Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Diurno

3 horas

Tipo:

Stricto Sensu

Área:

Mestrado Profissional

Área de concentração: Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Recomendado pela Capes: Processo nº 609/2014. Aprovação Publicada 10/04/2015

Coordenador: Profª Drª Luana Carramillo Going

Público Alvo:
Professores do Ensino Fundamental das redes pública e privada dos municípios da Baixada Santista e áreas afins.

Processo Seletivo – inscrições Encerradas.

O Processo Seletivo será realizado no dia 14 de Fevereiro de 2017 às 09h, na Universidade Metropolitana de Santos Campus Rosinha Viegas, situado na Avenida Conselheiro Nébias, 536 – Encruzilhada – Santos/SP – 3º andar – Auditório (FEFIS).

Duração: 3 horas
Vagas: 20
Inscrições: ( Informações tel: (13) 3228-3400 )
As inscrições serão realizadas do dia 12/12/2016 à 10/02/2017.
As inscrições poderão ser feitas pela internet, no site www.unimes.br, até 17:00 horas do dia 10/02/2017.
Mais informações ligue (13) 3226-3400 – ramais: 3437 – 3477 ou clique no botão “Inscrições online” no site.

botão de acesso - 1ª chamada

botão de aviso

As matrículas serão dos dias 23/02 à 03/03, os boletos estarão disponíveis, na aba (BOLETO BANCÁRIO), no site da UNIMES

A relação dos aprovados na 2ª Chamada, estará no ar a partir do dia 07/03


Apresentação
A Universidade Metropolitana de Santos, em cumprimento a sua missão institucional de promover o desenvolvimento regional, propôs, de modo inédito, um Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, contando com a adesão imediata da Secretaria Municipal de Educação de Santos.
A iniciativa resultou de um processo de amadurecimento interno dos profissionais envolvidos com os cursos de Licenciatura e da possibilidade vislumbrada de proporcionar o aprofundamento em pesquisas educacionais para os professores da rede pública de Ensino Fundamental, acreditando em seu potencial de transformação das realidades investigadas.

Objetivo
Formar profissionais solidamente preparados para desenvolver pesquisas sobre o cotidiano de suas práticas e nelas atuarem de maneira inovadora e autônoma, compreendendo que a relação ensino-aprendizagem ocorre de modo interdisciplinar e interligado aos demais contextos sociais.

Condições para Titulação
O aluno deverá cumprir um total de 53 créditos, distribuídos conforme os quadros abaixo:
Link Aqui

Recursos Didáticos
A infraestrutura do curso conta com salas de aula climatizadas, dotadas de infraestrutura de informática, sonorização, rede wifi, equipamentos multimídia.
Laboratórios:
Informática
Brinquedoteca
Matemática
Recursos tecnológicos
Ciências Básicas
Centro Poliesportivo

Processo Seletivo
O Processo Seletivo será realizado no dia 14 de Fevereiro de 2017 às 09h, na Universidade Metropolitana de Santos Campus Rosinha Viegas, situado na Avenida Conselheiro Nébias, 536 – Encruzilhada – Santos/SP – 3º andar – Auditório (FEFIS).
O programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos oferece 20 vagas por ano.
A seleção dos candidatos respeita as seguintes etapas:
1. Análise dos documentos (Curriculum Vitae, Diploma, Histórico Escolar) e da proposta de pesquisa; (eliminatória)
2. Prova escrita; (eliminatória)
3. Entrevista: (eliminatória)
3. Proficiência em língua estrangeira.

Edital do processo Seletivo:
Acesse Aqui

Matrícula
O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2017, a partir das 13h, na página da Pós-Graduação Stricto Sensu – site www.unimes.br.
A relação de nomes dos(as) candidatos(as) aprovados(as) aparecerá em ordem alfabética, não sendo divulgados por telefone, não serão aceitos recursos referentes a qualquer etapa do processo de seleção.
Para efetivação da matrícula os convocados deverão apresentar, além dos documentos apresentados na inscrição:
•1 Fotos (3×4)
• Uma cópia do título de eleitor
• Uma cópia da certidão de nascimento ou casamento
• Uma cópia do certificado de reservista ou de dispensa
• Termo de Adesão ao Código de Ética e Conduta da UNIMES assinado
• Comprovante de Residência (Cópia)
É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações para matrícula, bem como seu comparecimento na data e horário estabelecidos pela UNIMES.
• A não efetivação da matrícula no prazo estipulado implicará perda do direito à vaga.
A UNIMES utilizará o e-mail indicado na inscrição para o envio de informações relativas ao processo seletivo, por isso, é importante que o candidato informe um endereço válido.

Regimento:Acesse Aqui

Conteúdo do Curso

As atividades acadêmicas do programa de Mestrado Profissional e Práticas Docentes no Ensino Fundamental contempla um núcleo de 3 disciplinas obrigatórias, um núcleo de 11 disciplinas eletivas, seminários de pesquisa e atividades complementares. O programa inclui ainda prática de estágio supervisionado e a pesquisa e propostas de intervenção na prática.
Disciplinas Obrigatórias (285h)
• Metodologia da Pesquisa Científica (45h) (créditos 3)
• Escola, Ensino Fundamental e Práticas Docentes (45h) (créditos 3)
• Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental (45h) (créditos 3)
• Seminário de Pesquisa I (15h) (créditos 1)
• Seminário de Pesquisa II (15h) (créditos 1)
• Seminário de Pesquisa III (15h) (créditos 1)
• Atividades Complementares (60 h) (créditos 4)
Disciplinas Optativas (120h)
• Aquisição da Linguagem Escrita, da Leitura e suas Relações com a Alfabetização e os Multiletramentos (45h) (créditos 3)
• Avaliação e Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental (45h) (créditos 3)
• Desenvolvimento e Aprendizagem o Lúdico no Ensino Fundamental (45h) (créditos 3)
• Teorias da Aprendizagem e a Inclusão (45h) (créditos 3)
• Enfoques Disciplinares e Estratégia de Integração no Ensino Fundamental Tópicos de Literatura e Artes (45h) (créditos 3)
• Enfoques Disciplinares e Estratégia de Integração no Ensino Fundamental Tópicos de Ciências, Matemática e Educação Física (45h) (créditos 3)
• Enfoques Disciplinares e Estratégia de Integração no Ensino Fundamental Tópicos de Geografia e História (45h) (créditos 3)
• Interdisciplinaridade na Formação Docente (45h) (créditos 3)
• Recursos Tecnológicos Interdisciplinares no Ensino Aprendizagem (45h) (créditos 3)
• Tendências Contemporâneas de Aprendizagem (45h) (créditos 3)
• Tópicos de Matemática: Uma abordagem Interdisciplinar (45h) (créditos 3)
Demais atividades acadêmicas
Atividades práticas
Prática de Estágio Supervisionado (45 h) (créditos 3)
Pesquisa e Propostas de Intervenção na Prática (

Luana Carramillo Going

Professora Doutora | Coordenador(a)

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia; Administração Escolar de 1º e 2º Grau. Graduação em Formação de Psicólogo. Coordenadora do MESTRADO PROFISSIONAL : PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL da Universidade Metropolitana de Santos. Membro da comissão do programa de implantação novos cursos de Pós Graduação Stricto Sensu ( APCNs) da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP. Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Professora da Universidade Católica de Santos (até a presente data) e da Universidade Metodista de São Paulo (até 2011).Orientadora PEC_USP. Membro da Comissão de Reestruturação Curricular e do comitê de Avaliação e Gestão dos Processos Educacionais CAGEPE da Faculdade Anchieta/SP (2009 até a 2011). Experiência nas áreas da Educação: Gestão,Currículo, Alfabetização, Ensino -Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Graduação
Curso Pedagogia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1984

Curso Psicologia
Universidade Nove de Julho Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de conclusão 1980

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação (Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Educação
Universidade Estadual de Campinas
2006

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.

Alberto Luiz Schneider

Professor Doutor

Alberto Luiz Schneider é professor de História do Brasil do Departamento de História da PUC-SP e do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES. É também professor contratado de Metodologia da História do Departamento de História da USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de História da USP (2011-2012) e na King's College London (2008). Foi Visiting Associate Professor no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Tokyo University of Foreign Studies (2004-2007). É Doutor em História pela UNICAMP (2005), com Mestrado em História Social pela PUC-SP (2000) e graduação em História pela UFPR (1997). Áreas de atuação: História Intelectual e História da Historiografia, História do Brasil do século XIX e do período colonial. É autor de "Silvio Romero hermeneuta do Brasil" (Annablume, 2005) e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Elaine Marcílio Santos

Professora Doutora

Pró-reitora Acadêmica da Universidade Metropolitana de Santos. Possui graduação em Odontologia (UNISA-1983), Especialização em Odontopediatria (1986), Patologia Bucal (1998), e Ortopedia Funcional dos Maxilares (2003). Mestrado em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo (1998), e Doutorado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (2002). É Membro do Comitê de Ética em pesquisa da UNICASTELO, e Editora Gerente da Brazilian Journal of Health. Pós-Graduada em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: citotoxicidade, cultura celular, odontopediatria, ortopedia e metodologia de pesquisa e bioestatística. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional Saúde e Meio Ambiente e do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, da Universidade Metropolitana de Santos.

Elisabeth dos Santos Tavares

Professora Doutora

Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos e Coordenadora de Projetos de Inovação e Formação da Equipe Gestora do Colégio Novo. Tem experiência na área de Educação Básica por 25 anos e como Gestora Regional de Ensino em Santos, realizando estudos nas seguintes temáticas: política educacional - descentralização - gestão, políticas de Educação a Distância, utilização de TICs no Ensino Fundamental.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Irene Silva Coelho

Professora Doutora

Graduação
Letras
Universidade católica de Santos
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Mídias e Tecnologias Aplicadas à Educação
Universidade de São Paulo – USP
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Língua Portuguesa
Universidade Católica de São Paulo – PUC
1997

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Letras
Universidade de São Paulo – USP
2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Filologia e Língua Portuguesa
Universidade de São Paulo – USP
2009

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa I – Fonética e Fonologia

Comissão de Pesquisa ou Projetos
PIBIC Ensino Médio da Unimes

Coordenação de Cursos
Pós-graduação em Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa - EAD

Graduação
História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC
1997

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural; História das Idéias Sociais e Políticas e Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Comissão para Estudos das Temáticas Afro-brasileira e Indígena

Coordenação de Curso
Curso de Bacharelado em Arqueologia

Mariangela Camba

Professora Doutora

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação ( Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

Thiago Simão Gomes

Professor Doutor

Graduação
Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas
Universidade Guarulhos
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Ciências da Saúde - Patologia
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
2008

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Ciências da Saúde - Patologia
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
2013

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia da Pesquisa Científica / Recursos Tecnológicos Interdisciplinares no Ensino Aprendizagem.

Coordenação de Cursos
Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD e Pós-graduação em Gestão Ambiental para Educadores EAD.

1. Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental

Compreendem o escopo desta Linha (a) pesquisas que abrangem a análise de práticas colaborativas e interdisciplinares na formação de educadores do Ensino Fundamental, partindo das experiências dos professores e da reflexão sobre elas; (b) investigações que envolvam referenciais teóricos para o desenvolvimento da docência no que se refere ao planejamento, currículo e metodologias de ensino; (c) estudos sobre as relações entre os diferentes conteúdos escolares,formas de produção, apreensão e construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens.

2. Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Constitui esta linha de pesquisa (a) estudos que abranjam questões teóricas e metodológicas presentes nas práticas docentes desenvolvidas nos espaços educativos do Ensino Fundamental,tendo em vista a proposição de intervenções educacionais inovadoras para o ensino no contexto escolar e (b) estudos sobre conexões e múltiplas determinações entre fundamentos epistemológicos, históricos, pedagógicos e ético-político dos campos disciplinares, buscando construir reflexões críticas e proposições sobre as práticas docentes.

Duração: Diurno
mestrado.secretaria@unimes.br
Local: AV. CONSELHEIRO NÉBIAS, Nº 536

TIRE SUAS DÚVIDAS

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