Saúde e Meio Ambiente

Diurno

305 horas

Tipo:

Stricto Sensu

Área:

Mestrado Profissional

Área de concentração:

Saúde e Meio Ambiente


Recomendado pela Capes:

ofício 015-24/2014


Coordenação:

Prof. Dr. Délcio Matos



Público Alvo:



O programa tem caráter multiprofissional, sendo orientado aos portadores de diplomas de graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Saúde Coletiva e Biomedicina.



Processo Seletivo – inscrições – 28 de março até 18 de abril de 2016.



O Processo Seletivo será realizado nos dias 19 de Abril de 2016 às 8h, com duas horas de duração na Universidade Metropolitana de Santos Campus Bandeirante I, situado na Rua da Constituição nº 374 – Vila Nova – Santos/SP – 5º andar – setor pós graduação stricto sensu.



Inscrições: (Informações tel: (13) 3226-3400 – Ramal: 3437 – 3477)



O período das inscrições é de 28/03 até 18/04/2016 e poderão ser feitas pela internet, no site www.unimes.br, até 23:59 horas do dia 18/04/2016. Secretaria de pós graduação stricto sensu. Faça já a sua inscrição, clique no botão “Inscrições online“, acima.



Apresentação


O Programa de Saúde e Meio Ambiente atende a demanda de capacitação de profissionais graduados em saúde, numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar, visando à formação de pesquisadores e gestores capazes de analisar os efeitos decorrentes das exposições ambientais para a saúde humana, especialmente em regiões portuárias e petrolíferas, e de propor soluções.
Nas últimas décadas, o aumento da urbanização, da industrialização e das atividades correlatas como as de transporte e distribuição das mercadorias, acarretaram profundas modificações ambientais que aumentaram a exposição dos seres humanos aos agentes químicos e aos consequentes prejuízos para a saúde dos indivíduos.
Nesse sentido, o Programa, propõe o desenvolvimento de estudos e projetos cujos temas permeiem problemas diários e inovações alternativas considerando os fatores de risco à saúde humana na indústria da cadeia de petróleo e no trabalho portuário, possibilitando a geração de conhecimentos e práticas benéficas para o atendimento da população e para o exercício de profissionais de saúde.



Objetivo


Aprimorar a atuação de profissionais da saúde pela sua capacitação como produtores de novos conhecimentos e geradores de alternativas práticas na área de saúde do ambiente portuário e entorno.



Condições para titulação


Total de créditos: 25 (1 crédito = 15h atividade)
Apresentação, defesa e publicação de trabalho científico oriundo de pesquisa de campo.



Recursos Didáticos


A infraestrutura do curso conta com salas de aula climatizadas, anfiteatros, locais para o núcleo docente estruturante (NDE), diretoria, coordenação, núcleo psico-pedagógico, salas de professores, secretarias, laboratórios especializados, hospital escola, pronto socorro, ambulatórios, hospital psiquiátrico, PSF (programa de saúde da família), unidades básicas de saúde, creches, escola promotora de saúde.
Os locais citados contam com estrutura própria e estão bem equipados para o funcionamento segundo as diferentes finalidades a que estão destinadas.
Laboratórios
A UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos coloca à disposição dos alunos do curso do Programa de Pós-Graduação para profissionais da Área da Saúde, os seguintes laboratórios:
- Laboratório de Anatomia Humana
- Laboratório de Procedimentos Básicos na Atenção Primaria à Saúde
- Laboratório de Anatomia Patológica – Macroscópica
- Laboratório de Citologia, Histologia, Anatomia Patológica – Microscopia
- Laboratório de Citologia, Histologia, Anatomia Patológica – Técnica Histológica
- Laboratório de Bioquímica e Biofísica
- Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia
- Laboratório de Semiologia Especializada
Hospital Universitário: Santa Casa de Misericórdia de Santos
Primeiro hospital fundado em nosso país, no ano de 1543, certificado pelo MEC como Hospital de Ensino – portaria interministerial nº 3.018 de 26 de dezembro de 2007. Possui 800 leitos para internação, sendo 60% destinadas ao SUS e referência para todos os municípios que compõem a baixada santista. Com serviços de urgência e emergência, de portas abertas, contemplando todas as especialidades médicas nos seus diferentes níveis de atendimento. Todos os chefes de serviço são docentes da faculdade.
A atividade hospitalar concentra suas ações nas enfermarias, centro cirúrgico e ambulatórios nas áreas de saúde do adulto, criança, mulher; urgências e emergências. Nas atividades na área de saúde mental são executadas no pai (polo de atenção intensiva em saúde mental) – unidade de 30 leitos. Na atenção básica, cinco unidades de saúde da família, são utilizadas no município de praia grande e unidades básicas nos municípios de Santos e São Vicente todas sob convênio com as secretarias municipais de saúde. O ensino ambulatorial das especialidades médicas, mantém com as unidades de atenção primária um sistema de referência e contra-referência, realizado em local próprio da Unimes e unidades conveniadas (AME), todos para atendimento exclusivamente SUS.



Processo Seletivo


O Processo Seletivo será realizado nos dias 19 de Abril de 2016, às 8h, com duas horas de duração na Universidade Metropolitana de Santos Campus Bandeirante I, situado na Rua da Constituição nº 374 – Vila Nova – Santos/SP – 5º andar – setor pós graduação stricto sensu.
O programa de Mestrado em Saúde e Meio Ambiente da Universidade Metropolitana de Santos oferece 20 vagas por ano.
A seleção dos candidatos respeita as seguintes etapas:
1. análise dos documentos (Curriculum Vitae, Diploma, Histórico Escolar) e da proposta de pesquisa;
2. Prova escrita;
3. Exame de proficiência em língua estrangeira.



Edital do Processo Seletivo


Acesse Aqui



Matrícula


Os classificados serão convocados, de acordo com o número de vagas, e deverão comparecer para realizar a matrícula nos dias 04 e 05 de Maio de 2016 (9h às 12h e 14h às 16h). Valor da matrícula: (1+23 de R$ 1.200,00), no seguinte endereço: Campus Bandeirante I, situado na Rua da Constituição nº 374 – Vila Nova – Santos/SP. Setor pós-graduação stricto sensu.
Para efetivação da matrícula os convocados deverão apresentar, além dos documentos apresentados na inscrição:
• 2 Fotos (3×4)
• Uma cópia do título de eleitor
• Uma cópia da certidão de nascimento ou casamento
• Uma cópia do certificado de reservista ou de dispensa
• Termo de Adesão ao Código de Ética e Conduta da UNIMES assinado
• Comprovante de Residência (Cópia)
Encerrado o prazo da matrícula dos convocados em primeira chamada, será feita nova convocação para preenchimento de vagas remanescentes, a partir do dia 06/05/2016, no Campus Bandeirante I – Rua da Constituição, 374 – Santos.
Serão realizadas quantas convocações forem necessárias para o preenchimento das vagas, até o início do ano letivo de 2016. Os candidatos convocados em qualquer etapa deverão respeitar rigorosamente os prazos estabelecidos para a matrícula, sob pena de perda da vaga.
É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações para matrícula, bem como seu comparecimento na data e horário estabelecidos pela UNIMES.
• A não efetivação da matrícula no prazo estipulado implicará na perda do direito à vaga.
A UNIMES utilizará o e-mail indicado na inscrição para o envio de informações relativas ao processo seletivo, por isso, é importante que o candidato informe um endereço válido.
• O inicio do ano letivo Maio de 2016.



Regimento


Acesse Aqui

Conteúdo do Curso

O programa de Mestrado em Saúde e Meio Ambiente contempla um núcleo de 7 disciplinas obrigatórias e um núcleo de 3 disciplinas optativas.

Disciplinas Obrigatórias (285h)




- Avaliação crítica da literatura, revisão sistemática e metanálise (45h)
- Metodologia da pesquisa científica (45h)
- Bioestatística (45h)
- Bioética (15h)
- Desenvolvimento de pesquisa aplicada – seminários (45h)
- Fatores de risco à saúde no ambiente portuário e entorno (45h)
- Vigilância epidemiológica em doenças infecto-contagiosas no ambiente portuário (45h).



Disciplinas Optativas (120h)



- Bases de gestão estratégica de negócios em saúde (30h)
- O uso de drogas no ambiente portuário (45h)
- Redação científica (45h)



- Para saber mais (clique aqui)

Delcio Matos

Professor Doutor | Coordenador(a)

Delcio matos é professor afiliado, livre-docente da disciplina de gastroenterologia cirúrgica da Unifesp e professor titular da disciplina do aparelho digestório e coordenador do programa de mestrado profissional em saúde e meio ambiente da Unimes, concluiu o mestrado e doutorado em medicina pela universidade federal de São Paulo em 1978 e 1985, respectivamente. Realizou o pós-doutorado de 1991 a 1992 no st. Mark's hospital, Londres como revisor da Cochrane Collaboration. Tem interesse especial em cirurgia baseada em evidencia. Líder de grupo de pesquisa no CNPq com bolsa produtividade, desenvolve duas linhas de pesquisa: fatores de risco de cicatrização anastomotica e marcadores moleculares do adenocarcinoma colorretal. Autor de 377 publicações das quais 156 artigos nacionais e internacionais, 51 capítulos e 2 edições de livros e 193 resumos científicos. Orientou 24 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, além de ter orientado 6 trabalhos de iniciação cientifica na área de medicina e 4 pós-docs. Realizou 165 palestras e participou em 176 comissões julgadoras, tendo obtido 36 recursos de agências de fomento. 134 participações em eventos científicos nacionais e internacionais. Recebeu 17 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de medicina, com ênfase em cirurgia colorretal. Em suas atividades profissionais interagiu com 342 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011). Professor-adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (área Política, Planejamento e Gestão em Saúde). Professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia (Unisanta) e da Faculdade de Medicina (UNIMES), ambas de Santos-SP. Foi secretário municipal de saúde de São Vicente-SP (1993-1996) e de São Bernardo do Campo-SP (2009-2014). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e Ministro de Estado da Saúde (2014-2015).

André Vicente Guimarães

Professor Livre Docente

Professor Livre Docente pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, mestrado em Medicina (Ciências da Saúde) pelo Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1 (1999) e doutorado em Pós-Graduação em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e Professor associado da disciplina de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da USP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Otorrinolaringológica, atuando principalmente nos seguintes temas: laringectomia, cirurgia, humanos, câncer de laringe e neoplasias laríngeas / cirurgia, cirurgia endoscópica endonasal.

Denise Razzouk

Professora Doutora

DENISE RAZZOUK, é médica psiquiatra, formada pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Medicina (Psiquiatria) pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou pós-doutorado em Economia em Saude Mental no Center of Economic Mental Health, Institute of Psychiatry, King's College, University of London. Atualmente, é Professora Afiliada do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Coordenadora do Centro de Economia em Saúde Mental (CESM- Depto de Psiquiatria, Unifesp) e Profa Titular da Disciplina de Psiquiatria da UNIMES. Atua como Professora Orientadora da Pós-graduação do Depto de Psiquiatria da Unifesp, e realiza pesquisa em Economia em Saude Mental, "Epidemiologia Psiquiátrica", Politica de Saúde Mental e Avaliação de serviços de saude mental e em Ciência da informação e Diagnostico psiquiátrico". Dentre os projetos mais relevantes destacam-se o Mapeamento da Pesquisa científica em Saúde Mental na América Latina e Caribe, juntamente com o Global Forum for Health and Research e com financiamento do World Bank e Fapesp e o projeto de Avaliação de custos diretos dos Serviços residenciais de Sao Paulo, financiado pela Fapesp. Participou, também, do Projeto Task Force do World Psychiatry Association para avaliação dos serviços de saúde mental na América Latina e colabora na pesquisa de revisão dos estudos dos países da América Latina para o Comitê de Revisão da CID-11. Atualmente desenvolve projetos em Economia da Saúde Mental, abrangendo avaliação e planejamento de serviços de saúde mental, reforma psiquiátrica, análise econômica dos serviços de saúde e intervenções em saúde mental e impacto sócio-econômico dos transtornos mentais.

Luiza Helena Falleiros Arlant

Professora Doutora

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1970) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1995)-UNIFESP. Tendo trabalhado durante 30 anos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, como pediatra e infectologista, atualmente é Professora Adjunta Doutora da Disciplina de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e Professor Titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É Professora convidada do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo-PPG-CCD-SES, desde seu início.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, infectologia, vacinas, imunizações e vacinação. Título de Especialista em Pediatria, Título de Especialista em Infectologia e Título de Especialista em Infectologia Pediátrica. É Membro do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria de Sáo Paulo. Foi durante muitos anos Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica (SLIPE) e na gestão 2007-2009 foi Presidente do Capitulo ConeSul da SLIPE. Ocupou o cargo de Vice-Presidente da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE) gestão 2011-2013, tendo sido eleita para ocupar o cargo de Presidente da SLIPE gestão 2013-2015 a partir de primeiro de julho de 2013. Atualmente é membro do Núcleo Assessor de Ex-Presidentes da SLIPE. É membro ADHOC do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Ministério da Saúde do Brasil, desde 2014 e Presidente da Comissão Brasileira da Erradicação da Polio a partir de 2015. A partir de abril de 2004 passou a se chamar Luiza Helena Falleiros Arlant.

Mirian Aparecida Boim

Professora Doutora

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (1981), mestrado em Biologia Molecular - Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Biologia Molecular - Fisiologia, pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Realizou Pós Doutorado na Harvard Medical School (1992-1994), em Boston, na área de biologia molecular de canais iônicos. Titulou-se como Professora Livre Docente em 2006. Atua como biomédica - pesquisadora associada da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo, sendo credenciada nos cursos de Pós Graduação da Disciplina de Nefrologia da UNIFESP e de Medicinal Translacional do Departamento de Medicina da UNIFESP. Tem experiência na área de Fisiologia e Fisiopatologia Renal, atuando principalmente nos seguintes temas: nefropatia diabética, insuficiencia renal aguda, sistema renina angiotensina intracelular, rim e gravidez.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), Residência Médica em Pediatria, especialização em Genética Médica, mestrado em Histologia pela Escola Paulista de Medicina (1986) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas À Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1996). Tem experiência na área de educação em saúde e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de São Paulo, e professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, atuando nos cursos de graduação, em medicina e odontologia e na Pós-graduação como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ciência da Saúde.Tem experiência na área de Medicina, genética clínica com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: anomalias congênitas no período perinatal, dismorfologia e genética clínica.

Paula Andrea de Santis Bastos

Professora Doutora

Graduada em medicina veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialização em patologia clínica, mestrado e doutorado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP). É professora titular no Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), professora da Faculdade de Medicina Veterinária e do Mestrado Profissional Saúde e Meio Ambiente da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da FMU. Membro da Comissão de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo (CESESP). Revisora Editorial da Atas de Saúde Ambiental (ASA) da FMU e da Revista Investigação da UNIFRAN. Secretária geral do Núcleo de Medicina Veterinária e Espiritualidade (NUVET) da Associação Médico Espírita do Estado de São Paulo (AME-SP). Tem experiência na área de bioética e bem estar animal, educação em saúde (educação sanitária e em bem-estar animal), epidemiologia e doenças infecciosas.

Roberto Focaccia

Professor Doutor

Mestre, Doutor e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-Diretor, Professor Emérito e Ex-Professor de Infectologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Docente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação (strito sensu). Medico aposentado Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde foi Diretor do Serviço de Doenças Transmissíveis do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias e do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, São Paulo, onde foi Presidente do Núcleo de Pesquisas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) e do Grupo de Hepatites Virais. Publicou 57 artigos em periódicos indexados (1072 citações; H:12- Scopus), 151 capítulos de livros e 9 livros publicados, incluindo o Tratado de Infectologia VERONESI-FOCACCIA (Prêmio Jaboti), agora já em sua 5ª. edição (2.602 páginas, 739 Colaboradores) e o Tratado de Hepatites Virais e Doenças Associadas (1.281 páginas, Colaboradores de 22 países). Consultor da Secretaria de Saúde de São Paulo e Ex-Consultor do Ministério da Saúde. Recebeu 46 Prêmios e/ou Homenagens. Participou de 32 eventos internacionais e 79 no Brasil. Orientador de 13 Teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Professor Visitante da Universidade do Porto. Co-Fundador da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Paulista de Infectologia. Membro de várias Sociedades Internacionais.

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Medicina (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pelo Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1 (1995), doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Prof. Titular do Dept. Cirurgia da Fundação Lusíada UNILUS, Santos (2008) e pelo Departamento de Cirurgia a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014). Atua como professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor da Fundação Lusíada e do Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1. Atualmente é orientador da Faculdade de Medicina da USP nas áreas de atuação em Clínica Cirúrgica e Fisiopatologia Experimental. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de laringe, cirurgia de cabeça e pescoço, voz, câncer de boca e laringe, disfagia. Links do Research IS: http://www.researcherid.com/rid/J-2992-2014 e ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6267-1147

Suzana Angelica Silva Lustosa

Professora Doutora

Possui Graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda, Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital da Siderúrgica Nacional, Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo no Programa de Ciência Cirúrgica Interdisciplinar. Título de Especialista em Cirurgia Oncológica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologica Oncológica, Epidemiologia Clínica e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidência em cirurgia, Anastomoses digestivas, Marcadores oncológicos e Ensino em Ciências da Saúde. Coordenadora da Comissão de Residência Médica no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful em 4 Programas de Residência Médica com credenciamento para 5 anos, Vice-coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful. Avaliadora de Programas de Residência Médica pelo Ministério de Educação e Cultura/Edital 2012. Co-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da UNIFESP-SP. Coordenadora da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful. Assistência no Hospital Unimed, Hospital Vita e Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, Volta Redonda RJ como Cirurgiã Oncológica do Aparelho Digestivo e Geral.

Yara Dadalti Fragoso

Professora Doutora

Neurologista, Neurocientista. Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1981), neurologista (HSPE 1985), mestrado (1990) e doutorado (1994) pela Universidade de Aberdeen Escócia. Pós graduação reconhecida e validada pela USP como Mestrado e Doutorado em Medicina. Pós doutorada (CsF) e pesquisadora sênior do Institute of Medical Sciences, Universidade de Aberdeen Escócia, com pesquisas em neurociência translacional. Bolsista CNPq PQ, Membro do Comitê de Pareceres Técnicos do CNPq. Professora titular da Disciplina de Neurologia da Universidade Metropolitana de Santos, professora adjunta da Iniciação Científica da mesma instituição; coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da DRS IV, Sec Saúde SP desde 2001. Docente permanente da pós graduação da UNIMES e docente colaboradora da pós-graduação da UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa CNPq "Doenças neurológicas crônicas" desde 2007. Preceptora da Liga de Neurologia e Neurociências UNIMES Diretora da Pesquisa Clínica do Grupo Avançado de Assessoria Médica, com mais de 15 anos de experiência em pesquisas fases III e IV. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Membro do CEPE/CONSUN UNIMES e do NDE Medicina UNIMES. Membro do Advisory Board Brasil TEVA, Advisory Board Brasil Roche e o Internacional Advisory Board Genzyme. Contatos pelo e-mail yara@bsnet.com.br

Área de concentração:

Saúde e Meio Ambiente


Recomendado pela Capes:

ofício 015-24/2014


Coordenação:

Prof. Dr. Délcio Matos



Público Alvo:



O programa tem caráter multiprofissional, sendo orientado aos portadores de diplomas de graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Saúde Coletiva e Biomedicina.



Processo Seletivo – inscrições – 28 de março até 18 de abril de 2016.



O Processo Seletivo será realizado nos dias 19 de Abril de 2016 às 8h, com duas horas de duração na Universidade Metropolitana de Santos Campus Bandeirante I, situado na Rua da Constituição nº 374 – Vila Nova – Santos/SP – 5º andar – setor pós graduação stricto sensu.



Inscrições: (Informações tel: (13) 3226-3400 – Ramal: 3437 – 3477)



O período das inscrições é de 28/03 até 18/04/2016 e poderão ser feitas pela internet, no site www.unimes.br, até 23:59 horas do dia 18/04/2016. Secretaria de pós graduação stricto sensu. Faça já a sua inscrição, clique no botão “Inscrições online“, acima.

Duração: Diurno
mestrado.secretaria@unimes.br
Local:

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade