Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Diurno

3 horas

Tipo:

Stricto Sensu

Área:

Mestrado Profissional

Área de concentração: Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Recomendado pela Capes: Processo nº 609/2014. Aprovação Publicada 10/04/2015

Coordenador: Profª Drª Luana Carramillo Going

Público Alvo:
Professores do Ensino Fundamental das redes pública e privada dos municípios da Baixada Santista e áreas afins.

Processo Seletivo – inscrições Encerradas.

O Processo Seletivo será realizado no dia 14 de Fevereiro de 2017 às 09h, na Universidade Metropolitana de Santos Campus Rosinha Viegas, situado na Avenida Conselheiro Nébias, 536 – Encruzilhada – Santos/SP – 3º andar – Auditório (FEFIS).

Duração: 3 horas
Vagas: 20
Inscrições: ( Informações tel: (13) 3228-3400 )
As inscrições serão realizadas do dia 12/12/2016 à 10/02/2017.
As inscrições poderão ser feitas pela internet, no site www.unimes.br, até 17:00 horas do dia 10/02/2017.
Mais informações ligue (13) 3226-3400 – ramais: 3437 – 3477 ou clique no botão “Inscrições online” no site.

botão de acesso - 1ª chamada

botão de aviso

As matrículas serão dos dias 23/02 à 03/03, os boletos estarão disponíveis, na aba (BOLETO BANCÁRIO), no site da UNIMES

A relação dos aprovados na 2ª Chamada, estará no ar a partir do dia 07/03


Apresentação
A Universidade Metropolitana de Santos, em cumprimento a sua missão institucional de promover o desenvolvimento regional, propôs, de modo inédito, um Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, contando com a adesão imediata da Secretaria Municipal de Educação de Santos.
A iniciativa resultou de um processo de amadurecimento interno dos profissionais envolvidos com os cursos de Licenciatura e da possibilidade vislumbrada de proporcionar o aprofundamento em pesquisas educacionais para os professores da rede pública de Ensino Fundamental, acreditando em seu potencial de transformação das realidades investigadas.

Objetivo
Formar profissionais solidamente preparados para desenvolver pesquisas sobre o cotidiano de suas práticas e nelas atuarem de maneira inovadora e autônoma, compreendendo que a relação ensino-aprendizagem ocorre de modo interdisciplinar e interligado aos demais contextos sociais.

Condições para Titulação
O aluno deverá cumprir um total de 53 créditos, distribuídos conforme os quadros abaixo:
Link Aqui

Recursos Didáticos
A infraestrutura do curso conta com salas de aula climatizadas, dotadas de infraestrutura de informática, sonorização, rede wifi, equipamentos multimídia.
Laboratórios:
Informática
Brinquedoteca
Matemática
Recursos tecnológicos
Ciências Básicas
Centro Poliesportivo

Processo Seletivo
O Processo Seletivo será realizado no dia 14 de Fevereiro de 2017 às 09h, na Universidade Metropolitana de Santos Campus Rosinha Viegas, situado na Avenida Conselheiro Nébias, 536 – Encruzilhada – Santos/SP – 3º andar – Auditório (FEFIS).
O programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos oferece 20 vagas por ano.
A seleção dos candidatos respeita as seguintes etapas:
1. Análise dos documentos (Curriculum Vitae, Diploma, Histórico Escolar) e da proposta de pesquisa; (eliminatória)
2. Prova escrita; (eliminatória)
3. Entrevista: (eliminatória)
3. Proficiência em língua estrangeira.

Edital do processo Seletivo:
Acesse Aqui

Matrícula
O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2017, a partir das 13h, na página da Pós-Graduação Stricto Sensu – site www.unimes.br.
A relação de nomes dos(as) candidatos(as) aprovados(as) aparecerá em ordem alfabética, não sendo divulgados por telefone, não serão aceitos recursos referentes a qualquer etapa do processo de seleção.
Para efetivação da matrícula os convocados deverão apresentar, além dos documentos apresentados na inscrição:
•1 Fotos (3×4)
• Uma cópia do título de eleitor
• Uma cópia da certidão de nascimento ou casamento
• Uma cópia do certificado de reservista ou de dispensa
• Termo de Adesão ao Código de Ética e Conduta da UNIMES assinado
• Comprovante de Residência (Cópia)
É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações para matrícula, bem como seu comparecimento na data e horário estabelecidos pela UNIMES.
• A não efetivação da matrícula no prazo estipulado implicará perda do direito à vaga.
A UNIMES utilizará o e-mail indicado na inscrição para o envio de informações relativas ao processo seletivo, por isso, é importante que o candidato informe um endereço válido.

Regimento:Acesse Aqui

Conteúdo do Curso

As atividades acadêmicas do programa de Mestrado Profissional e Práticas Docentes no Ensino Fundamental contempla um núcleo de 3 disciplinas obrigatórias, um núcleo de 11 disciplinas eletivas, seminários de pesquisa e atividades complementares. O programa inclui ainda prática de estágio supervisionado e a pesquisa e propostas de intervenção na prática.
Disciplinas Obrigatórias (285h)
• Metodologia da Pesquisa Científica (45h) (créditos 3)
• Escola, Ensino Fundamental e Práticas Docentes (45h) (créditos 3)
• Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental (45h) (créditos 3)
• Seminário de Pesquisa I (15h) (créditos 1)
• Seminário de Pesquisa II (15h) (créditos 1)
• Seminário de Pesquisa III (15h) (créditos 1)
• Atividades Complementares (60 h) (créditos 4)
Disciplinas Optativas (120h)
• Aquisição da Linguagem Escrita, da Leitura e suas Relações com a Alfabetização e os Multiletramentos (45h) (créditos 3)
• Avaliação e Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental (45h) (créditos 3)
• Desenvolvimento e Aprendizagem o Lúdico no Ensino Fundamental (45h) (créditos 3)
• Teorias da Aprendizagem e a Inclusão (45h) (créditos 3)
• Enfoques Disciplinares e Estratégia de Integração no Ensino Fundamental Tópicos de Literatura e Artes (45h) (créditos 3)
• Enfoques Disciplinares e Estratégia de Integração no Ensino Fundamental Tópicos de Ciências, Matemática e Educação Física (45h) (créditos 3)
• Enfoques Disciplinares e Estratégia de Integração no Ensino Fundamental Tópicos de Geografia e História (45h) (créditos 3)
• Interdisciplinaridade na Formação Docente (45h) (créditos 3)
• Recursos Tecnológicos Interdisciplinares no Ensino Aprendizagem (45h) (créditos 3)
• Tendências Contemporâneas de Aprendizagem (45h) (créditos 3)
• Tópicos de Matemática: Uma abordagem Interdisciplinar (45h) (créditos 3)
Demais atividades acadêmicas
Atividades práticas
Prática de Estágio Supervisionado (45 h) (créditos 3)
Pesquisa e Propostas de Intervenção na Prática (

Luana Carramillo Going

Professora Doutora | Coordenador(a)

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia; Administração Escolar de 1º e 2º Grau. Graduação em Formação de Psicólogo. Coordenadora do MESTRADO PROFISSIONAL : PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL da Universidade Metropolitana de Santos. Membro da comissão do programa de implantação novos cursos de Pós Graduação Stricto Sensu ( APCNs) da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP. Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Professora da Universidade Católica de Santos (até a presente data) e da Universidade Metodista de São Paulo (até 2011).Orientadora PEC_USP. Membro da Comissão de Reestruturação Curricular e do comitê de Avaliação e Gestão dos Processos Educacionais CAGEPE da Faculdade Anchieta/SP (2009 até a 2011). Experiência nas áreas da Educação: Gestão,Currículo, Alfabetização, Ensino -Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo e professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Alberto Luiz Schneider

Professor Doutor

Alberto Luiz Schneider é professor de História do Brasil do Departamento de História da PUC-SP e do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES. É também professor contratado de Metodologia da História do Departamento de História da USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de História da USP (2011-2012) e na King's College London (2008). Foi Visiting Associate Professor no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Tokyo University of Foreign Studies (2004-2007). É Doutor em História pela UNICAMP (2005), com Mestrado em História Social pela PUC-SP (2000) e graduação em História pela UFPR (1997). Áreas de atuação: História Intelectual e História da Historiografia, História do Brasil do século XIX e do período colonial. É autor de "Silvio Romero hermeneuta do Brasil" (Annablume, 2005) e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Elaine Marcílio Santos

Professora Doutora

Pró-reitora Acadêmica da Universidade Metropolitana de Santos. Possui graduação em Odontologia (UNISA-1983), Especialização em Odontopediatria (1986), Patologia Bucal (1998), e Ortopedia Funcional dos Maxilares (2003). Mestrado em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo (1998), e Doutorado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (2002). É Membro do Comitê de Ética em pesquisa da UNICASTELO, e Editora Gerente da Brazilian Journal of Health. Pós-Graduada em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: citotoxicidade, cultura celular, odontopediatria, ortopedia e metodologia de pesquisa e bioestatística. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional Saúde e Meio Ambiente e do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, da Universidade Metropolitana de Santos.

Elisabeth dos Santos Tavares

Professora Doutora

Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos e Coordenadora de Projetos de Inovação e Formação da Equipe Gestora do Colégio Novo. Tem experiência na área de Educação Básica por 25 anos e como Gestora Regional de Ensino em Santos, realizando estudos nas seguintes temáticas: política educacional - descentralização - gestão, políticas de Educação a Distância, utilização de TICs no Ensino Fundamental.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Possui graduação em Tradutor Intérprete Português Inglês pela Universidade Ibero Americana (1982), graduação em Licenciatura Português Inglês pela Universidade Ibero Americana (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1987), mestrado (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Foi professor titular do curso de Psicologia (1996 a 2000) e Letras (2000 a 2015) da Universidade Camilo Castelo Branco e coordenador do Curso de Letras da mesma instituição no período de fevereiro de 2001 a junho de 2015. Coordenou, ainda, na mesma instituição o Curso Lato Sensu em Literatura Contemporânea no período de fevereiro de 2012 a junho de 2015 . Desde julho de 2015 é docente da UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos) na graduação e, a partir de novembro, passou a ser docente do mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da mesma instituição. Participa do Grupo de Estudos de Poéticas da Poesia e da Prosa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. É parecerista da revista eletrônica "Fronteiraz" do PEPG de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em formação de professores de língua portuguesa, alfabetização e estudos da linguagem. Atua principalmente nas seguintes áreas: linguística, semiótica, estudos literários, pedagogia, fenômeno religioso, comunicação e estudos culturais, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares

Irene Silva Coelho

Professora Doutora

LICENCIATURA PLENA em LETRAS E PEDAGOGIA. PÓS em Língua portuguesa pela PUC-SP, MESTRADO em LETRAS (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela USP. Atua na área de Educação desde 1985. É coordenadora do Curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos na modalidade a distância. É professora de Ensino Fundamental II, professora do Ensino Superior dos Cursos de Letras,Pedagogia. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Logística, da FATEC Baixada Santista. Na FATEF foi professora de Automação e BSI. Na UNISANTA é professora do curso de Pedagogia e foi professora dos cursos de Direito e Jornalismo e também de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica..É professora de Educação a Distância desde 2007. Trabalhou com formação de professores desde 1999 na PMS de Santos.Atuou como educadora de creche, como professora do Programa Teia do Saber e também do Curso Santa Rita (São Paulo).Participou do Programa Bolsa Alfabetização como professora orientadora durante 03 anos pela UNISANTA com pesquisa aplicada. Foi integrante do Comitê de Ética em Pesquisa pela UNISANTA. É parecerista da Revista Paidéia da Universidade Metropolitana de Santos e editora do Periódico UNISANTA HUMANITAS.É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos.

Mestre (bolsa CAPES) em História Social (1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel Licenciada em História (1973) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Historiadora do Patrimônio Histórico de São Paulo de 1978 a 2004. Coordenadora do curso de Arqueologia (bacharelado) e docente da Universidade Metropolitana de Santos. Possui experiencia na área de Patrimônio Histórico e Cultural, experiência docente no ensino superior (História) e Ensino a Distância (EAD) Atua principalmente nos seguintes temas: História e Memória, Cidade, Politicas Públicas de Preservação, História do Brasil.

Mariangela Camba

Professora Doutora

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação ( Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Doutora em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro), Mestre em Geografia Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) , Licenciada (1996) e Bacharel (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMES). Possui experiência docente no ensino superior (Geografia, Pedagogia e Turismo),Ensino a Distância (EAD) e na Educação Básica. Exerce supervisão de estágios na Licenciaturas de Geografia (UNIMES) e no bacharelado em Relações Internacionais (UNISANTOS). Atua com pesquisa nas seguintes temáticas relacionadas à Geografia: ensino, percepção e cognição do meio ambiente e turismo.

Thiago Simão Gomes

Professor Doutor

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores do sistema digestório, carcinogênese experimental, marcadores tumorais, biologia tumoral, vias de sinalização e apoptose. Coordenador Pedagógico e Docente do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Metropolitana de Santos, Foi membro do Centro de Pesquisa da Universidade Metropolitana de Santos (CPq - UNIMES), Membro Sócio da Sociedade Brasileira de Genética, Docente no Curso de Medicina Veterinária na Unimonte, Docente permanente no programa de mestrado profissional "Práticas Docentes no Ensino Fundamental", na Universidade Metropolitana de Santos, Pesquisador colaborador do Departamento de Patologia da Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

1. Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental

Compreendem o escopo desta Linha (a) pesquisas que abrangem a análise de práticas colaborativas e interdisciplinares na formação de educadores do Ensino Fundamental, partindo das experiências dos professores e da reflexão sobre elas; (b) investigações que envolvam referenciais teóricos para o desenvolvimento da docência no que se refere ao planejamento, currículo e metodologias de ensino; (c) estudos sobre as relações entre os diferentes conteúdos escolares,formas de produção, apreensão e construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens.

2. Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Constitui esta linha de pesquisa (a) estudos que abranjam questões teóricas e metodológicas presentes nas práticas docentes desenvolvidas nos espaços educativos do Ensino Fundamental,tendo em vista a proposição de intervenções educacionais inovadoras para o ensino no contexto escolar e (b) estudos sobre conexões e múltiplas determinações entre fundamentos epistemológicos, históricos, pedagógicos e ético-político dos campos disciplinares, buscando construir reflexões críticas e proposições sobre as práticas docentes.

Duração: Diurno
secretaria.pospresencial@unimes.br
Local: AV. CONSELHEIRO NÉBIAS, Nº 536

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade