Música

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso de Licenciatura em Música da UNIMES Virtual tem como proposta formar professores capacitados para ensinar música dentro do contexto escolar e fora dele, desenvolvendo e implantando projetos de educação musical que ampliem o vínculo do aluno com a música e todas as manifestações culturais e sociais em que ela se insere. A matriz curricular prevê a formação técnica e pedagógica – teórico-prática – dos estudantes que os torna aptos a desenvolver atividades pedagógicas adequadas à realidade do aluno, conduzindo-o à ampliação da sensibilidade artística e estética, do fazer musical e da transformação em ouvinte ativo.
Agradecemos o seu interesse na Unimes – Virtual.

Área de Atuação: Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio

Informações do curso
Especificidade: licenciatura (Música)
Duração: 6 semestres
Coordenador: Ricardo Cardim de Cerqueira
Autorização do Curso: Resolução nº 40/ 2010 – P.R.Ac
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES nº 652 de 22/09/2015 – publicado no D.O.U. em 22/09/2015.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Introdução à Teoria e Percepção Musical
História da Música: da Pré-História à Renascença
Aspectos Gerais do Ensino e Aprendizado Musical

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Instrumento: Violão – Princípios Básicos
História da Música: do Barroco ao Romantismo
Teoria e Percepção Musical

Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
Tecnologias em Educação Musical
Instrumento: Violão – Leitura e Acompanhamento
Introdução à Harmonia
História da Música do Século XX aos Dias Atuais

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Música e Folclore
Instrumento: Violão – Harmonização
Percepção Rítmica, Melódica e Harmônica
Seminários Temáticos I *

Quinto Semestre
Educação Inclusiva
Metodologia e Prática de Ensino da Música: Introdução
História da Música Brasileira: Primeiros Séculos
Análise Musical
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa


Sexto Semestre
Elaboração e Direção de Conjuntos Instrumentais
História da Música Brasileira: Anos 1960 aos Dias Atuais *
Metodologia e Prática de Ensino da Música: Métodos Tradicionais e Contemporâneos
Princípios Básicos de Arranjo
Disciplina Optativa


* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002.

Ricardo Cardim de Cerqueira

Professor Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Bacharelado em Música – Instrumento (Violão)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Música
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2005

Componentes curriculares na Graduação Coordenação

Coordenação de Curso
Coordenador do Curso de Licenciatura em Música-UNIMES Virtual

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Doutorando em Música no Instituto de Artes da Unesp (bolsa Capes), com o projeto "O solfejo heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a teoria musical luso-brasileira no século XVIII" desde o início de 2012. Possui o título de Mestre em Música (2010), com o projeto "A fuga-dupla luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX (bolsa Capes) e Bacharelado em Composição e Regência (2005), ambos pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi bolsista CNPq e Fapesp, de iniciação científica, durante sua graduação e bolsista de pós-graduação da Fundación Carolina para o "Curso en Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano" realizado pelo Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid em conjunto com a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (2007).

Carla Crevelanti Marcílio

Professora Mestre

Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988); nesta área, tem especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Camilo Castelo Branco (2001). Na área Musical, possui Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009), com grande experiência em aulas particulares de piano, canto e Regência Coral e Orquestral (Formada em Regência e Composição pela Universidade Livre de Música-ULM, Centro Tom Jobim). Trabalha na área da regência, como pianista, professora de piano, canto e coral. Foi assistente do Maestro Marcos J. Sergl no Coral Cultura Inglesa durante dois anos e Mezzo Soprano no coral Cultura Inglesa. Trabalhou como pianista do coral da terceira idade - FAPCOM. Professora - mestra no EAD da Universidade UNIMES de Santos, e maestrina e professora do Coral Unimes.

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Irene da Silva Coelho

Professora Doutora

LICENCIATURA PLENA em LETRAS E PEDAGOGIA. Pós-Graduação em Língua portuguesa pela PUC-SP, MESTRADO em LETRAS (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela USP. Atua na área de Educação desde 1985 com Educação Infantil e posteriormente Ensino Fundamental. Foi coordenadora do Curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos na modalidade a distância (2.º semestre de 2014 ao 1º semestre de 2016) e atua na Graduação de Letras da UNIMES desde 2008. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Logística, da FATEC Baixada Santista. Foi professora dos cursos de Direito e Jornalismo. Desde 2016, atua como professora da Pós-Graduação em Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na UNIMES. Na Graduação Presencial,atua como professora do Curso de Direito e de Psicologia na disciplina de Língua Portuguesa e Redação. Trabalhou com formação de professores no período de 1999 a 2010 na PMS de Santos.Participou do Programa Bolsa Alfabetização como professora orientadora durante 03 anos no curso de Pedagogia com pesquisa aplicada. É parecerista da Revista Paideia da Universidade Metropolitana de Santos.É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos desde o 2º semestre de 2015, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa,Interdisciplinaridade e Alfabetização e Letramento.

Possui graduação em Música - habilitação em instrumento: oboé pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Música - habilitação em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado e doutorado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995 e 2012, respectivamente). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Graduação
Pedagogia
Universidade Católica de Santos
1974

Educação Física
Universidade Metropolitana de Santos
1971

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Integração da América Latina –área Educação
Universidade São Paulo (USP) - PROLAM
2004

Componentes curriculares na Graduação
Sociologia da Educação;
Planejamento Educacional e Prática;
Políticas e Organização da Educação Básica;
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rosanne da Silva Vieira

Professora Mestre

Possui Graduação em Processamento de Dados pela FATEC - BS - Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (2010); Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia da Informação - UFABC - Universidade Federal do ABC (2013


Simone Rezende da Silva

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Universidade de São Paulo
2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Humana
Universidade de São Paulo
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Geografia Física
Universidade de São Paulo
2008

Componentes curriculares na Graduação
Biogeografia, Regionalização do Espaço Mundial, Geografia Regional da América Latina e Trabalho de Conclusão de Curso.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

Syntia Pereira Alves

Professora Doutora

Graduação (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Possui experiência na área acadêmica como docente e pesquisadora. Participa como pesquisadora e fotógrafa do Neamp - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (PUC-SP) e IPLURES - Grupo de Pesquisa em Identidades Plurais e Representações Simbólicas da UFABC. Principais áreas de atuação: Ciências Sociais, especialmente Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Antropologia Visual, Dramaturgia e Artes Visuais.

Thiago Barbosa Abdalla

Professor Mestre

Graduação
Bacharelado em Música USP-ECA-CMU
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Música
USP-ECA-CMU
2011

Componentes curriculares na Graduação
Instrumento Violão : Principios Básicos;
Instrumento Violão II: Leitura e Acompanhamento;
Instrumento Violão III: Harmonização;
Instrumento Violão IV: Prática Instrumental;
Princípos Básicos de Arranjo.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Dos Compositores Brasileiros do Século XX: os Estudos para Violão (2003-2005), O estilo musical em Les Guitares Bien Tempérées Op. 199, de Mario Castelnuovo-Tedesco (2009-2011)

adm.ead1@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade