Especialização em Periodontia

24 meses

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Odontologia

1. Concepção do Curso



Este curso se justifica pela necessidade de atender à transformação da prática odontológica formando especialistas que queiram diferenciar-se e estão à procura do aprofundamento teórico e metodológico na prática da Periodontia e na solução de problemas peri-implantares. Profissionais que atendam na plenitude às necessidades de tratamento das doenças periodontais e peri-implantares são importantíssimos no mercado atual devido a crescente demanda na instalação de implantes, gerando duvidas na elaboração de diagnósticos, tratamento e manutenção, assim como na terapêutica periodontal visando a recuperação estética. Cirurgiões dentistas em geral são o publico alvo.




2. Contexto sócio-econômico do curso


O aprimoramento das técnicas periodontais e peri-implantares são necessárias devido aos problemas comumente encontrados quando quadros patológicos são instalados nos tecidos periodontais ou peri-implantares. Este curso tem o diferencial que tanto dentes como implantes deverão ser alvos das terapêuticas propostas, a grande maioria dos cursos oferecidos em Periodontia não contemplam o tratamento de implantes e os cursos de Implantodontia não contemplam o tratamento de dentes. Poucas são as instituições que oferecem cursos de especialização onde o aluno poderá aprender terapêuticas cirúrgicas e procedimentos plásticos em Periodontia e Implantodontia.



4. Perfil profissional do egresso


• Capacitado e preparado para o adequado tratamento das diversas formas de doenças periodontais, utilizando instrumentos manuais e ultra sônicos;
• Capacitado e preparado para o adequado tratamento de abordagens não cirúrgicas e cirúrgicas;
• Capacitado e preparado para a colocação de implantes osseintegrados em casos específicos;
• Conhecimentos interdisciplinares para interagir com: dentística restauradora, prótese, ortodontia, implantodontia e cirurgia buco maxilo facial;
• Espírito crítico para leitura e interpretação de trabalhos científicos na área específica;
• Capacitado e preparado para tratamento especializado das doenças periodontais e suas consequências na população.
• Tratamento periodontal e implantar de pacientes com patologias sistêmicas, capacitando para o atendimento em consultório.




5. Regime acadêmico e período de integralização do curso


Regime escolar: módulos quinzenais (quartas e quintas-feiras)
Dimensão das turmas em aulas teóricas: 12 alunos
Dimensão das turmas em aulas práticas: 12 alunos
Duração: 24 meses
Conforme a Resolução n° 63 de 2005 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualizada em 05 de julho de 2006



Valor: 24 x 900,00


Conteúdo do Curso

Qualificar profissionais da área da odontologia para o diagnóstico, tratamento e manutenção clínica dos tecidos periodontais e peri-implantares, além de restabelecer arquitetura e aspectos estéticos prejudicados pelas sequelas da doença e do tratamento periodontal. O programa do curso comtempla soluções cirúrgicas e estéticas em implantes dentais. Atendimento de pacientes com patologias sistêmicas (Medicina Periodontal) onde o tratamento/manutenção periodontal é imprescindível para uma adequada saúde bucal.

Duração: 24 meses
ouvidoria@unimes.br
Local: Av. Conselheiro Nébias, 536 - Encruzilhada - Santos

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade