química Analítica Quantitativa
-Química Geral
-Química Inorgânica I
-Química Inorgânica II
-Química Orgânica I
-Química Orgânica II
-Sociologia da Educação
-Trabalho de Conclusão de Curso
-Atividades Complementares I
-Atividades Complementares II
-Atividades Complementares III
-Atividades Complementares IV
-Estágio Curricular Supervisionado I
-Estágio Curricular Supervisionado II
-Estágio Curricular Supervisionado III

Érika Coelho D'Anton Reipert

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Engenharia de Alimentos
Unesp
2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Alimentos
Unicamp
2005

Componentes curriculares na Graduação
Introdução à Química e Físico-Química.

Coordenação de Curso
Licenciatura em Química.

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia Geral e Social

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
UNIMES
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional
Universidade Católica de Brasília
2008

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação: Formação de Formadores
PUC-SP
2015

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Psicologia da Educação PUC-SP
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
Políticas e Organização da Educação Básica;
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Gestão dos Espaços Educativos e Prática.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Graduação
Pedagogia
UNESP/Campus de Marília
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Pós-Graduação em Educação
UNESP/Campus de Marília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil; O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Graduação em Licenciatura em Ciências / Habilitação em Química
Universidade Santa Cecília, UNISANTA
1983

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD
Universidade Federal Fluminense, UFF
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Lato Sensu em Educação
Centro Universitário Monte Serrat, UNIMONTE
2001

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental
Universidade Santa Cecília, UNISANTA
1988

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos, UNIMARCO
2011

Componentes curriculares na Graduação
Química Geral, Química Analítica Quantitativa, Metodologia e Prática do Ensino da Química II. Química Geral e Gestão de Resíduos.

Gerson Novais Silva

Professor Mestre

Graduação
Bacharelado em Química
Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes
1995

Graduação
Licenciatura em Química
Universidade de Franca
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Saúde Pública
Faculdade de Saúde Pública - USP
2009

Componentes curriculares na Graduação
Química Inorgânica I, Metodologia e Prática do Ensino de Química I, Química Ambiental e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Graduação
Licenciatura em Matemática
Universidade Federal Fluminense – UFF
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Teorias, Métodos e Práticas em EAD
Universidade Virtual do Estado de São Paulo- UNIVESP
em andamento

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Matemática
Universidade Federal do ABC - UFABC
2013

Componentes curriculares na Graduação
Complementos de Matemática, Cálculo Diferencial e Integral I.

Graduação
Ciências Biológicas
Universidade Metropolitana de Santos
2009

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Interdisciplinar em Ciências da Saúde
Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista
2012

Componentes curriculares na Graduação
Bioquímica, Biologia Celular, Metodologia e Prática do Ensino da Ciência I, Biologia Molecular, Sistema Nacional de Unidades de Conservação e Monitoramento e Controle.

Maria José Marques

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Trabalho de Conclusão de Curso;
Planejamento Educacional e Prática;
Politicas e Organização da Educação Básica.

Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português
FFLCH - USP
1970

Mestrado: Letras – Literatura Portuguesa
Universidade de São Paulo
1978

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre

Graduação
Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)
Universidade Estadual Paulista - UNESP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Urbanismo
Universidade de Lisboa
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
História Antiga; História Medieval; História do Brasil II; História e Filosofia da Ciência e História Moderna.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: História, Cultura e Representação

Coordenação de Cursos
Coordenador do curso de Licenciatura em História (EaD e Presencial)

Nanci Lancha Novo

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade de São Paulo
1975

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História
Universidade de São Paulo
1998

Componentes curriculares na Graduação
Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios, História e Filosofia da Educação; História da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Bacharelado em Física
UNICAMP
2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Astronomia
Observatório Nacional/MCT
2005

Componentes curriculares na Graduação
Física Geral (Licenciaturas em Química, Biologia e Matemática) Ópticas Geométrica e Ondas.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Distúrbios da audio comunicação
PUC
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidade Católica de Santos
2013

Componentes curriculares na Graduação
Educação Inclusiva; LIBRAS, Trabalho de Conclusão de Curso.

Rubens de Souza

Professor Mestre

Graduação
Faculdade de Artes Plásticas FATEA
1989

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em pós-graduação lato sensu - fundamentos da cultura
UNESP
2001

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão EAD
Universidade Federal Fluminense
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
UNIMARCO
2004

Componentes curriculares na Graduação
Fund. Exp. Linguagem tridimensional II;
Fund. Museologia e Espaços Expositivos;
Fund. Teóricos Metodológicos das Artes e Práticas;
Comunicação, Educação e Tecnologias;
Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos: Artes Visuais

Sueidy Pithon Suyeyassu

Professora Mestre

Graduação
Curso Pedagogia
Universidade Norte do Paraná
2010

Pós-Graduação Lato sensu
Curso Docência para o Ensino Superior
Faculdade Carlos Drumond de Andrade
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Curso Gestão e Organização Escolar
Universidade Norte do Paraná
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação, Arte e História da Cultura
Universidade Presbiteriana Mackenzie
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação: Currículo
Pontifícia Universidade Católica
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
Avaliação Educacional e Prática;
Currículo: Teoria e Prática;
Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Pesquisa: Currículo para a diversidade por meio da interculturalidade.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Graduação
Letras
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
1972

Direito
Faculdade de Direito de Sorocaba FAD
1972

Pedagogia
Faculdade de Educação
Ciências e Letras
1977

Pós-Graduação Lato sensu
Língua e Literatura Portuguesa
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1994

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade de Educação, Ciências e Letras FECLE DON DOMENICO
1993

Ficção Brasileira de Fundo Social
Faculdade de Educação Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação
Universidade São Marcos
2003

Componentes curriculares na Graduação
Didática, Didática e Prática e Trabalho de Conclusão de Curso.

Técia Regiane Bérgamo

Professora Mestre

Graduação
Licenciatura em Geografia
Faculdade Adamantinense Integrada - FAI
1997

Pós-Graduação Lato sensu
Gestão Ambiental
Universidade São Judas Tadeu – USJT
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Tecnologia em Gestão Ambiental
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT
2012

Componentes curriculares na Graduação
Educação Ambiental, Geomorfologia, Educação Ambiental, Fundamentos da Educação Ambiental, Hidrologia, Geologia, Recuperação de Áreas Impactadas, Manejo de Recursos Naturais e gestão Turística de Ambientes Naturais.

secretaria.quimica@unimes.br

60 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade