Psicologia Junguiana e a prática na clínica, educação e organização.

2 sábados mensais - das 8 às 18hs

460 horas horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências humanas

A psicologia analítica tornou-se tema de discussões nas mais diversas áreas, especialmente na educação, na saúde e nas organizações . O projeto pretende atender a esta demanda, oportunizando o estudo aprofundado da teoria pelos profissionais dessas áreas em ampliar seus conhecimentos e técnicas para aplicação em sua área de atuação.
Considerando que na baixada santista não há nenhuma pós-graduação em psicologia analítica e que há um aumento do interesse por psicólogos nessa abordagem, o curso apresenta uma ótima oportunidade para profissionais que buscam uma formação que integre teoria e prática com professores com formação na psicologia analítica, com estudos e pesquisas voltados para as disciplinas que serão por eles ministradas.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
Promover e despertar no aluno a importância da formação e preparo profissional para atuação profissional em psicologia, incluindo psicoterapia e aprimoramento do conhecimento teórico( através da leitura da obra de Jung e neo-junguianos )e prático ( aulas vivenciais sobre os temas abordados) na abordagem junguiana , oportunizando sempre a aplicação nas mais diversas áreas de atuação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Informar o aluno sobre os conceitos e temas fundamentais desenvolvidos por C.G. Jung em sua teoria, levando o aluno a refletir e compreender os conceitos, sem desconsiderar sua aplicabilidade na experiência prática profissional em nossa sociedade atual.

PÚBLICO ALVO
Profissionais da área da saúde e da educação. Psicólogos e educadores que atuem na área organizacional.

METODOLOGIA DO CURSO
Aulas teóricas e aulas práticas com exercícios práticos que integrem a teoria dada na experiência pessoal do aluno. Cada aula terá um professor que trabalhe na linha de pesquisa da disciplina.

PROFESSORES CONVIDADOS
Formado por professores mestres e doutores com formação em psicologia junguiana.

Dr. Roberto Gambini – Instituto C.G.Jung de Zurique
Dra. Laura Villares de Freitas - USP
Dr. Durval Farias PUC - SP
Dra. Ana Lucia Pandini - USP
Dra. Ana Maria Galrão Rios - PUC - SP
Dra. Maria Silvia Pessoa- PUC -SP
Dr. Roberto Rosas Fernandes - USP
Dra. Regina Celia Gorodscy - PUC -SP
Dra. Marion Gallbach - PUC
Dr. Eurípedes Gomes da Cruz Junior - UFRJ e Gladys Shincariol - Museu de Imagens do Inconsciente- RJ
Dra. Denise Gimenez Ramos - PUC-SP
Dra. Irene da Silva Coelho- USP
Me Maria Elci Spaccaquerche Barbosa - PUC-SP
Me. Marisa Vicente Catta-Preta - PUC - SP
Me. Patricia Teixeira – PUC - SP
Me. Mariza Galvão- Universidade Metodista
Me. Mariana Taliba Chalfon - PUC - SP
Me. Gustavo Marques- PUC - SP
Me. Iara Cândido Genovese - UNISANTOS
Me. Patricia Wildmer - UNIFESP
Me. Izete Ricelli- PUC - SP
Me. Celine Lorthois - PUC - SP
Me Marcia Taques Bittencourt - PUC - SP
Me Leda Pirilo Seixas - PUC - SP
Me Ludymilla Zacarias - Universidade Federal de Uberlândia
Me Aline Fiamenghi - PUC - SP
Dr . Justino Pacheco e Cassia Sacomandi - Instituto do Sono de Santos
Fernando Cortese - Instituto Sedes Sapientiae
Me. Carlos Ferreira

VALOR
R$ 390,00 para inscrições realizadas até 30/06/2017. Após essa data o valor será reajustado para R$ 420,00.

INÍCIO DAS AULAS
12/agosto/2017

Conteúdo do Curso

Módulo I- Apresentação do curso . C.G. Jung e os conceitos principais da estrutura psíquica na Psicologia analítica. A psicologia analítica no contexto atual.
• Biografia de Jung e contexto sócio-cultural de sua teoria. A influência e importância de seus seguidores
• A Estrutura e o funcionamento da Psique-(ego, consciente, inconsciente, complexos, arquétipos)
• Os conceitos de Persona, Sombra, Anima, Animus e Self .

Módulo II- O Desenvolvimento na psicologia analítica.
• A criança e o desenvolvimento infantil.
• A adolescência e orientação de pais.
• A metanóia na Psicologia Analítica.

MóduloIII - Terapia de casal e família na psicologia analítica.
• A terapia de casal na psicologia analítica.
• A terapia familiar sob o olhar da psicologia analítica.

Módulo IV- O uso de imagens oníricas como instrumento terapêutico na clínica e em instituições.
• Os sonhos na história e nas diversas culturas.
• O sono e os sonhos.
• Definição de Sonhos na psicologia analítica
• Estrutura e Funções do Sonho. O sonho e a neurociência.
• Tipos de sonhos .
• O método de Jung para trabalhar sonhos em análise.
• Os sonhos e as fases da vida.
• Sonhos entre analista e paciente.
• Grupo de sonhos para formação de psicoterapeutas.
• Imaginação ativa e vivência a fantasia.

Módulo V- A arte e a psicologia analítica.
• Arte-terapia e psicologia analítica.
• Teatro e Psicologia Analítica.
• Psicofábulas - uma nova técnica de teatro , Jung e Brecht
• Dança e Psicologia Analítica.
• Caixa de Areia- Sandplay.
• O uso de recursos expressivos na psicologia analítica

Módulo VI- Mitos e Contos de Fada.
• A Mitologia grega e os principais deuses.
• Mitos gregos na arte e na literatura.
• Mitologia indígena brasileira.
• O uso de contos de fada na clinica e na educação.
• O legado de Nise da Silveira e o Museu de Imagens do Inconsciente.

Módulo VII- O Corpo na Psicologia Analítica.
• O Trabalho de Marion Woodman e os distúrbios alimentares.
• A importância do Trabalho de Pethö Sandor no Brasil.
• Integração psicofísica.
• O corpo simbólico na psicossomática.

Módulo VIII- Tipos Psicológicos , Sincronicidade.
• Tipos Psicológicos e suas aplicações em diversas áreas.
• Sincronicidade e vida simbólica.

Módulo IX- Novas perspectivas em Psicologia Analítica.
• Métodos pedagógicos e psicologia analítica.
• Psicologia Analítica e as organizações.
• Neurociências e Psicologia Analítica.

Módulo X- Metodologia da Pesquisa.
• Escolha do tema e projeto do TCC.
• O desenvolvimento da pesquisa de TCC- como escrever um artigo científico.

Módulo XI - A prática da psicoterapia.
• Bases filosóficas na psicologia analítica. ( Goethe e Nietzschie)
• A função religiosa da análise.
• O narcisismo e a espiritualidade.
• Morte, luto e família na psicologia analítica.
• Psicologia analítica e instituições sociais.
• A Individuação como processo analítico e prática a ser integrada.

Módulo XII – TCC
• Apresentação

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Psicologia
UNIP
1990

Pós-Graduação Lato sensu
Cinesiologia psicológica
Instituto Sedes Sapientiae
1998

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Psicologia Clínica pelo Núcleo de estudos junguianos
PUC
2009

Componentes curriculares na Graduação
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos

Coordenação de Cursos
Licenciatura em Educação Especial, Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Aulas teóricas e aulas práticas com exercícios práticos que integrem a teoria dada na experiência pessoal do aluno. Cada aula terá um professor que trabalhe na linha de pesquisa da disciplina .

Duração: 2 sábados mensais - das 8 às 18hs
secretaria.pospresencial@unimes.br
Local: Campus Rosinha Viegas - Avenida Conselheiro Nébias, Nº 536 - Encruzilhada – Santos – SP

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade