“Blitz da Saúde” leva atendimento médico voluntário à população de São Vicente

18/05/2017

Realizada pela Unimes e IFMSA Brazil, mutirão acontece no dia 20 de maio, das 8h às 17h, na Praça Coronel Lopes

Um grande mutirão de saúde vai beneficiar a população de São Vicente, que terá a oportunidade de receber atendimento e orientação médica gratuita. A campanha “Blitz da Saúde”, realizada pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e a organização não-governamental (ONG) IFMSA Brazil, acontece no dia 20 de maio, das 8h às 17h, na Praça Coronel Lopes (Praça dos Correios), no Centro da cidade. A iniciativa tem o apoio das Secretarias de Saúde e Turismo da Prefeitura de São Vicente.

O objetivo da ação é oferecer diversas atividades de saúde pública, com realização de entrevista e questionário (anamnese básica), aferição de pressão arterial, cálculo do IMC, curso de primeiros socorros, orientação sexual com distribuição de preservativos, atendimento em saúde bucal, entre outros. Os atendimentos serão realizados por 120 estudantes de Medicina, Enfermagem, Educação Física e Odontologia da Unimes, com supervisão do corpo docente da instituição. Também serão realizadas palestras, abordando temas como “Prevenção de Câncer de Mama em Homens e Mulheres”, “Doenças Tropicais – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, “Obesidade Adulta e Infantil”, “Cuidado aos Idosos” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs”.

A campanha é encabeçada pelos estudantes do 2º ano de Medicina da Unimes, Alice Nunes Lopes, Alexandre Catena Volpe e Beatriz Moraes Grossi, que fazem parte da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students´Association), uma organização não-governamental formada por estudantes de todo o mundo. Na Unimes, o comitê desta ONG funciona há seis anos, com a missão de integrar estudantes de Medicina de todo o país, para fazer a diferença na sociedade e na formação médica.

“A participação dos alunos em ações de cuidados com a saúde, em nossa região, estimula não só o emprego dos conhecimentos, atitudes e habilidades dos estudantes, mas principalmente o exercício e a vivência da cidadania. O aprendizado que todo espaço ensina e o contato com a realidade do mundo real inicia a experiência do cuidador e as dificuldades do cuidado, nos jovens que mais tarde irão exercer nessa e, em outras comunidades, suas profissões na área de saúde. Os alunos da Unimes ligados à IFMSA Brazil e a Prefeitura estão de parabéns pela parceria”, comentou Ricardo Diniz, diretor do curso de Medicina da Unimes.

Realizada há cinco anos na Praia do Gonzaga, em Santos, a Blitz da Saúde terá a primeira edição na cidade de São Vicente em 2017. A iniciativa chamou a atenção das Secretarias de Saúde e Turismo do Município, que se engajaram em apoiar o projeto dos estudantes da Unimes. “Vemos essa iniciativa dos alunos com bons olhos, porque tudo relacionado à saúde é benéfico, soma muito. Como a saúde é um dever do Estado, as cobranças são sempre muito grandes, por isso essas parcerias com universidades e ONGs nos ajudam a minimizar os impactos e promover uma saúde pública melhor, com qualidade”, afirma o secretário de Saúde, Haroldo Genaro.

“Nesses campanhas, é sempre importante reforçar o atendimento humanizado, em que o médico tenha mais tempo com o paciente, podendo dialogar. Essa ação também estimula os profissionais formados a plantar uma semente aos jovens estudantes, que estão em plena fase de querer realizar, contribuir e mudar o mundo”, complementou o secretário de Turismo de São Vicente, Henrique Marques, que também é médico.

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade