Estudantes de Medicina vão realizar mutirão de saúde para jovens do CAMPS

09/04/2019

Ação acontece neste sábado (13), das 10h às 16h, na sede do Centro de Aprendizagem

Como dizia o filósofo alemão Albert Schweitzer, o exemplo não é a melhor forma de educar – é a única. É dessa forma que 100 estudantes de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vão trabalhar com os jovens do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS), orientando sobre as melhores práticas de prevenção em saúde.

O mutirão de saúde preventivo, organizado pelo Centro Acadêmico Martins Fontes da Unimes (CAMF), por meio dos departamentos de Gestão e Saúde Pública (dirigido pela acadêmica do 3º ano, Isadora Reimão), será realizado neste sábado (13), das 10h às 16h, na sede do CAMPS em Santos (Av. Washington Luiz, s/n, Vila Mathias).

Com o intuito de promover melhoria na qualidade de vida por meio da prevenção de doenças, os estudantes de Medicina vão realizar atividades supervisionadas por professores da área, promovendo teste de diabetes, glicemia, Índice de Massa Corpórea (IMC), além de orientações quanto ao uso de métodos contraceptivos, sobre DST´s, drogas lícitas e ilícitas, depressão, problemas cardiovasculares, teste de acuidade visual e tabagismo.

De acordo com o presidente do CAMF Unimes, Alexandre Catena Volpe, estudante do 4º ano de Medicina, a ação para jovens aprendizes é inédita. "Escolhemos o CAMPS por ser uma entidade muito capacitada e séria, que ajuda muito os jovens especialmente para se inserir logo cedo no mercado de trabalho. Por isso, queremos focar nesse jovem, consciente do seu papel na sociedade, a também se cuidar, e cuidando de si, é um ato de pensar na saúde coletiva", comentou.

Para essa ação, a Unimes vai contar com as seguintes ligas acadêmicas: Liga de Dermatologia, Nutrologia, Neurologia e Neurocirurgia, Hematologia, Nefrologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Medicina da Família, Cardiologia, Clínica, Infectologia, Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Genética, Patologia, Pneumologia, Ortopedia e Mastologia.

O presidente do CAMPS, Elias Júnior, destacou que a instituição está sempre preocupada com a saúde dos jovens aprendizes e frequentemente realiza campanhas, palestras e workshops de diversos assuntos da área. “Também oferecemos aos adolescentes alimentação e apoio social, pedagógico, disciplinar, psicológico, odontológico e médico. Tudo de forma gratuita e continuada. E essa ação organizada pelos estudantes de Medicina da Unimes só vem a somar. Para nós, é muito importante receber a ajuda e o apoio de instituições tão renomadas, como a Unimes, que é nossa parceira e mantém cinco jovens aprendizes em seu quadro de funcionários”.



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade