História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza e da Matemática

Lato Sensu

Área:

Ciências da Natureza

• Enfatizar questões relacionadas à História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza e da Matemática e o seu uso em estratégias didáticas, analisando e focalizando diferentes contribuições que esses elementos fornecem ou poderão fornecer ao processo de ensino e aprendizagem.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza e da Matemática.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Coordenador do Curso: Profª Dra. Auriluci de Carvalho Figueiredo

Conteúdo do Curso

Coordenador do Curso: Prof. Me. Marco Antonio Di Pinto

Auriluci de Carvalho Figueiredo

Professora Doutora | Coordenador(a)

Licenciada em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
Ano de conclusão: 1979

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Educação Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de conclusão: 1988

Mestrado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2000

Doutorado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2007

Componentes curriculares na Graduação
Estatística, Estudos Estatísticos e Educação, Estatística Indutiva; Fundamentos da Álgebra; Fundamentos da Geometria; Geometria Analítica, Estatística Aplicada a Pesquisa de Mercado.

Coordenação de Cursos
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática EAD e Presencial

Engenharia de Alimentos
Unesp

Engenharia de Alimentos
Unicamp

Componentes curriculares na Graduação
Introdução à Química e Físico-Química.

Coordenação de Curso
Licenciatura em Química.

Juliana Janaina Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Bacharel e Licenciatura em Filosofia
Universidade Católica de Santos

Pedagogia
UFSCar

Pós-Graduação Lato sensu
Ética, valores e cidadania na escola
Universidade de São Paulo

Pós-Graduação Lato sensu
Ensino de Filosofia
UFSCar

Universidade Católica de Santos

UNICAMP
Em andamento

componentes curriculares
Estética
Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia II

Coordenadora do curso
Licenciatura em Filosofia

Mauricio Nunes Lobo

Professor Mestre

Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura)
Universidade Estadual Paulista - UNESP

História Social
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorado em Urbanismo
Universidade de Lisboa
Em andamento

Componentes curriculares na Graduação
História Antiga; História Medieval; História do Brasil II; História e Filosofia da Ciência e História Moderna.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: História, Cultura e Representação

Coordenação de Cursos
Coordenador do curso de Licenciatura em História (EaD e Presencial)