Educação Patrimonial: Desafio para o Ensino, a História e a Cultura

410 horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências Humanas

• Apresentar e discutir o conceito, os fundamentos e o sentido da educação patrimonial, visando possibilitar a atuação consciente para conhecimento e preservação do patrimônio

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Educação Patrimonial: Desafios para o Ensino, a História e a Cultura.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Me. Maurício Nunes Lobo

Conteúdo do Curso

- Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências no Contexto Escolar
- Cultura Imaterial e Educação Patrimonial
- Espaços Culturais e Educação Patrimonial
- Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Educação Patrimonial
- Patrimônio Histórico, Arqueológico e Educação Patrimonial
- Patrimônio Natural e Educação Patrimonial
- Metodologia da Pesquisa Científica
- TCC

Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)
Universidade Estadual Paulista - UNESP
1998

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Urbanismo
Universidade de Lisboa
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
História Antiga; História Medieval; História do Brasil II; História e Filosofia da Ciência e História Moderna.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: História, Cultura e Representação

Coordenação de Cursos
Coordenador do curso de Licenciatura em História (EaD e Presencial)

Graduação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Católica de Santos
1983

História
Universidade Católica de Santos
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
2003

Componentes curriculares na Graduação
História do Brasil I, História do Brasil III, História e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Historiografia e Teoria da História e História do Brasil I.

Graduação
História
Universidade Federal de Minas Gerais
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
1994

Componentes curriculares na Graduação
História da América I, História da América II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História das Ideias Políticas e Econômicas;História da América 1; História das Ideias Políticas e Econômicas.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

• Apresentar e discutir o conceito, os fundamentos e o sentido da educação patrimonial, visando possibilitar a atuação consciente para conhecimento e preservação do patrimônio

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Educação Patrimonial: Desafios para o Ensino, a História e a Cultura.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Me. Maurício Nunes Lobo

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

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